Previsão de pautas: segunda-feira, 20 de junho

20/06/2022 08:29

COVID19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta segunda-feira, 20. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 27 locais: no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL- A unidade móvel de saúde estará nos bairros Cristal, Nonoai, Farrapos e Anchieta durante a semana, sempre das 9h às 15h, para o rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta segunda-feira, 20, o ônibus estaciona no Centro Regional de Assistência Social Cristal (rua Curupaiti, 27, Vila Ecológica, bairro Cristal). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.  Contra a Covid-19, serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. 

TRANSPORTE COLETIVO - O prefeito Sebastião Melo assina nesta segunda-feira, 20, às 14h, com a direção do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), protocolo de intenções de incentivo à qualificação dos profissionais do transporte coletivo. A assinatura ocorre na sede do Sest/Senat, na avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá. A capacitação dos profissionais é uma das medidas do programa Mais Transporte da prefeitura. Atualmente, o Sest/Senat tem mais de 250 cursos de educação à distância e mais de 500 presenciais em toda a área do transporte e mobilidade logística.

PREVIMPA - O prefeito Sebastião Melo dará posse nesta segunda-feira, 20, às 9h, à diretora-geral do Previmpa, Simone da Rocha Custódio, e ao diretor- geral adjunto, Fabiano Prates Behlke. O evento ocorre no Salão Nobre do Paço Municipal. Simone da Rocha Custódio é diretora-geral interina do Previmpa desde  março de 2022, antes era diretora-adjunta do órgão. Possui graduação em Direito, especialização em Advocacia Pública e Direito do Estado e em Master of Law em Direito e Prática Previdenciária.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda, esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 1.440 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O destaque da semana são as 200 vagas para operador de telemarketing receptivo. Na área da construção civil, são 148 postos de trabalho para técnico em fibras ópticas e 107 para eletricistas. As pessoas com deficiência têm 42 oportunidades exclusivas. Essa semana conta ainda com 11 vagas para Jovem Aprendiz. Veja aqui as vagas. 

US ERECHIM - A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Unidade de Saúde Alto Erechim, localizada na rua Dr. Ney Cabral, 581, bairro Nonoai, não atenderá o público nesta segunda-feira, 20. O motivo é a realização de obra para a troca de piso. O atendimento será retomado na terça-feira, 21, a partir das 8h. Enquanto estiver fechada, a comunidade referenciada no local será atendida na Unidade de Saúde Nonoai, que fica próxima ao local, na rua Erechim, 985.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Novo Horizonte (Restinga) nesta segunda-feira, 20. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta,  das 9h às 18h até o dia 24 e de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação de doses em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

PRÊMIO EPTC- Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. O concurso está dividido em quatro categorias e cinco subcategorias. "Juntos Salvamos Vidas” , tema escolhido para este ano, visa promover comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. Os trabalhos destacados serão conhecidos em cerimônia no dia 22 de setembro, no Auditório Araújo Viana. As inscrições são gratuitas e podem ser registradas até dia 15 de julho pelo site, e-mail eptc@eadeptc.com.br ou entregues na avenida Érico Verissimo, 100. O edital sobre o concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170. O programa segue até 28 de julho.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes