Previsão de pautas: terça-feira, 23 de abril

23/04/2024 08:31

ÔNIBUS ELÉTRICOS - Nesta terça-feira, 23, chegam à Capital quatro ônibus elétricos que integrarão a frota do transporte coletivo. Os veículos serão entregues à prefeitura, às 15h, pela fabricante Caio/Eletra, no Parque Harmonia, próximo à Churrascaria Cultura Gaúcha. Os carros serão operados pela empresa Sudeste. Os ônibus têm 12,1 metros de comprimento, acessibilidade, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 36 passageiros sentados e 34 em pé, além do motorista. A autonomia da bateria é de 250 quilômetros.

LEILÃO DE IMÓVEIS - O Leilão Eletrônico 002/2024 de 18 imóveis distribuídos por diversos bairros da Capital ocorre nesta terça-feira, 23, com abertura prevista para as 10h. Com um valor inicial total de R$ 43.703.000, a expectativa é atrair investidores e interessados em adquirir propriedades em locais estratégicos da cidade. O evento será realizado de forma eletrônica, através do Portal de Compras Públicas. Para participar, os interessados devem efetuar o cadastro no site. Dentre os destaques do leilão, estão os próprios municipais localizados na Travessa do Carmo, 84, no bairro Cidade Baixa, com uma área de 4.363,54m², e na rua Carlos Von Koseritz, 442, no bairro São João, com área de 2.122,65m².

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores do bairro Vila João Pessoa nesta terça-feira, 23. O ônibus estaciona na escola Marcírio Goulart Loureiro (rua Saibreira, s/nº, Campo da Tuca), das 9h às 16h. Contra a gripe, a vacinação estará acessível para os grupos prioritários (veja aqui). Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

PROCISSÃO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga as mudanças no trânsito, no bairro Partenon, nesta terça-feira, 23, em razão da procissões de São Jorge na Capital. A partir das 19h30 desta terça, o dia do padroeiro, os fiéis percorrerão as vias do bairro na tradicional Procissão Luminosa, após a missa com ato inter-religioso na Paróquia São Jorge, localizada na avenida Bento Gonçalves, 2.948. Os condutores que passarem pela região e não estiverem envolvidos com a celebração devem antecipar seus deslocamentos ou evitar o trecho. De acordo com a demanda dos fiéis, haverá bloqueios pontuais ao longo do dia na avenida Bento Gonçalves e no acesso lateral pela rua Salvador França sob o viaduto São Jorge. Saiba mais.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Orfanotrófio 1 e 2 (Cristal), Arapeí (Cristal), Cruz Alta (Cristal) e Núcleo Esperança (Restinga) nesta terça-feira, 23. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

OPERAÇÃO INVERNO - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre, na edição de sexta-feira, 19, o edital para atendimento da Operação Inverno 2024. A iniciativa visa ao preenchimento de 149 vagas temporárias na área da saúde, distribuídas entre os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e análises clínicas, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo, médico especialista (pediatria) e emergencista. A seleção ocorrerá, prioritariamente, com o aproveitamento dos candidatos aprovados nos concursos públicos vigentes para os referidos cargos, mediante manifestação de interesse durante o período de 22 a 24 de abril. Saiba mais.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.

FANTASPOA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) recebe a programação do Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. A histórica 20ª edição do festival será realizada até 28 de abril em quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre: Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mário Quintana, Cine Cult Victória e Instituto Ling. Informações sobre ingressos no link. Confira aqui a programação.  

GRIPE - A dose da vacina contra a influenza está disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

FEIRA ECOLÓGICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), lançou chamamento público para inscrição e seleção de interessados em ocupar espaços vagos e cadastro reserva para a Feira Ecológica Auxiliadora. As inscrições terminam prosseguem até sábado, 27, por meio do e-mail edital.feiraecologica.auxiliadora@portoalegre.rs.gov.br. A feira está localizada na região Centro, na Travessa Lanceiros Negros (passagem de pedestres entre as ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini) e funciona nas terças-feiras, das 7h às 12h. O chamamento público oferece dez vagas, bem como a formação de cadastro reserva.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anuncia o desabastecimento da vacina bivalente contra Covid-19 nas unidades da Capital. Não há previsão de abastecimento do imunizante pela Secretaria Estadual da Saúde. Não há desabastecimento das vacinas destinadas ao público infantil - seja para bebês ou crianças com menos de 12 anos. Segundo informação do Ministério da Saúde, o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes do novo coronavírus já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária está na fase final. A distribuição da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde aos estados será feita a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes