Previsão de pautas: terça-feira, 16 de abril

16/04/2024 08:32

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou serviços para a terça-feira, 16, no bairro Glória. A agenda poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. A partir das 8h30, o Departamento vai interligar redes de água na rua Aparício Borges, esquina avenida Professor Oscar Pereira. Para efetivar os serviços, é necessário suspender o abastecimento para o bairro Glória. O retorno da água deve ocorrer na noite da terça-feira.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atende moradores do bairro Lageado, Extremo-Sul da Capital, nesta terça-feira, 16. O ônibus estaciona no Esporte Clube Lageado (avenida Edgar Pires de Castro, 9316), das 9h às 15h30. Contra a gripe, a vacinação estará disponível para os grupos prioritários (veja aqui). Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

US GRACILIANO RAMOS - A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Unidade de Saúde Graciliano Ramos, localizada na rua A, 105, Vila Graciliano Ramos, bairro Cascata, estará fechada ao público durante todo o dia desta terça-feira, 16, para capacitação de equipe. O serviço retoma o funcionamento normal a partir das 8h de quarta-feira, 17. Pessoas que precisarem de atendimento devem se dirigir às unidades Glória, na avenida Professor Oscar Pereira, 3229, Jardim Cascata, que fica na rua Martins de Carvalho, 109, ou 1º de Maio, localizada na avenida Professor Oscar Pereira, 6199.

EMPREGOS - O Sine Municipal oferece 2.757 vagas de emprego nesta semana, de 15 a 19 de abril. Os destaques são 562 vagas para atendente de lanchonete e 265 para auxiliar de linha de produção. Para Pessoa Com Deficiência (PCD) são 131 novas oportunidades de contratação. Interessados devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível solicitar a carta pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Saiba mais.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Pedreira Sul (Cristal), Parque Santa Anita (Cristal), Mato Grosso (Cristal), Beco do Sorriso (Cristal) e Santo Antônio (Lami) nesta terça-feira, 16. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

BRIQUE DA REDENÇÃO - A seleção pública para o preenchimento de vagas no Brique da Redenção recebeu recorde de inscrições. Aberta pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a seleção teve 132 artesãos inscritos. Para o preenchimento das 47 vagas para a feira de domingo, os inscritos passarão por avaliação dos produtos. A seleção será realizada nesta terça-feira, 16, às 11h, no Centro Humanístico Vida, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, no bairro São Sebastião. O resultado será divulgado dia 24 de abril, a partir das 14h, na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455) e, também, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.

FANTASPOA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) recebe a programação do Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. A histórica 20ª edição do festival será realizada até 28 de abril em quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre: Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mário Quintana, Cine Cult Victória e Instituto Ling. Informações sobre ingressos no link. Confira aqui a programação.  

PEDAL DA PAZ - Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Pedal da Paz que acontece no sábado, 20, com concentração às 9h na Praça Júlio Mesquita e a largada às 10h30. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O evento vai reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros com objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito.

GRIPE - A dose da vacina contra a influenza estará disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac. Saiba mais.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes