Previsão de pautas: segunda-feira, 24 de janeiro

23/01/2022 16:36

MERCADO PÚBLICO - O Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Público será reaberto nesta segunda-feira, 24, às 14h, com a presença do prefeito Sebastião Melo. O local passou por reforma e será entregue com uma programação mensal, além de visitas guiadas diariamente, que serão agendadas no próprio CIT.

VACINAÇÃO – A prefeitura amplia o público apto a receber a dose pediátrica da Pfizer a partir desta segunda-feira, 24. Poderão receber a dose todas as crianças a partir de 11 anos. A vacinação de crianças indígenas, quilombolas, autistas, com comorbidade e deficiência a partir de 5 anos, também será mantida. Confira aqui o serviço completo da vacinação.

UNIDADES DE SAÚDE - As unidades de saúde Tijuca, Batista Flores, Domênico Feoli, Asa Branca e Nova Gléba irão retomar o atendimento nesta segunda-feira, 24. Confira os endereços e horários de funcionamento das unidades aqui. Os cinco serviços de saúde estão fechados desde a última quinta-feira, 20, devido ao afastamento de 65 funcionários por suspeita ou confirmação de Covid-19.

UNIDADE MÓVEL - Porto Alegre passa a contar com uma unidade móvel itinerante com oferta de testagem rápida de antígeno. O ônibus circulará por diversos pontos da cidade de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Os testes serão oferecidos a pacientes sintomáticos de Covid-19 e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica. Confira aqui a programação da semana.

TESTES - Todas as 132 unidades de saúde da Capital realizam testes rápidos (antígenos) em pessoas com sintomas de Covid-19. O teste fica pronto em menos de 30 minutos. Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde. Saiba mais.

HMIPV - O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) suspendeu parte das cirurgias eletivas e cerca de 20% das agendas dos ambulatórios. A decisão foi tomada pela diretoria do hospital em razão do grande número de funcionários infectados pela Covid-19. Com 62 funcionários afastados, entre médicos e técnicos de enfermagem, foi preciso priorizar os atendimentos emergenciais e do Centro Obstétrico.

SINE - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 720 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. Dúvidas e informações podem ser obtidas também por e-mail: duvidasSINE@portoalegre.rs.gov.br .

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), leva o serviço a seis comunidades a partir desta quarta-feira, 26, até a próxima sexta-feira, 28. Em 2021, o Bota-Fora recolheu 940,18 toneladas de resíduos.

DMAE - Os postos comerciais do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) passam a atender somente com agendamento prévio pelo site da prefeitura, a partir de segunda-feira, 24. O cidadão que quiser ser atendido presencialmente deve acessar o endereço agendadmae.portoalegre.rs.gov.br e programar sua visita.

PROFESSORES - A PUCRS está oferecendo 160 bolsas integrais para cursos de licenciatura, incentivando o desenvolvimento de professores que atuam na rede pública de ensino e pessoas interessadas em atuar como docentes. Serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, por meio do site pucrs.br/bolsaslicenciaturas.

MEIO AMBIENTE- Entidades interessadas em participar das eleições para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), no biênio 2022-2024, deverão indicar seus representantes e entregar a documentação solicitada até 11 de fevereiro à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A proposta de candidatura com toda a documentação exigida no edital deve ser enviada para o endereço eletrônico eleicaocomam@gmail.com.

ECONOMIA CRIATIVA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) prorrogou até 11 de fevereiro o prazo de inscrição para as entidades interessadas em ingressar no Comitê Municipal de Economia Criativa. Os resultados provisórios estarão disponíveis no portal da prefeitura em 7 de março e, a após o período de recursos, o resultado definitivo será publicado em 21 de março. Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar os documentos requeridos em edital para o endereço de e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br ou podem ser salvos diretamente através do drive da Procempa.

PGM - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, terá atendimento exclusivamente pelos canais virtuais até o dia 31 de janeiro. No PAF, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses. Saiba mais.

IPTU - Os contribuintes de Porto Alegre podem fazer o pagamento da guia do IPTU em cota única, sem desconto, até 8 de março. Também é possível pagar de forma parcelada, em até 10 vezes. As primeiras guias são enviadas pelos correios e também estão disponíveis no site prefeitura.poa.br/iptu. Quem aderir ao pagamento parcelado deverá emitir as próximas parcelas pelo site. No site também é possiível ver como foi calculado o imposto e tirar dúvidas no item: "Saiba mais", onde há uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto.

SAÚDE ANIMAL - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e do Plano de Adoção de Animais. O edital é voltado para Organizações da Sociedade Civil e tem como objetivo firmar termo de colaboração para a execução dos serviços. A Usav realiza atendimento de especialidades clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, exames de imagem, castrações, entre outros. O envio das propostas, seja presencialmente ou por email, deverá ser feito até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30 até as 17h30.

Fabiana Kloeckner