Previsão de pautas: segunda-feira, 21 de novembro

21/11/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta segunda-feira, 21, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

TRONCO - Com o avanço das obras na avenida Tronco, serão necessárias novas alterações de trânsito na região. A partir desta segunda-feira, 21, a avenida Silva Paes será bloqueada para veículos no trecho compreendido entre as ruas Clemente Pinto e Gen. Gomes Carneiro, pois serão executadas obras de infraestrutura e pavimentação na Tronco. Com isso, os veículos provenientes das avenidas Carlos Barbosa e Moab Caldas poderão utilizar a nova pista, recentemente construída, para acessar a avenida Teresópolis em direção ao bairro. Já os veículos que se deslocam pela da avenida Teresópolis (sentido Bairro-Centro) deverão utilizar a Travessa Viamão para acessar as avenidas Niterói e Gen. Gomes Carneiro. 

PROFESSORES - Por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), a prefeitura abriu processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores. O edital foi publicado no Diário Oficial do município. Serão contempladas diversas habilitações para atuação na Secretaria Municipal de Educação, totalizando 91 vagas para chamamento imediato. O excedente de profissionais aprovados nesta seleção poderá ser utilizado no atendimento das 850 vagas temporárias autorizadas pela Lei n⁰ 13.297, durante a vigência do certame. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas a partir desta segunda-feira, 21, até sexta-feira, 25, via internet, com o preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui

EMPREGOS - A semana começa com 1.206 vagas disponíveis no Sine Municipal. O setor em destaque é o de serviços. Estão abertas 340 vagas para recenseador, 100 para operador de telemarketing receptivo e 50 para porteiro. Na área de construção civil, as principais oportunidades são para eletricista, com 41 vagas, além de pedreiro, com 36, e servente de obras, com 22. Para pessoas com deficiência, são 39 vagas abertas para atendente de lanchonete, atendente de lojas e auxiliar administrativo. Confira aqui a relação completa.

OP - As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas pela Prefeitura de Porto Alegre. Os encontros não ocorriam desde 2019. O calendário inclui 23 eventos, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos. Nesta segunda-feira, 21, ocorre a plenária da Região Noroeste, às 19h, no Projeto Ciso (rua Santa Catarina, n°105, bairro Santa Maria Goretti).

DEFESA CIVIL - Nesta segunda-feira, 21, será realizado o 1º Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil “Construindo Cidades Resilientes”, no Auditório Global da Tecnopuc, a partir das 8h30. Organizado pela Defesa Civil de Porto Alegre e Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), o evento tratará de assuntos à redução de riscos de desastres. São parceiros na organização a Defesa Civil do RS, a Tecnopuc, Hopeful Brasil e MCR2030. Também estarão em pauta as estruturas e ações dos órgãos de Defesa Civil e a aplicação e boas práticas do plano de contingência da Capital. 

IDOSOS - O curso prático Empreende Poa está com as inscrições abertas para uma turma exclusiva de pessoas com 60 anos ou mais. As aulas serão de 21 a 25 de novembro, das 9h às 12h, na sede da Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (Abrapps/Anapps), localizado na avenida Borges de Medeiros, 410/3º andar. As inscrições podem ser feitas até 23 de novembro no site do projeto ou presencialmente na unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda, s/nº, Centro Histórico.

PARQUES E PRAÇAS - A prefeitura abriu consulta pública até 24 de novembro para qualificação dos espaços públicos de Porto Alegre, que conta hoje com cerca de 700 parques e praças. O objetivo é discutir a operação, administração, manutenção e melhorias do Parque Marinha do Brasil e Trecho 3 da Orla (Lote 1) e Parque Farroupilha (Redenção) junto com o Calçadão do Lami (Lote 2). Quem quiser participar da consulta, que é totalmente digital, pode acessar este link. O material com a apresentação está disponível aqui. Os editais não preveem o cercamento ou fechamento de nenhum parque. Os prazos de concessão serão de 30 anos a partir da assinatura dos contratos.

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

EDUCAÇÃO INFANTIL - O período de inscrições para a matrícula de alunos novos e transferência na Educação Infantil da rede de ensino para o ano letivo de 2023 vai até 30 de novembro. Podem participar do processo as crianças com até 5 anos e 11 meses de idade, feitos até 31 de março de 2023. É vedada a inscrição de crianças ainda não nascidas até o dia 30 de novembro deste ano. O procedimento é válido para as 42 escolas próprias e para as 216 escolas conveniadas que atendem a Educação Infantil na rede municipal. 

REMATRÍCULAS – Está aberto o período de rematrícula para o ano letivo de 2023 na rede de ensino de Porto Alegre. Para alunos da Educação Infantil, o prazo encerrou-se em 31 de outubro; para os demais níveis de ensino, prossegue até 30 de novembro. O procedimento é necessário para todos os alunos que estejam regularmente matriculados nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs, EMEB e EMEM), Escolas de Educação Especial (EMEEFs) e Escolas Comunitárias de Educação Básica (ECEBs), com atendimento em jornada integral ou parcial. É obrigatório demonstrar interesse, pois o processo não é automático. A rematrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, quando o aluno for menor de 18 anos. Os maiores de 18 anos podem solicitar por conta própria. Em ambos os casos, a rematrícula deverá ser feita na atual escola, no horário regular de funcionamento.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes