Previs√£o de pautas: sexta-feira, 30 de setembro

30/09/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) disponibiliza a¬†vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira, 30, para crian√ßas e adultos, em diferentes locais. A vacina√ß√£o para crian√ßas¬†a partir de 5 anos poder√° ser feita em 19 unidades de sa√ļde. A vacina√ß√£o de crian√ßas de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 est√° suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac¬†enviadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde ao Estado.¬†Aquelas crian√ßas que j√° receberam a primeira vacina e est√£o aptas a fazer a segunda aplica√ß√£o t√™m as doses garantidas em oito unidades de sa√ļde.¬†A imuniza√ß√£o¬†para a popula√ß√£o a partir de 12 anos ir√° ocorrer em 35 locais. A quarta dose est√° dispon√≠vel¬†para todas as pessoas¬†com idades a partir de 18 anos¬†vacinadas com a terceira dose¬†h√° mais de quatro meses. Saiba mais.¬†

POLIOMIELITE¬†-¬†O Rio Grande do Sul decidiu prorrogar a campanha de vacina√ß√£o de crian√ßas de um a cinco anos incompletos contra poliomielite at√© 22 de outubro. A decis√£o considera a baixa ades√£o √† imuniza√ß√£o no Estado. No Pa√≠s, a campanha ser√° finalizada nesta sexta-feira, 30. Em Porto Alegre, as vacinas contra a p√≥lio (ou paralisia infantil) est√£o dispon√≠veis em todas as unidades de sa√ļde. O tipo de vacina depende da faixa et√°ria da crian√ßa. A campanha de atualiza√ß√£o de cadernetas para crian√ßas acima de 5 anos e adolescentes com menos de 15 anos ser√° encerrada nesta sexta-feira.¬†Acesse neste¬†link¬†os locais de vacina√ß√£o.

BOTA-FORA¬†- O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o servi√ßo na comunidade Jo√£o Pessoa (S√£o Jos√©) nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h. O objetivo √© auxiliar a popula√ß√£o a fazer o descarte de res√≠duos que n√£o s√£o recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodom√©sticos, m√≥veis quebrados, colch√Ķes, dentre outros objetos volumosos. A recomenda√ß√£o aos moradores dos locais atendidos √© que os materiais sejam disponibilizados em frente √†s resid√™ncias na noite anterior, ou at√© as 7h30 do dia do Bota-Fora.¬†¬†

DANÇA - A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre retorna ao palco do Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307) nesta sexta-feira, 30, às 20h, apresentando duas obras consagradas do seu repertório. A entrada é franca e a distribuição de senhas será na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos. Em cena serão apresentados os espetáculos Brazil Beijo (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e Scanner (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni.

CINEMA - Nesta¬†sexta-feira, 30, √†s 19h30, o¬†Projeto Raros¬†apresenta Daddy, fantasia de vingan√ßa criada pela artista francesa Niki de Saint Phalle, em parceria com o cineasta brit√Ęnico Peter Whitehead. A sess√£o na Cinemateca Capit√≥lio (rua Dem√©trio Ribeiro, 1085, Centro Hist√≥rico) ser√° apresentada pela pesquisadora Thain√° Maria. A entrada √© franca.

PLANO¬†DIRETOR¬†-¬†A participa√ß√£o dos cidad√£os nas discuss√Ķes da revis√£o do Plano Diretor de Porto Alegre √© fundamental para defini√ß√£o do desenvolvimento da Capital. O instrumento √© a principal lei do munic√≠pio que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar √© pela consulta p√ļblica on-line aberta ao p√ļblico. O question√°rio traz uma s√©rie de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o question√°rio √© necess√°rio acessar o¬†link.

GRIPE¬†-¬†A¬†vacina√ß√£o contra gripe est√° aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo ap√≥s o fim da campanha nacional, a¬†oferta da imuniza√ß√£o¬†em Porto Alegre ser√° mantida at√© o final dos estoques das doses.¬†A Secretaria Municipal de Sa√ļde tem aplica√ß√£o¬†em¬†123 unidades de sa√ļde,¬†no Shopping Jo√£o Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema √önico de Sa√ļde protege contra tr√™s cepas do v√≠rus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiol√≥gico garante prote√ß√£o contra complica√ß√Ķes da doen√ßa, que podem levar a hospitaliza√ß√Ķes e √≥bitos.¬†