Previsão de pautas: segunda-feira, 1º de abril

01/04/2024 08:34

GRIPE - A partir desta segunda-feira, 1º, a dose da vacina contra a gripe (influenza) estará disponível, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Esses grupos se somam a idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas e indígenas. Todas as unidades de saúde da Capital estão vacinando (veja aqui os endereços). 

EMPREGOS - A partir desta segunda-feira, 1º, o Sine Municipal disponibiliza 2.265 novas oportunidades de empresa. Em destaque, estão 260 vagas para atendente de lanchonete, 92 para operador de caixa e 50 para técnico de enfermagem. Para Pessoa Com Deficiência(PCD), são 66 novas oportunidades de contratação. As vagas são para variados níveis de escolaridade, facilitando para quem não tem Ensino Médio completo. Outras oportunidades também não exigem experiência, com treinamento oferecido pelas empresas contratantes. Interessados devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Saiba mais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Lageado, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 1º, o ônibus estaciona na Madeireira da Vera (rua Estrada das Quirinas, 4495), bairro Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. Contra a gripe, a vacinação estará disponível para os grupos prioritários (veja aqui). Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.

HIDRÔMETROSO Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue no mês de abril com os serviços de troca de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes a partir desta segunda-feira, 1º, em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás da empresa AquatecSul. Na ocasião, eles solicitam dados como o CPF, telefone do responsável pelo ramal de água e número de pessoas residentes. Os bairros que terão recadastramento são Costa e Silva, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Mário Quintana, Morro Santana, Parque Santa Fé, Rubem Berta, Santa Rosa Lima e Sarandi. Acesse aqui os bairros beneficiados com a substituição de hidrômetros.

CORTA-FIOS - A força-tarefa para corte de fios em desuso será realizada nesta segunda-feira, 1º, a partir das 8h30, na esquina da rua Professor Cristiano Fischer com a rua Jerusalém. Na sequência, as equipes seguem pela avenida Protásio Alves em direção no sentido Centro-bairro. A força-tarefa está sob coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb junto às empresas de telecomunicações, sempre às 8h30. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

  

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes