Calçadão da Orla do Lami será revitalizado

10/12/2024 12:29
Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Calçadão será refeito em concreto e serão instaladas muretas com 45 centímetros de altura, que irão atuar como barreiras

O prefeito Sebastião Melo deu a ordem de início às obras de revitalização do calçadão da Orla do Lami nesta terça-feira, 10. Melo estave no local acompanhado de secretários, vereadores, líderes comunitários e moradores da região no Extremo Sul da Capital. O trecho de 1.350 metros da avenida Beira Rio - que se inicia nos limites da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e se estende até a rua Sônia Duro - receberá intervenções e melhorias que irão qualificar a região e tornar as estruturas mais resistentes a eventos climáticos externos.

"Milhares de pessoas circulam todos os verões pela nossa amada Orla do Lami. Bastante afetado pela enchente, o espaço é mais um dos que estão sendo recuperados graças às parcerias e ao esforço conjunto” - Prefeito Sebastião Melo.

Danificado na enchente de maio, o calçadão será refeito em concreto, de forma a tornar a estrutura mais resistente. Ao longo do passeio, serão instaladas muretas com 45 centímetros acima do nível da calçada, que irão atuar como barreiras. “O objetivo com a colocação das muretas é reduzir o impacto das ondas nas estruturas construídas, aumentando a resistência do mobiliário ao desgaste causado pelo choque constante das águas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e coordenador do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, Germano Bremm.

O novos bancos e lixeiras serão de materiais mais resistentes à chuva e demais ações do tempo. As lixeiras, em concreto e aço carbono, dificultam a vandalismo, e os bancos, em concreto e resina, são mais resistentes aos efeitos do sol.

A vegetação também será qualificada para aumentar a resistência ao impacto das águas. Será feito o plantio de novas espécies nativas, provenientes do Viveiro Municipal, além de grama e herbáceas. Ao longo do calçadão, serão instalados recantos infantis com brinquedos e banheiros femininos, masculinos e com acessibilidade, em contêineres.

Nove conjuntos novos com churrasqueiras, bancos e mesas se somam aos cinco quiosques já existentes, que serão reformados. Além disso, o espaço receberá bicicletários e piso podotátil para pessoas com deficiência visual.

As obras serão fiscalizadas por técnicos da Smamus e deverão durar seis meses. A revitalização foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, com valor de R$ 6.466.963,12, oriundos do Termo de Conversão em Área Pública (Tcap), firmado com a empresa Multiplan pelo loteamento localizado na avenida Diário de Notícias.

“Diante da situação que atingiu a cidade, a Multiplan tomou a iniciativa de antecipar os recursos do Termo de Conversão de Área Pública para apoiar a prefeitura no enfrentamento dos estragos causados pelas chuvas e na recomposição da Orla do Guaíba. Temos um olhar especial para a Orla, uma das localidades que precisa ser cada vez mais valorizada”, disse o vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Giordano.

 

Carla Bisol e Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça