Previsão de pautas: sexta-feira, 22 de março

22/03/2024 08:32

SOUTH SUMMIT 1 - A Prefeitura de Porto Alegre programou diversas atividades no South Summit Brazil, que encerra-se nesta sexta-feira, 22.  A partir das 10h55, no Palco Arena, o prefeito Sebastião Melo conversa sobre inovação e parcerias na Capital, em painel com o vice-prefeito Ricardo Gomes. Além de estar presente com secretários e gestores em painéis do evento, a prefeitura também conta com dois espaços no Cais Mauá. No estande localizado na entrada do Marketplace, são oferecidas informações gerais sobre a cidade, iniciativas empreendedoras, serviços municipais e atrações turísticas. Em um segundo ambiente, ocorrem as agendas do prefeito Sebastião Melo e o estúdio do PodCast @South Summit.

SOUTH SUMMIT 2 - As startups vencedoras nas cinco categorias da mostra competitiva do South Summit Brazil serão reveladas na tarde desta sexta-feira, 22. As 50 finalistas se apresentaram à banca de avaliadores nos primeiros dias de evento - e, agora, apenas dez seguem na disputa pelos troféus de Mais Escalável, Mais Inovadora, Mais Sustentável e Melhor Equipe. Entre elas estão sete empresas brasileiras e três estrangeiras, com origem em Israel, Chile e Espanha. O resultado será anunciado durante a cerimônia de encerramento do South Summit Brazil.

DENGUE - A prefeitura vai realizar aplicação de inseticida em ruas do bairro Sarandi, na Zona Norte, nesta sexta-feira, 22, a partir das 9h. O ponto de encontro e saída da atividade é na Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274). A atividade prevê que o bloqueio químico inclua pulverização nas ruas Gaúchos, Passos Figueiroa, Davi José Estrela e Araújo Guerra. A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro, devido à confirmação de casos de dengue no bairro.

URBANISMO TÁTICO - Encerra-se nesta sexta-feira, 22, o prazo para os interessados responderem a pesquisa sobre o Centro Histórico e 4º Distrito, dentro do Programa Centro +4D financiado pelo Banco Mundial (BM) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A pesquisa, que está disponível no site da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) nestes links (Centro e 4º Distrito), será utilizada na elaboração de propostas de Urbanismo Tático para as duas localidades. São 14 perguntas de cada uma das áreas da cidade com o objetivo de entender as necessidades para a implementação de soluções que qualifiquem os espaços públicos. 

CORTA-FIOS - Nesta sexta-feira, 22, durante a manhã, as equipes da força-tarefa para o corte de fios em desuso estarão na rua Gen. Vasco Alves, no Centro Histórico, a partir das 8h30. À tarde, os trabalhos acontecem em trechos das avenidas Palmeira e Cristóvão Colombo, às 13h30.  A força-tarefa está sob coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb junto às empresas de telecomunicações, sempre às 8h30. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 têm uma nova oportunidade antes do início do processo de cobrança, com negativação, protesto e cobrança judicial. A prefeitura oferece o parcelamento em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 28 de março. As guias para pagamento podem ser obtidas on-line pelo WhatsApp no número 51 3289-1540, opção 1, ou no site do IPTU, no botão IPTU em dívida.

EM CENA - A segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena prossegue até 24 de março, com espetáculos internacionais e nacionais, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas nos palcos da Capital. São oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela. As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 60, à venda no site Guichê Web e também no Campus da PUCRS, na avenida  Ipiranga, 6681, saguão do Living 360° – prédio 15, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Veja aqui a programação.

LOJA DA FAZENDA - O atendimento presencial da Loja da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus - Centro Histórico) será temporariamente suspenso entre os dias 18 e 22 de março, devido a obras de melhoria na estrutura do prédio. Embora os trabalhos não ocorram diretamente na loja neste momento, podem surgir inconvenientes relacionados ao acesso e à segurança durante esse período. Todos os serviços oferecidos no local podem ser acessados de forma remota nos canais digitais. Saiba mais

BRIQUE DA REDENÇÃO - Estão abertas, até dia 10 de abril, as inscrições para novos expositores do Brique da Redenção, no segmento de artesanato. O edital da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está com 47 vagas, sendo 20% para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455, bairro Navegantes), das 14h às 17h.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes