OP: Região Nordeste elege Saúde como prioridade de investimentos
A Região Nordeste foi a 18ª da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) a realizar sua assembleia, neste sábado, 2. A plenária ocorreu na Escola Deputado Victor Issler, no bairro Mário Quintana. Foram registradas 534 pessoas, que elegeram seus delegados, conselheiros e prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Saúde.
Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Nordeste, Silvio Prestes dos Santos e Gisiane Domingues Marchi, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos questionamentos.
“A comunidade do Mário Quintana apresenta demandas históricas, principalmente referente à regularização fundiária. Trabalhamos em ações resolutivas que garantam mais qualidade de vida dos porto-alegrenses. Tivemos avanços de asfalto nesta região, assim como melhorias no parque Chico Mendes, entre outros pontos. O Orçamento Participativo é o momento de diálogo frente a frente com a comunidade para agilizarmos as ações prioritárias da região” - Prefeito Sebastião Melo.
Sobre a demanda por moradias, o diretor-geral do Demhab, André Machado, lembrou que o Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana, abriga 1.298 residências, entre casas e apartamentos, abrangendo famílias realocadas dentro da própria região. Ele informou que há empreendimentos em andamento na cidade e explicou sobre a situação do território. “Apesar de nove obras de habitação de interesse social em andamento em Porto Alegre, há uma frustração que nenhuma esteja localizada na região. E por um motivo triste, os terrenos originalmente destinados a esses projetos foram ocupados de forma irregular. A prefeitura segue buscando alternativas para garantir que todas as regiões recebam investimentos estruturantes em moradia digna", afirmou o secretário. A diretora do Escritório de Regularização Fundiária da PGM, Simone Somensi, também informou sobre regularização fundiária na região.
O secretário de Saúde, Fernando Ritter, explicou que a obra da Unidade de Saúde Irmãos Maristas está em andamento. A secretaria assumiu a responsabilidade pela remoção e replantio de árvores protegidas no local, ação que será realizada nas próximas duas semanas, para então retomar a terraplanagem e a execução da obra. Em relação à Unidade de Saúde da Chácara da Fumaça, o secretário disse que, após as enchentes, surgiu a necessidade de um projeto de bacias de contenção, que está em elaboração pela Secretaria de Obras (Smoi) e deverá ser concluído em até três meses, etapa necessária antes da retomada do processo licitatório.
Ritter ainda ressaltou a prioridade do governo com a saúde mental. “Está é uma região que já conta com cobertura integral das equipes multiprofissionais (eMultis) que atuam juntamente com nossas equipes das unidades de saúde. Além disso, está previsto um novo Caps Adulto na Região Leste, que será referência para a região do Mário Quintana”, completou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população, com serviços do Procon Municipal. O público pôde conferir ainda a apresentação cultural do rapper Dano Drua, que é educador social, pesquisador da cultura Hip Hop e graduando em Ciências Sociais pela UFRGS.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV). O secretário Cassio Trogildo destacou a participação da comunidade. "O público compareceu e apresentou muitos questionamentos pertinentes. Este é um momento muito importante de troca e construção com as regiões", disse.
A próxima plenária ocorre na terça-feira, 5, na Região Centro-Sul, no Cecopam, rua Arroio Grande, 50, no bairro Cavalhada, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Saúde - SMS
2º Educação - Smed
3º Habitação - Demhab
4º Assistência Social - Smas
Eleição para o Conselho do OP na região:
Chapa única
1º Titular: Silvio Prestes dos Santos
2º Titular: Fernanda da Silva de Abreu
1º Suplente: Jair Gouveia
2º Suplente: Gisiane Domingues Marchi
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na SMGOV. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Saneamento básico é a prioridade da região Glória para investimento do OP
OP da Região Partenon prioriza investimentos em Cultura
OP: Assistência Social é o tema mais votado para investimento na Região Cristal
Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Gilmar Martins