Previsão de pautas: segunda-feira, 18 de março

18/03/2024 08:33

COLETA DE VIDRO - A Prefeitura de Porto Alegre assina contrato de parceria para distribuição de coletores e coleta especializada de vidro, nesta segunda-feira, 18, às 14 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal, na Praça Montevidéu, 10. A empresa Vidrofix Comércio de Sucatas LTDA foi a que melhor atendeu aos requisitos do edital de chamamento público para coleta específica, transporte e recolhimento dos resíduos de vidro e destino final para reciclagem. O prefeito Sebastião Melo participa do ato.

CORTE DE FIOS - Devido ao grande volume de fios, nesta segunda-feira, 18, e na quarta-feira, 20, a força-tarefa irá seguir na Estrada João Antônio da Silveira, no bairro Medianeira, a partir das 8h30. A operação para o corte de fios em desuso e que causam risco aos cidadãos da Capital está sob supervisão da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb juntos às empresas de telecomunicações, sempre às 8h30. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

EMPREGOS - A partir desta segunda-feira, 18, o Sine Municipal disponibiliza 2.270 novas vagas de emprego – em destaque, estão 218 oportunidades para atendente de lanchonete, 122 para repositor de mercadorias e 71 para motorista de caminhão. Para Pessoa Com Deficiência(PCD), são 146 novas possibilidades de contratação. Interessados devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Saiba mais.

HIDRÔMETROS - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue com os serviços de troca de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes a partir desta segunda-feira, 18, em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás da empresa AquatecSul. Veja aqui os bairros que serão visitados.

LOJA DA FAZENDA - O atendimento presencial da Loja da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus - Centro Histórico) será temporariamente suspenso entre os dias 18 e 22 de março, devido a obras de melhoria na estrutura do prédio. Embora os trabalhos não ocorram diretamente na loja neste momento, podem surgir inconvenientes relacionados ao acesso e à segurança durante esse período. Todos os serviços oferecidos no local podem ser acessados de forma remota nos canais digitais. Saiba mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIOS - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o edital de abertura para o processo seletivo de Estágio 003/2024. Os candidatos podem realizar as inscrições até 20 de março no site do CIEE-RS. No total são 264 vagas, mais cadastro reserva. Saiba mais aqui.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes