Curso forma novos promotores de saúde da população negra
A 25ª turma de Promotores de Saúde da População Negra teve formatura na noite de terça-feira, 27, em cerimônia no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Com 61 participantes e 96 horas/aula, o curso ocorreu de maio a outubro, voltado a profissionais que atuam em unidades de saúde, prontos atendimentos e hospitais.
“A formação é uma estratégia pioneira de educação permanente e de enfrentamento institucional do racismo na Secretaria Municipal de Saúde”, afirma o titular da pasta, Fernando Ritter. Conforme o gestor, a trajetória reafirma o compromisso do município com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e com ações concretas para reduzir as desigualdades raciais no acesso, na qualidade e nos resultados do cuidado.
O curso de Promotores de Saúde da População Negra é desenvolvido em Porto Alegre desde 2012 e já formou mais de mil pessoas, que atuam nos Comitês de Saúde da População Negra junto aos serviços de saúde. Esta edição foi desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a UFCSPA. A iniciativa é conduzida pela Área Técnica de Saúde da População Negra, vinculada à Diretoria de Atenção Primária em Saúde da SMS.
Andrea Brasil
