FestPoa Rural vai unir o campo e a cidade de 9 a 17 de março

17/02/2024 16:47
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Lançamento da festa ocorreu neste sábado com a presença do prefeito

A capital gaúcha se prepara para receber a FestPoa Rural, de 9 a 17 de março, com uma programação diversificada, que contemplará atividades nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, e no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - Vila Nova), na Região Centro-Sul. O lançamento da festa foi neste sábado, 17, na Granja Lia, com a presença do prefeito Sebastião Melo.

“Queremos fomentar o turismo rural e nossas tradições. Temos investido em um conjunto de políticas públicas para abraçar verdadeiramente a nossa Zona Rural. A FestPoa também traz a retomada de eventos em um espaço que antes era pouco desfrutado pela população e passa a ser mais um ponto de lazer e convivência†– Prefeito Sebastião Melo.

Na programação, shows, trilhas, cavalgadas, gastronomia, seminários, bailes, oficinas, passeios, feira rural e de artesanato, entre outros. A realização é da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais) em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do Sindicato Rural de Porto Alegre, Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RAMA) e do escritório de Porto Alegre da Emater-RS.

“Investimos em uma série de ações para desenvolver a atividade rural. Esta festa será o momento de celebrar a produção, fomentar o cultivo de alimentos orgânicos, conscientizar as pessoas sobre a qualidade e variedade dos produtos locais, promovendo o turismo rural e ampliando o mercado para os produtores da regiãoâ€, destaca o secretário de Governança Local, Cassio Trogildo.

“Vamos unir o campo e a cidade, mostrando a atividade rural que temos dentro da nossa cidade. Será uma oportunidade ímpar para a população conhecer de perto a cultura e o conhecimento das propriedades rurais, incluindo as comunidades indígenas, e se encantarem com tudo o que o meio rural tem a oferecerâ€, ressalta a presidente da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), Rosélia Araujo Vianna.

Feira da Produção Rural - O evento terá como destaque principal a Feira da Produção Rural, com a presença de produtores e artesãos locais e regionais, produtos das agroindústrias familiares, produção orgânica e artesanato típico, incluindo as aldeias indígenas do Extremo Sul, oficinas de artesanato, sustentabilidade e gastronomia.

Programação cultural - Haverá shows de artistas regionais como Guri de Uruguaiana, Shana Muller e Tonho Crocco; apresentações locais como a invernada adulta do CTG Lanceiros da Zona Sul e o cantor e compositor Carrãozinho, atividades para crianças com a Turma do Sassaricó e o Festival de Cultura Kombina, cavalgada e trilha no Morro São Pedro e inauguração do roteiro Caminhos Rurais do ônibus Linha Turismo.

Sustentabilidade ambiental - A FestPoa Rural tem a preocupação com a sustentabilidade ambiental e terá gestão de resíduos sólidos, redução de descartáveis e separação adequada, expositores de materiais e equipamentos sustentáveis e compartilhamento de características das formas de preservação ambiental.

Confira a programação completa aqui.

  

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça