Previsão de pautas: segunda-feira, 5 de junho

05/06/2023 08:31

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta segunda-feira, 5, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 33 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina - programa lançado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia - foi retomado pela prefeitura para ajudar na imunização das crianças e adolescentes contra gripe e Covid-19. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta segunda-feira, 5, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aramy Silva (bairro Camaquã) pela manhã e na Emef Alberto Pasqualini (bairro Restinga) à tarde. Além dos estudantes, pais ou responsáveis também podem se vacinar.

LEILÃO DE TERRENOS - A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta segunda-feira, 5, edital para leiloar 50 lotes no Parque Industrial da Restinga (PIR). A expectativa é arrecadar R$ 13,3 milhões com a venda dos terrenos, que acontecerá dia 30 de junho, às 9h, por meio do Portal de Compras Públicas. A iniciativa segue o regramento da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n° 14.133/2021). Poderão participar empreendedores que já estão instalados no local e novos interessados nas áreas de indústria, comércio e serviços, diversificando a matriz de negócios do PIR.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2023 no Parque Harmonia devem realizar suas inscrições a partir desta segunda-feira, 5, até o dia 13 de junho. É necessário apresentar o alvará 2022, a ata da eleição da patronagem atual e uma cópia impressa do projeto cultural com o tema revolução de 1923, no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Veríssimo, 307, bairro Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Neste ano, a programação será entre os dias 1º a 20 de setembro - a construção dos piquetes inicia-se no mês anterior, em agosto. O Acampamento Farroupilha 2023 será realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks.

TRANSPORTE COLETIVO - A partir desta segunda-feira, 5, a linha 343 - Campus Ipiranga terá aumento de sete viagens. O incremento faz parte das melhorias realizadas pelo Programa Mais Transporte. A linha passará de 113 para 120 viagens nos dias úteis. Nesta etapa será ampliada a frequência da oferta da linha entre os horários das 7h10 às 7h34 e ao meio-dia, no sentido Centro-bairro. O intervalo entre as viagens será de até dez minutos nas faixas horárias em que haverá incremento. Neste mesmo sentido, o aumento será de 59 para 63 viagens. Para o sentido bairro-Centro, a ampliação será de 54 para 57. 

UNIDADE MÓVEL - Durante a semana, a unidade móvel de saúde estará nos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta, Humaitá. Nesta segunda-feira, 5, o ônibus estaciona em frente à Madeireira da Vera, na Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Flor da Restinga (Restinga) nesta segunda-feira, 5, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

MEIO AMBIENTE - A 39ª Semana do Meio Ambiente prossegue nesta segunda-feira, 5. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a programação conta com atividades gratuitas e abertas ao público e se estende até 7 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. Nesta segunda, as atrações são a oficina para participantes do Programa Educação para Sustentabilidade na OSC Aldeia da Fraternidade (rua Dona Paulina, 700, Tristeza), às 14h; oficina de aproveitamento dos resíduos sólidos descartados, no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino da Fase (rua Jaguari, s/n, Cristal), às 15h; e live no YouTube sobre logística reversa em Porto Alegre, com a coordenadora jurídica da Smamus, Ângela Molin, às 18h.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue para reabilitação de pacientes, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

 

Gilmar Martins