Previsão de pautas: terça-feira, 6 de fevereiro

06/02/2024 08:36

PLANO DIRETOR - Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) - biênio 2024/2025 - para região Extremo-Sul/Restinga serão escolhidos nesta terça-feira, 6. Moradores e trabalhadores dos bairros Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano votarão no Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) - rua Mississipi, 130, bairro Restinga - a partir das 17h, com plenária, cadastramento e votação. O horário de votação segue até as 20h.

CAIS MAUÁ - O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes embarcam para São Paulo, onde participam do leilão para concessão do Cais Mauá. O ato será realizado na B3, em São Paulo, nesta terça-feira, 6, às 10h. O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro, assume como prefeito em exercício até o retorno de Melo à Capital, na noite da terça-feira.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Lageado nesta terça-feira, 6. O ônibus estaciona em frente ao Esporte Clube Lageado (avenida Edgar Pires Castro, 9316), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Também estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. 

JORNADA PEDAGÓGICA - Estão abertas as inscrições para a Jornada Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação 2024/01. O evento, que ocorre em 7 de fevereiro, é voltado aos educadores da rede municipal de ensino e será realizado no formato híbrido, com um turno presencial no Auditório Araújo Vianna. Professores de escolas privadas também poderão participar. As inscrições são gratuitas. Saiba mais.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga o esquema especial de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio e Novo Hamburgo pelo Campeonato Gaúcho, que ocorre nesta terça-feira, 6, às 21h30, na Arena do Grêmio. A partir das 18h30 começam a circular as duas linhas de ônibus especiais para o transporte dos torcedores até o estádio. A abertura dos portões está marcada para as 19h30. Saiba mais.

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

BOLSA ATLETA - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) lançou o programa Bolsa Atleta, iniciativa inédita na administração municipal. O período de inscrições para o programa segue até a sexta-feira, 9. O edital, com mais informações, os requisitos para inscrições e a documentação, está disponível neste link.

CARNAVAL - A Prefeitura de Porto Alegre abriu o prazo de credenciamento para os profissionais de Comunicação interessados em cobrir os desfiles do Carnaval 2024 no Complexo Cultural Porto Seco, dias 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo site prefeitura.poa.br/carnaval. As rádios que farão transmissão ao vivo do sambódromo têm credenciamento específico até dia 14, com infraestrutura à disposição para o desempenho das funções durantes os desfiles. Jornalistas, profissionais de Comunicação, fotógrafos e cinegrafistas tem prazo até dia 18.

PRAÇA DA ENCOL - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) publicou edital com as novas datas para a realização de feiras na Praça Simão Carlos Arnt, conhecida como Encol, na Bela Vista. Os interessados em participar dos sorteios ou obter informações podem acessar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) neste link. As inscrições podem ser feitas diretamente no Escritório de Eventos da SMDET (travessa São José, 455, bairro Navegantes), das 9h às 12h. A ficha de inscrição e a documentação devem ser entregues no período entre 5 e 9 de fevereiro, ou de 15 a 16 de fevereiro.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

ECONOMIA CRIATIVA - A prefeitura abriu chamamento público para a seleção de 20 empreendedores ou empresas do segmento da economia criativa para integrarem a delegação oficial de Porto Alegre no Rio2C. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de fevereiro. O edital, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está disponível no link.Os candidatos, que devem ter atuação exclusiva na Capital, podem fazer as inscrições pelo e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br. Neste link, estão as fichas que deverão ser preenchidas e remetidas para o endereço eletrônico. Serão aceitos somente os documentos enviados até as 17h do dia 12.

EXPOSIÇÃO SYNCHRETISMO - Até 8 de março, a Sala Aldo Locatelli do Museu de Artes de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico) recebe a exposição Synchretismo, do francês Louis Guillaume. A mostra é realizada pela Aliança Francesa Porto Alegre e Fundação Iberê em parceria com a Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). Os trabalhos resultam da residência artística de Guillaume, que passou 45 dias hospedado na casa-ateliê que pertenceu a Iberê Camargo, no bairro Nonoai. Visitação até 8 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

MOSTRA MOVIMENTO - A mostra Movimento permanente da matéria, de Karen Axelrud, está em cartaz no Museu de Artes de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico), no Paço Municipal. A visitação, gratuita, pode ser feita até 1º de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Serão apresentados trabalhos em técnicas diversas como pinturas sobre tela, recortes e pintura sobre papel, além de objetos modelados pela artista. As obras são do período entre 2019 e 2021, seleção que pretende aproximar o público do processo criativo de Karen, das mudanças em sua produção e do caráter experimental vivenciado em seu ateliê.

TEATROS MUNICIPAIS - Estão abertas as inscrições para a ocupação dos teatros municipais para o primeiro semestre de 2024. As informações constam no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O período de inscrições para ocupação do Teatro Renascença e da Sala Álvaro Moreyra vai até 6 de março, em datas que serão oferecidas a partir de março. Podem ser solicitados períodos para temporadas de produções de teatro adulto e infanto-juvenil, dança, circo e música. O regulamento consta no site da Coordenação de Artes Cênicas e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes