Previsão de pautas: segunda-feira, 12 de fevereiro

11/02/2024 19:24

CARNAVAL - Os foliões têm uma programação intensa no Carnaval de Rua de Porto Alegre. O Carnaval na Orla, POA é D+ promete muita animação nesta segunda-feira, das 14h às 23h59, com agito por conta dos blocos Os Cardoso, JP Espetinho, Samba da Leste, Guardiões do Samba e Tri legal. Os desfiles têm início no Trecho 1 da Orla do Guaíba.

PONTO FACULTATIVO - A Prefeitura de Porto Alegre fará ponto facultativo na segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, de Carnaval em conformidade com o artigo 1º do Decreto 10.149/1991. Na Quarta-Feira de Cinzas, 14, o expediente se inicia às 12h. O ponto facultativo não se aplica aos serviços e atividades de natureza consideradas essenciais. Saiba mais.

SERVIÇOS ESSENCIAIS - A Prefeitura de Porto Alegre mantém o atendimento à população durante o ponto facultativo de Carnaval - 12, 13 e 14 de fevereiro até o meio-dia - com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços e atividades consideradas essenciais. Saiba mais. 

BRIQUES - Quem ficar em Porto Alegre neste carnaval vai poder aproveitar as feiras e os briques da cidade. Nesta segunda-feira, 12, será realizada a Feira da Alfândega (rua Cassiano do Nascimento - Centro Histórico) das 9h às 18h. As feiras e briques oferecem aos porto-alegrenses e turistas mais de 500 expositores com diversidade em artesanato, antiguidades, artes plásticas e gastronomia. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), responsável pela coordenação das exposições, desenvolveu um painel com locais, dias e horários que pode ser acessado neste link.

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) divulga o relatório de balneabilidade das praias da orla do Guaíba, localizadas nos bairros Belém Novo e Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre. Todos os seis pontos analisados estão próprios para banho. Acesse o relatório aqui.

FEIRAS - As feiras Mercadão do Produtor e Modelo terão atendimento diferenciado no feriado prolongado de carnaval em Porto Alegre. Das 45 feiras de hortifrutigranjeiros em operação, 33 estarão fechadas até terça-feira, 13. O funcionamento será normalizado na Quarta-Feira de Cinzas, 14. No Jardim do Salso, São Pedro, Bom Fim, Ceará, Germânia e Epatur as feiras estarão montadas nos dias e horários habituais. Clique no link para ver as informações de cada uma delas. A feira Mercadão do Produtor estará funcionando na Medianeira, Jardim Lindoia, Moinhos, Cidade Baixa, Assis Brasil e Coronel Massot com o comércio de verduras, frutas, hortaliças, lanches e laticínios.

HIDRÔMETROS - A partir de segunda-feira, 12, o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) prossegue com os serviços de troca de hidrômetros antigos e recadastramento em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás das empresas AquatecSul e Contágio. Eles solicitam dados como o CPF, telefone do responsável pelo ramal de água e número de pessoas residentes. Também observam as características do imóvel como, por exemplo, piscina, caixa d’água ou jardim. Acesse aqui os bairros que terão recadastramento. Acesse aqui os bairros beneficiados com a substituição de hidrômetros.

CREDENCIAMENTO - A Prefeitura de Porto Alegre abriu o prazo de credenciamento para os profissionais de Comunicação interessados em cobrir os desfiles do Carnaval 2024 no Complexo Cultural Porto Seco, dias 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo site prefeitura.poa.br/carnaval. As rádios que farão transmissão ao vivo do sambódromo têm credenciamento específico até dia 14, com infraestrutura à disposição para o desempenho das funções durantes os desfiles. Jornalistas, profissionais de Comunicação, fotógrafos e cinegrafistas tem prazo até dia 18.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o IPTU 2024 ainda podem quitar em cota única, agora sem desconto, até 8 de março. As guias estão disponíveis nos canais digitais da prefeitura. Quem optar pelo parcelamento não precisa solicitar, terá automaticamente o tributo dividido em até dez vezes sem juros e os documentos para o pagamento serão disponibilizados a partir do dia 20 de fevereiro. A guia pode ser emitida através do WhatsApp, pelo número 51 3433-0156, opção 4, e pode ser gerada em menos de dois minutos; no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Também é possível obtê-la em um dos 20 locais de atendimento. Quem optou pelo parcelamento em até dez vezes sem juros já pode autorizar o débito em conta em um dos bancos da rede credenciada da prefeitura. Quem tem o cadastro de anos anteriores não precisa renovar a autorização.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

VÔLEI DE PRAIA - O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia está com as inscrições abertas. A primeira etapa do torneio ocorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Parque Marinha do Brasil, nas modalidades feminina, masculina e mista. As inscrições serão limitadas até 16 duplas por modalidade e podem ser realizadas neste link. As duplas campeãs da primeira etapa terão vaga assegurada na final do Circuito Sesc de Verão em 2 de março, no município de Torres, no Litoral Norte gaúcho.

ECONOMIA CRIATIVA - A prefeitura abriu chamamento público para a seleção de 20 empreendedores ou empresas do segmento da economia criativa para integrarem a delegação oficial de Porto Alegre no Rio2C. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de fevereiro. O edital, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está disponível no link.Os candidatos, que devem ter atuação exclusiva na Capital, podem fazer as inscrições pelo e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br. Neste link, estão as fichas que deverão ser preenchidas e remetidas para o endereço eletrônico. Serão aceitos somente os documentos enviados até as 17h do dia 12.

CENTRO AGRÃCOLA - A prefeitura promove o curso de boas práticas de fabricação para habilitação e registro nas Unidades de Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Vegetal e Animal - Simveg e Simpoa, que funcionam no Centro Agrícola Demonstrativo. A atividade é realizada por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), em parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre e o Senar-RS. As aulas serão ministradas nos dias 14, 15, 16, 19 e 20 de fevereiro, na sede do Sindicato Rural de Porto Alegre (avenida do Lami, 7319 - Belém Novo). A carga horária será de 40 horas. Informações e inscrições podem ser obtidas por Whatsapp, pelo número 51 3241 0631, no Sindicato Rural ou no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-Smgov).   

PRAÇA DA ENCOL - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) publicou edital com as novas datas para a realização de feiras na Praça Simão Carlos Arnt, conhecida como Encol, na Bela Vista. Os interessados em participar dos sorteios ou obter informações podem acessar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) neste link. As inscrições podem ser feitas diretamente no Escritório de Eventos da SMDET (travessa São José, 455, bairro Navegantes), das 9h às 12h. A ficha de inscrição e a documentação devem ser entregues no período entre 15 a 16 de fevereiro.

 

Gilmar Martins