Previsão de pautas: sexta-feira, 23 de setembro

23/09/2022 08:34

COVID-19 - A partir desta sexta-feira, 23, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço contra a Covid-19. A quarta dose estará disponível para pessoas com 20 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) analisa diariamente o movimento nos serviços para a ampliação das faixas etárias, garantindo estoque suficiente de doses para atendimento. A quarta dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 20 anos vacinadas com a terceira há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente. Saiba mais. 

FEIRÃO DE EMPREGOS - Nesta sexta, 23, o Sine Municipal promove o Feirão de Empregos para a comunidade dos bairros Partenon e Aparício Borges. A ação tem início às 8h30, na Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), localizada na avenida Veiga, 223. Os interessados devem levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Estão cadastradas 619 vagas específicas para a região, além das gerais do sistema. Entre os destaques do dia estão as 260 oportunidades para instalador e reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados, 60 para auxiliar de limpeza e 30 para representante de vendas. Para as pessoas com deficiência são 50 vagas em diferentes setores. O feirão ainda oferece dez específicas para Jovem Aprendiz. Saiba mais. 

SEMANA DO TRÂNSITO - Dentro da programação de atividades na Semana Nacional do Trânsito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibiliza 20 vagas para vistorias gratuitas, 20 delas nesta sexta-feira, 23, das 9h às 12h e das 14h às 15h45. As inscrições devem ser feitas no site da EPTC. A inspeção é na sede da empresa, que fica na rua João Neves da Fontoura, 7. As inspeções técnicas compreendem checklist de itens de conforto e segurança. Serão analisados cerca de cem itens dos veículos e entregue um laudo apontando os itens que necessitam de correção. O objetivo é revisar itens de segurança, passando ao condutor onde será necessário efetuar consertos e ajustes nos veículos. Ao chegar no local de vistoria, o condutor deve se dirigir ao guichê de atendimento e depois colocar o carro no pátio para realizar o serviço. 

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio, localizada na rua Demétrio Ribeiro, 1085, promove sexta-feira, 23, às 19h, o lançamento do livro Helena Ignez: atriz experimental, com a presença do autor Pedro Guimarães. Escrito em parceria com Sandro de Oliveira, a obra analisa o trabalho de uma das atrizes mais relevantes do cinema brasileiro, com foco no processo de cocriação que Ignez estabeleceu com os cineastas Rogério Sganzerla e Júlio Bressane na produtora Belair Filmes em 1970. Após a sessão de autógrafos, às 20h, haverá a exibição gratuita de A Família do Barulho (Júlio Bressane, 1970), protagonizado por Helena Ignez, com apresentação de Pedro Guimarães. 

EXPOSIÇÃO - Será inaugurada nesta sexta-feira, 23,  na Biblioteca Municipal Josué Guimarães (avenida Erico Veríssimo,  307), a exposição Mar em Pauta, de Márcia Courtois. A mostra faz parte de uma coletânea de trabalhos que vêm se desdobrando desde 2014, através da pintura, desenhos e colagens sobre fichas pautadas. Essa série tem como tema a contemplação do mar. A exposição de Márcia Courtois é relacionada com o projeto www.instagram.com/fichasdeleitura, por isso a escolha da biblioteca para a exposição.

SEMANA DA PRIMAVERA - A 30ª edição da Semana da Primavera prossegue até o dia 27. Promovido pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o evento contará com seminários, trilhas, oficinas de observação de aves, feira de troca de livros, contação de histórias e palestras. Todas as atividades são gratuitas. Veja aqui a programação. 

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil