Região Sul conta com 16 novos prefeitos de praça

19/08/2023 16:45
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Porto Alegre totaliza 296 gestores com a missão de contribuir com o poder público na zeladoria das áreas verdes

Contribuir com a administração municipal na zeladoria, manutenção e cuidado com os espaços públicos, parques e praças da cidade. Com essa missão, 16 novos prefeitos de praça da Região Sul foram nomeados pelo prefeito Sebastião Melo neste sábado, 19. O ato, realizado na Praça Pedro Vergara, na rua Doutor Pitrez, bairro Ipanema, contou com a participação de gestores municipais, vereadores, conselheiros tutelares, representantes das subprefeituras, líderes comunitários e moradores.

“Queremos agradecer o gesto dos prefeitas e prefeitas de praça que se dedicam nesta missão que é ser voluntário. Temos trabalhado na manutenção dos espaços públicos, recuperamos muitos locais degradados, mas as conquistas são gradativas. Ser voluntário é algo espetacular. São cidadãos que têm não só o cuidado com estes espaços, mas também ajudam na separação do lixo e zeladoria da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

Com os novos voluntários, Porto Alegre totaliza 296 gestores com a missão de contribuir com o poder público na zeladoria, manutenção e cuidado com os espaços públicos, parques e praças da cidade. 

"A nossa expectativa como prefeita é que junto com a prefeitura possamos realizar um trabalho para que todas as praças da cidade sejam mais bonitas e realmente vividas pela população", frisou a prefeita da Praça Pedro Vergara, Cláudia Vicari Martins. O prefeito da Praça Dante de Laitano, Leandro de Bem e Córdova, saudou a iniciativa e destacou o papel de colaboração dos cidadãos. "São os moradores de cada comunidade que fazem a diferença. Com certeza vamos dar luz à nossa praça."

Também foram entregues os crachás e certificados aos voluntários, com publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), e o Pacto de Governança entre a comunidade e a prefeitura foi assinado. O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou que o documento é um instrumento que oficializa a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos. "Governo e sociedade civil selam o compartilhamento com o zelo e cuidado das praças, isso fomenta entre a comunidade o sentimento de pertencimento e o compromisso com a manutenção e melhorias dos espaços."

O Oficial Sênior de Desenvolvimento Resiliente do Secretariado Mundial do Iclei, David Jácome-Polit, prestigiou o evento e também assinou o pacto como testemunha. O Iclei é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Também estiveram presentes o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, os secretários adjuntos de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, e da Cultura e Economia Criativa, Clóvis André, e os vereadores Márcio Bins Ely, Lurdes Sprengler, Cláudia Araújo, Delegado Cleiton e José Freitas.

Mais informações, sugestões e indicações para o projeto Prefeitos de Praças pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

  

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes