Previsão de pautas: sexta-feira, 5 de janeiro

04/01/2024 15:17

CICLOVIA DA IPIRANGA - A partir desta sexta-feira, 5, será liberado o trecho da ciclovia da avenida Ipiranga entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa, com cerca de dois quilômetros de extensão. A decisão foi tomada após vistoria do prefeito Sebastião Melo. O protocolo promove a segurança dos ciclistas, sobretudo quando houver alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil. Nestes casos, o trecho será novamente fechado com gradis por equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), sendo reaberto 24 horas após o fim do alerta.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém nesta sexta-feira, 5, a vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre. Já contra a gripe (Influenza), a vacinação está encerrada e deve ser retomada na campanha anual para todo o país, conforme calendário a ser divulgado oportunamente pelo Ministério da Saúde. O público apto a receber a vacina bivalente, disponível em todas as unidades de saúde da Capital, inclui quem tem 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. Já as doses da vacina monovalente contra Covid-19 estarão acessíveis em 38 locais. Saiba mais.

VACINAÇÃO 2 - Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente contra Covid-19 há mais de seis meses estão aptas para a dose de reforço da vacina bivalente. As doses já estão disponíveis para esses públicos na rede municipal em todas as unidades de saúde, exceto na Laranjeiras, Barão de Bagé, Coinma, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros, Restinga, Núcleo Esperança e Osmar Freitas.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade Esmeralda (Lomba do Pinheiro) nesta sexta-feira, 5. A ação ocorre a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.   

ESCOLA DE MOBILIDADE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades para conscientizar os cidadãos sobre um trânsito mais seguro, realizadas pela Escola Pública de Mobilidade. Nesta sexta-feira, 5, ocorrerá uma ação educativa junto aos novos controladores de velocidade no bairro Santa Tereza e avenida Bento Gonçalves, os quais entram em operação em 8 de janeiro. No corredor de ônibus serão feitas abordagens com os motoristas do transporte coletivo e será entregue informativo alertando sobre os limites de velocidade nas regiões em que haverá a abordagem.

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre já podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

CONCURSO PÚBLICO - Estão abertas até o dia 11 de janeiro as inscrições para o concurso público de provimento efetivo de 40 vagas distribuídas em 37 especialidades médicas. O objetivo é suprir as demandas e qualificar o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Também há vagas para os cargos de assistente operacional do DMLU, auxiliar de farmácia, terapeuta ocupacional e técnico em nutrição e dietética. Inscrições no endereço eletrônico do Instituto Mais. Veja aqui o edital de abertura publicado em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) publicou um edital de retificação que altera a data da prova do concurso para o dia 10 de março de 2024.

BANCO DE SANGUE - Os estoques do banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) estão baixos e precisam de doadores para reabilitação de pacientes neste começo de ano. Para realizar a doação, as pessoas devem, preferencialmente, fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.

MEMÓRIAS DA CIDADE - A Pinacoteca Aldo Locattelli, localizada no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), recebe até sexta-feira, 5, a exposição Laboratório Central: pintura e memórias da cidade. A coordenação é da artista Marilice Corona com o coletivo Studio P, grupo de artistas que realiza pesquisa em pintura. Dentre os trabalhos exibidos na mostra destaca-se a Panorâmica III, Fonte Talavera. Uma pintura composta por 80 telas, pintadas por 20 artistas, formando uma vista de seis metros de largura do entorno do Paço Municipal. Visitação das 9h às 17h.

PRODUTORES RURAIS - Os produtores rurais de Porto Alegre já podem solicitar o auxílio que visa a reduzir os danos na produção primária causados pelas chuvas intensas. Administrado pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), o benefício para cada produtor será de R$ 10 mil.  A Lei 13.778, que autoriza a prefeitura a investir R$ 1 milhão para conceder auxílio emergencial aos produtores rurais, foi publicada do Diário Oficial do Porto Alegre (Dopa). Os agricultores que tenham sofrido perdas na sua atividade rural deverão preencher um formulário de cadastro e enviar os documentos requisitados até as 23h59 do dia 12 de janeiro. 

RAINHA DAS PISCINAS - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), realiza o concurso Rainha e Princesa das Piscinas Públicas do Verão 2024. As inscrições devem ser realizadas até 10 de janeiro através deste formulário. O evento ocorre em janeiro de 2024, com o objetivo de divulgar a beleza, simpatia e pertencimento comunitário das porto-alegrenses nas unidades da prefeitura. O concurso é dividido em três etapas, sendo elas as inscrições, desfiles classificatórios por piscina e por fim o desfile final. As concorrentes serão divididas em três categorias, conforme sua faixa etária, jovem (15 a 29 anos), adulta (30 a 59 anos) e idosa (60+).

FESTIVAL DE MÚSICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento. Para participar, a música deve ser inédita: que não tenha sido editada, registrada ou comercializada em CDs, DVDs e sites de streaming e/ou veiculada em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou premiada em outros festivais. Não existe limitação de gêneros e estilos musicais.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

 

Gilmar Martins