Previsão de pautas: sexta-feira, 20 de maio

20/05/2022 08:34

COVID19 - A prefeitura irá ampliar, a partir desta sexta-feira, 20, o público apto a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Capital. A imunização estará disponível para pessoas com 65 anos ou mais vacinadas com a terceira dose até 19 de janeiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. A quarta dose estava recomendada, até então, para pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. Confira aqui como será o esquema de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta em Porto Alegre.

MAIS COMUNIDADE - O prefeito Sebastião Melo convidou um grupo de empresários, representantes de entidades, universidades e parceiros para a primeira edição da Caravana Mais Comunidade, nesta sexta-feira, 20, no bairro Mario Quintana. O roteiro da programação na região Nordeste parte às 9h do Paço Municipal, de ônibus, e passará pelas comunidades Recanto do Sabiá, Vila Athemis, Parque das Orquídeas e João Goulart. A proposta é levar mensalmente um conjunto de lideranças com potencial de investimento na cidade para conhecerem as realidades de bairros descentralizados, a fim de pensar em soluções.

HOSPITAL VILA NOVA - Devido aos alertas de ciclone, o ato de entrega de 40 novos leitos pediátricos no Hospital Vila Nova, previsto para ocorrer na terça, 17, foi transferido para esta sexta-feira, 20, às 19h, na sede da Associação Hospitalar Vila Nova (rua Catarino Andreatta, 155 - Vila Nova), com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário de saúde, Mauro Sparta. Na ocasião, também serão entregues 33 leitos de saúde mental. A iniciativa é um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com os hospitais da Capital para ampliar a capacidade de atendimento em um momento de crescimento das doenças respiratórias, especialmente entre crianças. Com as novas vagas, a Capital já soma 111 leitos abertos ao longo do mês de maio. 

REDENÇÃO - O complexo gastronômico do Parque Farroupilha (Redenção) abre oficialmente nesta sexta-feira, 20, às 17h. A solenidade contará com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. O espaço conta com cinco operações de comida: pizzaria, carnes e burguers, açaí e comida natural, gelateria e cafeteria, além de um bar para venda de bebidas. A empresa IoPark foi a vencedora do processo licitatório para uso comercial da área e denominou-o como Refúgio do Lago.

DENGUE - Parte do bairro Vila Jardim receberá visita de agentes da prefeitura nesta sexta-feira, 20, visando ao controle da dengue e combate a focos do mosquito Aedes aegypti. Participarão da atividade integrada profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Diretoria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da subprefeitura Leste. O trabalho começa às 9h, tendo como ponto de partida o Sesc Protásio Alves (av. Protásio Alves, 6.220). O perímetro abrangido pela operação inclui a rua Seival, lado esquerdo, av. Saturnino de Brito, ambos os lados, e rua Barão de Bagé, lado direito, entre as avenidas Protásio Alves e Souza Lobo. Não há previsão de horário para término da operação. Com chuva, o trabalho poderá ser adiado ou cancelado.

CIDADE LIMPA - A programação da 17ª Semana Cidade Limpa, promovida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), prossegue nesta sexta-feira, 20, e no sábado, 21. Dois locais de grande visibilidade receberão estande de sensibilização para o descarte correto de resíduos no horário das 9h às 17h.Um estande será instalado no Parque Moinhos de Vento (Parcão) na sexta e outro será instalado no sábado, na Praça da Encol. O espaço conta com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira, exemplos de materiais recicláveis e um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo. Nestes recipientes, a população pode depositar seu resíduo reciclável. Fôlderes informativos sobre a segregação correta também serão distribuídos.

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

CINEMA - Uma edição especial do Projeto Raros apresenta nesta sexta-feira, 20, às 19h30, um programa duplo na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) com E.T.s que inspiraram E.T. de Spielberg. Dois médias ingleses serão exibidos: Supersonic Saucer (1956, legenda em espanhol), de Guy Fergusson, e The Glitterball (1977, sem legendas), de Harley Cokliss. Entrada franca. Mais informações aqui. 

EXPOSIÇÕES - Duas novas exposições podem ser visitadas na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal - Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). A programação dá prosseguimento à série de comemorações alusivas aos 250 anos de Porto Alegre. A mostra Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre assinala o centenário da chegada em Porto Alegre do artista tcheco que teve destacada atuação e influência como professor no Instituto de Belas Artes, além de uma produção como ilustrador na imprensa local. Portoalegrismo: a soma de todos os bairrismos é uma exposição composta por 12 peças elaboradas por tapeceiras que trazem um olhar singular sobre a Capital, focado na ideia de pertencimento. As exposições estão abertas à visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET). As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Totalmente gratuito, o curso será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). 

 

 

Andrea Brasil