Previsão de pautas: sexta-feira, 29 de março

28/03/2024 15:26

PLANTÃO - Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão na Sexta-feira Santa, 29. Os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira, 1º de abril. Saiba mais.

PAIXÃO DE CRISTO - Nesta Sexta-feira Santa, 29, ocorre a 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, Zona Leste, dentro das comemorações dos 252 anos da cidade de Porto Alegre. A programação começa às 14h30 com missa no Santuário São José do Murialdo. A partir das 15h30, haverá a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Cerca de 60 moradores do bairro também estarão no evento como soldados romanos e habitantes da Palestina. Saiba mais.

FEIRA DO PEIXE - A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre encerra-se nesta na sexta-feira, das 8h30 às 13h, no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico. Este ano, o tradicional evento da cidade conta com 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro bancas com a comercialização de alimentos processados, como a tainha assada na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe. A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).

QUADRILÁTERO CENTRAL - As obras do Quadrilátero Central seguem avançando no Centro Histórico. Para a realização da próxima etapa de melhorias na infraestrutura e pavimentação, o cruzamento da rua Gen. Vitorino com a rua Dr. Flores ficará bloqueado a partir desta sexta-feira, 29.  A área bloqueada ficará em meia pista e sinalizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a fim de garantir a segurança viária na região. Após a finalização desse bloqueio, a rua Gen. Vitorino contará com pequenos bloqueios nos próximos dias, mas mantendo a circulação de carros e pedestres. 

MERCADO PÚBLICO - Nesta semana, o Mercado Público Central funciona com horários alterados. Nesta época de grande demanda, o objetivo do tradicional ponto de comércio e turismo do Centro Histórico de Porto Alegre é melhor atender a população e os visitantes nos dias que antecedem a Sexta-feira Santa, 29, e o domingo de Páscoa, 31. No feriado, nesta sexta, o Mercado abrirá as portas às 7h até as 13h. No sábado, 30, o funcionamento será normal, das 7h30 às 18h. E no domingo, 31, as lojas estarão abertas das 9h às 13h, e os restaurantes até as 15h.

HORTIFRUTI - As feiras Modelo e Mercadão do Produtor têm programação alterada nos próximos dias. Na Sexta-Feira Santa, 29, nenhuma das feiras oficiais de hortifrutigranjeiros de Porto Alegre terá atendimento. Já sábado, 30, e no domingo de Páscoa, 31, as feiras acontecerão normalmente nos seus respectivos locais e horários, com o comércio de verduras, frutas, hortaliças, lanches e laticínios. Organizadas pela Unidade de Fomento, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), as feiras de hortifruti reúnem mais de 200 feirantes na cidade. Com inúmeras opções em Porto Alegre, a SMDET criou um painel com locais, dias da semana e horários que pode ser acessado através do link.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes