Previsão de pautas: segunda-feira, 25 de março

25/03/2024 08:37

GRIPE - A campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira, 25, para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas - até 45 dias pós-parto -, quilombolas e indígenas. A restrição da oferta ocorre devido à quantidade de doses recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todas as unidades de saúde da Capital estarão vacinando (veja aqui os endereços). O Dia D será em 13 de abril e a aplicação das doses vai até 31 de maio. Em Porto Alegre, o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 697.995 pessoas, sendo os idosos em maior número: 292.260.

FEIRA DO PEIXE - A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre ocorre de 25 a 29 de março, de segunda a quinta, das 8h30 às 22h, e na sexta-feira, das 8h30 às 13h, no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico. Este ano, o tradicional evento da cidade contará com 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro bancas com a comercialização de alimentos processados, como a tainha assada na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe. A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).

PRÊMIO JOAQUIM FELIZARDO - Como parte das comemorações pelo aniversário de 252 anos de Porto Alegre, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), irá entregar nesta segunda-feira, 25, o Prêmio Joaquim Felizardo a 15 personalidades que contribuíram com a cultura da cidade. A cerimônia ocorre no Teatro Túlio Piva (rua da República, 575 – Cidade Baixa), às 20h. Criada pela secretaria, a premiação homenageia pessoas em diversas áreas: artistas, intelectuais, iniciativas, mídia, entidades e empresas com destacada contribuição para a cultura da Capital. A premiação está sendo retomada após 12 anos.

CORTA-FIOS - Nesta segunda-feira, 25, durante a manhã, as equipes da força-tarefa para o corte de fios em desuso estarão na rua Wolfram Metzler, no bairro Rubem Berta, Zona Norte. A força-tarefa está sob coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb junto às empresas de telecomunicações, sempre às 8h30. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Vila João Pessoa, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 25, o ônibus estaciona na rua Afonso Lourenço Mariante, bairro Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.

CIDADES EDUCADORAS - Em comemoração aos dois anos de retorno de Porto Alegre à Rede Internacional de Cidades Educadoras, o Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, em parceria com a produtora Panda Filmes, lança o documentário Vidas em Poa. O filme, que contempla nove histórias vividas na cidade, será apresentado nesta segunda-feira, 25, às 17 horas, na Cinemateca Capitólio. As inscrições podem ser realizadas aqui.

HIDRÔMETROS - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue com os serviços de troca de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes na última semana de março, a partir desta segunda-feira, 25, em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás da empresa AquatecSul. Na visita, eles solicitam dados como o CPF, telefone do responsável pelo ramal de água e número de pessoas residentes. Saiba mais.

SEGURANÇA VIÁRIA - Nesta segunda-feira, 25, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza o seminário sobre Educação para Mobilidade com diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos da Educação Infantil e Fundamental. O evento reafirma o compromisso do acordo de cooperação técnica firmado entre a EPTC e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que promove a inserção do tema da segurança no trânsito de forma permanente no currículo da rede municipal de ensino. O seminário ocorre a partir das 8h no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), localizado na rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 têm uma nova oportunidade antes do início do processo de cobrança, com negativação, protesto e cobrança judicial. A prefeitura oferece o parcelamento em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 28 de março. As guias para pagamento podem ser obtidas on-line pelo WhatsApp no número 51 3289-1540, opção 1, ou no site do IPTU, no botão IPTU em dívida.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.

BRIQUE DA REDENÇÃO - Estão abertas, até dia 10 de abril, as inscrições para novos expositores do Brique da Redenção, no segmento de artesanato. O edital da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está com 47 vagas, sendo 20% para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455, bairro Navegantes), das 14h às 17h.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina, campanha de vacinação itinerante da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, chega a 24 escolas públicas da Capital nesta semana. Uma das prioridades é imunizar crianças entre 9 e 14 anos contra o HPV (papiloma vírus humano). Saiba mais.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes