Previsão de pautas: sexta-feira, 23 de fevereiro

23/02/2024 08:34

CARNAVAL – O primeiro dia de desfile das escolas de samba de Porto Alegre é nesta sexta-feira, 23, no Complexo Cultural do Porto Seco. A festa começa às 20h. Confira aqui mais informações e a ordem das escolas que entrarão na avenida.

TRÂNSITO E TRANSPORTE - A prefeitura preparou um esquema de trânsito e transporte coletivo para os dois dias de Carnaval, que ocorre nesta sexta-feira, 23, e sábado, 24, no Complexo Cultural do Porto Seco. Quem for assistir aos desfiles contará com duas linhas especiais de ônibus, além das regulares que atendem a região. Acesse aqui mais informações.

CAPACITA+POA – Termina nesta sexta-feira, 23, o período de matrícula para os 2,7 mil selecionados no programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista dos contemplados. Acesse aqui mais informações.

PATRULHA AGRÃCOLA -  A prefeitura abriu um novo período para inscrições nos serviços da Patrulha Agrícola e no auxílio emergencial aos produtores rurais atingidos pelas fortes chuvas. Os agricultores interessados poderão se inscrever até o dia 29 de fevereiro, acessando os formulários pelo site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. Mais informações no link.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

IPTU – As guias para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 já estão disponíveis. O tributo pode ser pago em até dez vezes, sem juros, sendo o primeiro vencimento em 8 de março. Os documentos podem ser obtidos por meio do WhatsApp, no site ou aplicativo 156+POA. Saiba mais aqui.

GRUPO DE DANÇA - O Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre (SMCEC) abre inscrições para o Grupo Experimental de Dança (GED) 2024. O período de inscrição estará aberto até 8 de março. Acesse este Link e faça a sua inscrição. Saiba mais aqui.

FESTPOA RURAL – Porto Alegre se prepara para receber a FestPoa Rural, de 9 a 17 de março, com uma programação diversificada, que contemplará atividades nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, e no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - Vila Nova), na Região Centro-Sul. Acesse aqui programação.

USINA DO GASÔMETRO - A consulta pública para futura operação da Usina do Gasômetro pode ser acessada neste link e terá duração de 30 dias. A proposta prevê que um parceiro faça a operação do local, com gestão compartilhada com a prefeitura, garantindo o viés cultural da usina e mantendo o espaço aberto ao público e com acesso gratuito a diversas áreas.

BEACH TENNIS - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em conjunto com a Federação Gaúcha de Beach Tennis, realiza o Torneio Aberto de Beach Tennis no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, nos dias 23 e 24 de março, a partir das 9h. As inscrições estão disponíveis por meio deste link até o dia 10 de março.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

Andrea Brasil