Previsão de pautas: terça-feira, 21 de junho

21/06/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o público apto ao segundo reforço (quarta dose) contra a Covid-19. A partir desta terça-feira, 21, poderão ser imunizados todos os profissionais de saúde a partir de 50 anos que receberam a terceira dose até 21 de fevereiro (quatro meses). Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de vacinação e comprovante de vínculo com o conselho de classe. A aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 57 anos também será mantida. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta terça. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h, para o rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta terça-feira, 21, o ônibus estaciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental Piauí (rua Gregório da Fonseca, 91, bairro Nonoai). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. 

ESCORPIÃO AMARELO - Agentes da Equipe de Fiscalização Ambiental (EFA) da Vigilância em Saúde do Município (DVS) realizam, nesta terça-feira, 21, nova operação no Centro para captura de escorpião amarelo. Com ponto de encontro às 19h30, na Praça Dom Feliciano, a operação será expandida para quadras da rua dos Andradas e na rua Senhor dos Passos, incluindo o prédio do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com chuva, a ação será suspensa e reagendada. Participam profissionais da EFA e servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). 

TRIAGEM DE RESÍDUOS - Nesta terça-feira, 21, cerca de 20 prefeitos de praças irão conhecer a Unidade de Triagem (UT) da Vila Pinto na avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus, Zona Leste da Capital. No cronograma estão previstas atividades como palestra sobre a segregação correta de resíduos e uma sessão com um vídeo institucional da UT. Um ônibus disponibilizado pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) partirá da frente da prefeitura às 14h. As atividades têm como intenção fazer os prefeitos levarem essa experiência para suas comunidades e abordar de maneira prática a importância da separação correta de resíduos.

MÚSICA NO PAÇO - A série de concertos Música no Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) continua nesta terça-feira, 21, às 18h. Este é o terceiro recital da série que integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre. A Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, vão promover, em 2022, uma nova série de recitais no Paço Municipal. Sempre na terceira terça-feira de cada mês, haverá um recital com músicos da cidade ou de outras localidades, de diversos gêneros musicais. Nesta terceira apresentação, participam a pianista Maria Clara Welker e o Duo Alves Marquetti, formado por Geovane Marquetti (violino) e Murilo Alves (violoncelo). O evento tem entrada gratuita. 

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - Quatro clínicas credenciadas pela Prefeitura continuam com as inscrições abertas para cadastro de interessados em castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). Ainda restam vagas na Vila Nova, Sarandi, Jardim Itu e Petrópolis. Na Restinga, as solicitações já encerraram porque atingiram o número máximo de solicitações (500). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente via protocolo pelo telefone 156. Serão 2.050 protocolos, alcançando 10.250 castrações, número recorde até hoje desde o início da oferta do serviço. As inscrições permanecerão abertas até esgotar o número de pedidos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Ipiranga 10500 (Agronomia) nesta terça-feira, 21. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. 

ESCOLA DE MOBILIDADE - A EPTC divulgou o cronograma de atividades educativas para um trânsito mais seguro que serão realizadas nesta semana. O objetivo é fomentar atitudes e hábitos saudáveis na construção de um trânsito mais seguro, além de inserir assuntos referentes à mobilidade na educação escolar. Além das atividades e ações voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Saiba mais

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta,  das 9h às 18h até o dia 24 e de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação de doses em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes