Capital dá início aos projetos da Policlínica da Zona Sul e da Maternidade da Restinga

22/06/2026 16:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Maternidade terá 8.205,64 metros quadrados e será implantada junto ao Hospital Restinga e Extremo-Sul

A Prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo para ampliar e qualificar a rede pública de saúde da Capital. Na tarde desta segunda-feira, 22, em seu gabinete, o prefeito Sebastião Melo oficializou o início da elaboração dos projetos da Policlínica Centro de Especialidades da Zona Sul e da Maternidade da Restinga. A conclusão dos projetos está prevista para os próximos seis meses, etapa que antecede o início das obras.

Os dois empreendimentos somam investimento de R$ 75,6 milhões, com recursos do Novo PAC e contrapartida do município, e integram o programa POA Futura. A parceria entre a prefeitura e o governo federal para viabilização das obras foi formalizada em maio deste ano.

“O Extremo-Sul de Porto Alegre é maior do que muitas cidades, mas até hoje não possuía maternidade nas unidades mais próximas. Essa obra vai possibilitar que as famílias façam o acompanhamento pré-natal sem passar horas em deslocamento pela cidade. Isso provoca impacto direto e significativo no desenvolvimento e na qualidade de vida das famílias. Já a policlínica vai aumentar a resolutividade a partir do primeiro atendimento” - Prefeito Sebastião Melo.

A Policlínica da Zona Sul será construída no bairro Hípica e contará com 3.630,79 metros quadrados de área. O equipamento ampliará o acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. O investimento previsto é de R$ 20,9 milhões, sendo R$ 17 milhões provenientes do Novo PAC e R$ 3,9 milhões de contrapartida municipal.

Já a Maternidade da Restinga terá 8.205,64 metros quadrados e será implantada junto ao Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), fortalecendo a assistência materno-infantil na região. O investimento será de R$ 54,7 milhões, dos quais R$ 50 milhões são oriundos do Novo PAC e R$ 4,7 milhões da prefeitura.

Ampliação da assistência - Segundo o secretário municipal de Saúde (SMS), Fernando Ritter, os novos equipamentos representam um avanço na oferta de serviços à população. “A Policlínica permitirá ampliar o acesso às especialidades médicas, enquanto a maternidade fortalecerá o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos. São obras estruturantes que qualificam a rede de saúde e ampliam a oferta de serviços para a população”, destacou.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), André Flores, ressaltou o trabalho integrado entre as áreas técnicas da prefeitura para viabilizar os empreendimentos. “É muito gratificante iniciar a execução da primeira contratação integrada da prefeitura e construir quase 12 mil metros quadrados em equipamentos de saúde de ponta numa região que demanda ampliação da oferta de serviços públicos”, afirmou. Além desses projetos, a Smoi, em parceria com a SMS, conduz outros 11 projetos de construção e qualificação de estruturas públicas de saúde na Capital.

Inovação - As obras serão executadas por meio do regime de contratação integrada, previsto na Lei Federal nº 14.133/2021, modelo em que a mesma empresa é responsável pela elaboração dos projetos e pela execução dos empreendimentos. O Consórcio RES Nova Saúde, formado pelas empresas RGS Engenharia, Elmo Eletro Montegane e Seferin Arquitetos da Saúde, será responsável pela Policlínica da Zona Sul. Já o Consórcio RES Saúde Restinga, composto pelas mesmas empresas, executará a construção da maternidade.

POA Futura - Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o POA Futura articula financiamentos internacionais, nacionais e recursos próprios da prefeitura, totalizando mais de R$ 7 bilhões em investimentos. O programa promove inclusão, sustentabilidade e inovação, com foco na transformação urbana e social da Capital, além da reconstrução e adaptação da cidade após a enchente histórica de 2024.

 

Cristiano Vargas

Gilmar Martins