Incluir+POA: prefeitura duplica atendimento de inclusão nas escolas da Capital

03/04/2025 11:42
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Assinatura ocorreu no Auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano

Nesta quinta-feira, 3, o prefeito Sebastião Melo assinou termo aditivo para ampliação do Incluir+POA, programa de inclusão da rede municipal. A iniciativa, implantada em 2023, é executada em parceira com a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess). O aditivo aumenta em 108% o número de atendimentos voltados à inclusão, com mais profissionais atuando nas escolas a partir deste mês. O investimento será de R$ 3 milhões mensais. A assinatura ocorreu no  Auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, no Centro Histórico.

"Ampliar a quantidade de agentes inclusivos nas escolas municipais significa não só qualificar o atendimento dos alunos, mas também trazer a família e toda a comunidade escolar para mais perto da escola. Lugar de jovem é na escola, e precisamos estar cada vez mais preparados para acolher as demandas de todas as crianças. Assim, a gente vai a cada dia dando passos para melhorar a educação em nossa cidade†- Prefeito Sebastião Melo. 

“A inclusão é um dos maiores desafios da gestão pública, e temos atuado para garantir que Porto Alegre seja uma referência nessa pauta. Estamos duplicando o investimento no Incluir+POA, conduzindo, ao todo, 850 profissionais de inclusão para dentro das nossas escolas, para garantir que os nossos estudantes possam contar com equipes multidisciplinares, especializadas e prontas para dar todo o suporte necessárioâ€, afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. 

O Incluir+POA é um programa de educação inclusiva criado para qualificar o atendimento de alunos com deficiência em Porto Alegre. Por meio dele, as escolas municipais passaram a contar com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e agentes de educação inclusiva, que atendem a cerca de 4,5 mil estudantes de educação inclusiva nas 100 escolas da rede pública municipal.

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça