Previsão de pautas: terça-feira, 27 de setembro

27/09/2022 08:31

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra Covid-19 nesta terça-feira, 27, para crianças e adultos, em diferentes locais. A vacinação para crianças a partir de 5 anos poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 está suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. Aquelas crianças que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais. A quarta dose está disponível para todas as pessoas com idades entre 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta terça-feira, 27, o ônibus estaciona em frente ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha - Floresta), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

BALANÇO FINANCEIRO - A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) divulga nesta terça-feira, 27, às 10h, o balanço das receitas e despesas da administração municipal do segundo quadrimestre de 2022. A apresentação será realizada em audiência pública pelo secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul da Câmara Municipal (Cefor).  A iniciativa faz parte das ações do Executivo para dar transparência aos dados financeiros e contábeis do município.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Vicente Monteggia (Cavalhada), São Vicente Mártir (Camaquã), Jardim Camaquã (Camaquã), Bazílio Pellin (Camaquã), Alto Erechim (Nonoai) e Colina da Extrema (Lami) nesta terça-feira, 27, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil