Previsão de pautas: sexta-feira, 2 de junho

02/06/2023 08:34

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta sexta-feira, 2, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina - programa lançado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia - foi retomado pela prefeitura para ajudar na imunização das crianças e adolescentes contra gripe e Covid-19. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta sexta-feira, 2, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) América (bairro Coronel Aparício Borges) pela manhã e na Emef Afonso Guerreiro Lima (bairro Lomba do Pinheiro) à tarde. Além dos estudantes, pais ou responsáveis também podem se vacinar.

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira, 2, a partir das 8h30, ação de bloqueio químico com aplicação de inseticida em quatro ruas - Capitão Anélio, Cabo Noé, Cabo Benjamin e Camélias - do bairro Cel. Aparício Borges. A saída será da rua Cabo Noé, 225. A intenção é diminuir a população adulta do mosquito Aedes aegypti no perímetro da ação, diminuindo o risco de transmissão viral na região. Este é o 22º bloqueio químico na Zona Leste em 2023 e o 30º feito na cidade.

MEIO AMBIENTE - A 39ª Semana do Meio Ambiente prossegue nesta sexta-feira, 2 de junho. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a programação conta com atividades gratuitas e abertas ao público e se estende até 7 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. Nesta sexta, a atração é o 2º Seminário Recategorização do Parque Saint’Hilaire, das 8h às 13h, no auditório da Smap (rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar). São 60 vagas disponíveis.

CINEMA - O Projeto Raros apresenta duas sessões de ficção-científica na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico). Nesta sexta-feira, 2, às 19h30, será exibida A curva do sonho (The Lathe of Heaven, 1980), produção televisiva dirigida por David Loxton e Fred Barzyk, adaptada do romance homônimo de Ursula K. Le Guin. Já na sexta-feira, 9, às 19h30, a atração será A fúria das feras atômicas (The Food of the Gods, 1976), dirigido pelo lendário Bert I. Gordon, especialista em histórias com seres gigantes, inspirado em obra de H. G. Wells. As duas sessões têm entrada franca. Mais informações neste link.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

STARTUPS - O Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), lançou edital de chamada pública para seleção de 15 startups que irão participar do programa Acelera X – POA Inovadora. Os projetos deverão ser inscritos até o dia 4 de junho por meio da plataforma Worldlabs. Podem participar iniciativas de inovação aplicadas a produtos ou serviços na área da Govtech, ou seja, aqueles que possam sanar desafios do município. Os selecionados receberão capacitação e mentorias on-line do Sebrae-RS e apoio da prefeitura.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

  

Andrea Brasil