Previsão de pautas: segunda-feira, 5 de dezembro

05/12/2022 08:32

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta segunda-feira, 5, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde (Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio, Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, São Carlos, Morro Santana, IAPI e Ilha dos Marinheiros). Saiba mais

SERVIÇOS ESSENCIAIS- A prefeitura mantém os serviços essenciais com funcionamento normal nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa 2022. O Brasil joga pelas oitavas de final nesta segunda-feira, 5, às 16h, contra a Coreia do Sul. As unidades de saúde, vacinação e hospitais não sofrem alterações de expediente. O mesmo vale para os serviços de limpeza urbana, segurança, transporte e assistência social. A alteração de expediente da administração direta, autárquica e fundacional nos serviços não considerados essenciais consta no decreto municipal 21.732. O expediente será das 8h30 às 14h30. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores de acordo com a legislação vigente.

TELÕES - A população poderá assistir, ao vivo, aos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar por meio de quatro telões instalados em pontos descentralizados de Porto Alegre. Nesta segunda-feira, 5, será transmitida a partida de Seleção Brasileira, às 16h, contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final. Os telões serão colocados na Praça Montevidéu (Centro); Praça México (Jardim Dona Leopoldina); Praça Darcy Azambuja (Partenon) e na Esplanada da Restinga (Restinga). A prefeitura obteve autorização junto à Fifa, e a iniciativa vale apenas para os jogos do Brasil. Cada transmissão terá início 30 minutos antes da partida. 

ÁGUA - Parte dos bairros Farrapos e Humaitá fica desabastecida nesta segunda-feira, 5, a partir das 7h, devido ao corte de redes antigas de água nas esquinas da rua Irma Maria José Trevisan com a rua José Luiz Garcia e com a rua Bertholdo Mario Thebich. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é de normalização à noite.

EMPREGOS - A semana começa com 1.004 vagas disponíveis no Sine Municipal. O setor em destaque é o de serviços. Estão abertas 72 vagas para vendedor porta a porta e 42 auxiliar de linha de produção. Para trabalhos temporários, são 86 oportunidades para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha e auxiliar de serviços gerais. Na área de construção civil, as principais oportunidades são para pedreiro, com 46 vagas, e carpinteiro, com 30 (confira aqui a relação completa). Para participar do processo seletivo é preciso retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa.

TRANSPORTE COLETIVO - Em razão do jogo da Seleção Brasileira, a prefeitura vai reforçar a oferta nas linhas de maior atendimento dos principais eixos do transporte coletivo duas horas antes do início da partida. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cittamobi ou Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. Linhas que receberão reforço: 398 Pinheiro, 397 Bonsucesso, 491 Passo Dornelles, 631 Parque dos Maias, 627 Agostinho, 6135 Sarandi Elisabeth, 494 Rubem Berta, 662 Rubem Berta, 210 Restinga Nova, 211 Restinga Velha, 171 Ponta Grossa, 268 Belém Novo, 523 Triângulo/24 de outubro/Auxiliadora e 624 São Borja.

OP - As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas pela Prefeitura de Porto Alegre. Os encontros não ocorriam desde 2019. O calendário inclui 23 eventos, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos. Nesta segunda-feira, 5, ocorre a plenária da Região Centro-Sul, às 19h, no Cecopam (rua Arroio Grande, n.º 50 – Cavalhada).

INCLUSÃO DIGITAL - Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (CTER), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) possibilitou um curso gratuito para formação profissional de jovens. Nesta segunda-feira, 5, inicia-se a primeira turma de Inclusão Digital na sede do Senac Tech (av. Venâncio Aires, 93 - Cidade Baixa), das 13h30 às 17h30. Para a seleção dos participantes, a CTER contou com a parceria da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Participarão 20 jovens de  oletivos do Pró-Jovem, que inclui alguns em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao todo, 80 jovens em situação de vulnerabilidade social vão participar da qualificação.

FEIRANTES - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA/DVS), realiza dois encontros de capacitação em dezembro dirigidos a feirantes. Nesta segunda-feira, 5, o evento é dirigido a comerciantes dos ramos de panifício, massas e biscoitos, das 9h às 12h; dia 12, para os que vendem frutas, das 10h40 às 12h. Os encontros serão realizados na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), à avenida Padre Cacique, 372, segundo andar.  

GESTÃO PÚBLICA - Os artigos elaborados como trabalho de conclusão do primeiro ano dos integrantes do Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) serão apresentados nesta segunda-feira, 5 (primeiro grupo), e no dia 12 (segundo grupo), às 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar. Os artigos serão publicados em um e-book que será posteriormente disponibilizado na biblioteca virtual da Escola de Gestão Pública (EGP), na plataforma EducaPOA e no catálogo eletrônico da biblioteca.

POA EM CENA - A 29ª edição do Porto Alegre em Cena prossegue até 7 de dezembro. Veja aqui mais informações sobre as atrações, horários e locais. O Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307) será a sede do tradicional Ponto de Encontro, local em que artistas e público se reúnem para troca de ideias e confraternização. Na agenda do Em Cena, estão espetáculos nacionais e internacionais, que poderão ser assistidos em diversos locais da cidade, seja em teatros, nas ruas, parques, e em pontos turísticos como a Orla do Guaíba e na Esquina Democrática, no Centro Histórico. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 100 – a venda ocorre pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store, localizada no térreo do prédio Living 360º (Prédio 15), junto ao Campus da PUCRS, das 11h30 às 21h30.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. Neste ano, são parceiros da prefeitura 27 empresas e entidades de diversos setores. Além do Paço Municipal, Praça da Alfândega, Mercado Público e Praça Montevidéu, no Centro Histórico, as atrações ocorrerão em outros locais, como Orla 1 e 3, Esplanada da Restinga, Jardins do Dmae, Catedral Metropolitana, Morro da Cruz, Teatro Renascença e Igreja da Conceição. Acesse aqui a agenda completa.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes neste Natal. Os pontos de coleta são os seguintes: Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico), Trensurb (prédio administrativo: avenida Ernesto Neugebauer, 1985 - Humaitá /
Estação Mercado: Centro Histórico), Rede Zaffari (Zaffari Otto: avenida Otto Niemeyer, 601 - Tristeza / Zaffari Hípica: avenida Juca Batista, 4255 - Hípica /Zaffari Centerlar: avenida Sertório, 8000 - Sarandi / Zaffari Fernando Machado: rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico / Bourbon Ipiranga: avenida Ipiranga, 5200 - Jardim Botânico), Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta) e Palácio do Comércio - Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17 – Centro Histórico).

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes