Previsão de pautas: segunda-feira, 10 de maio

10/05/2021 08:29

COVID-19 - A prossegue nesta segunda-feira, 10, a vacinação da Covid-19 para as pessoas com 40 anos ou mais a com comorbidades. Além das pessoas com doenças crônicas, também podem receber a dose 1 gestantes e puérperas, pessoas com deficiência cadastradas no BPC a partir de 40 anos, pessoas com síndrome de Down, os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose de vacina. Para atendimento aos públicos,  há disponibilidade das vacinas de Oxford-AstraZeneca/Fiocruz (chamada Covishield) e da vacina da Pfizer (Comirnaty), em diferentes locais. A oferta da imunização será realizada em unidades de saúde, das 8h às 17h, e no drive-thru da PUCRS, das 9h às 17h. Haverá diferença no atendimento em cada local. Pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas cadastradas no BPC, profissionais de saúde e trabalhadores de apoio deverão apresentar documentos específicos para serem vacinados.

FARMÁCIAS - A prefeitura retoma nesta segunda-feira 10, a vacinação contra a Covid-19 em farmácias parceiras. Podem se vacinar nestes locais pessoas com comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde, profissionais de saúde e trabalhadores de apoio, gestantes, puérperas e estudantes universitários e de cursos técnicos da área da saúde, que realizam pelo menos 10 horas de estágio de campo em serviços de saúde. São 21 farmácias que aplicam a primeira dose do imunizante. Todas as pessoas deverão apresentar documento de identidade (ou outro oficial com foto e CPF) e comprovante de residência em seu nome ou, no caso de familiar ou outra pessoa, declaração de domicílio em Porto Alegre. A SMS solicita que as pessoas entreguem cópias dos comprovantes, que serão retidas pelo serviço vacinador. O horário é das 9h às 17h, com exceção da Panvel Iguatemi, que abre às 10h, horário de abertura do shopping. No caso dos estudantes, somente serão vacinados aqueles cujos nomes constam nas listas enviadas à Diretoria de Vigilância em Saúde previamente. Saiba mais.

VACINA PFIZER- A vacina Cominarty, produzida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech, está sendo aplicada na campanha de imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre. Ela foi distribuída para um grande número de unidades de saúde para que possa ter sua aplicação da forma mais ampla possível. Por conta das baixíssimas temperaturas em que deve ser mantida, a aplicação tem que ser feita em no máximo cinco dias após retirada do congelamento nos ultrafreezers da UFRGS, para onde o lote foi levado assim que foi entregue à SMS, ainda na terça-feira. Por este motivo, a secretaria decidiu informar a população em quais unidades os imunizantes estão disponíveis. A vacinação está sendo feita com 12.780 doses que são parte do lote de 32.760 entregues à Capital. Destas, 3.600 permanecem congeladas como reforço para primeira dose. Outras 16.380 ficarão guardadas nos ultrafreezers, como garantia de estoque para a segunda dose, que deverá ser feita 21 dias após a primeira, conforme recomenda o fabricante. 

CORONAVAC - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a aplicação da segunda dose de Coronavac não será realizada nesta segunda-feira, 10, devido ao baixo volume de vacinas disponíveis. A SMS orienta as pessoas para que não façam filas hoje à noite, nem amanhã de manhã cedo, porque não haverá segunda dose.  Mesmo tendo recebido apenas 4.890 doses de Coronavac na última remessa do Ministério da Saúde, a SMS conseguiu mais que dobrar esta quantidade ao fazer busca ativa de estoques nos hospitais e unidades de saúde. Mesmo assim, as cerca de 11 mil doses que foram disponibilizadas foram rapidamente consumidas durante esta quarta-feira, 5. A expectativa é que cheguem novas remessas do Ministério da Saúde nos próximos dias, o que possibilitará a retomada da vacinação. A secretaria reitera que, mesmo tendo passado algumas semanas do prazo, a imunização não fica comprometida.

EMPREGO - Para quem está em busca de emprego, a unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) inicia a semana com 213 vagas disponíveis para retirada de cartas para entrevista. A unidade atende das 8h às17h. O destaque são para 40 vagas de eletricista e 25 para auxiliar de linha de produção. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. A retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego e seguro-desemprego podem ser agendados  agendasine.procempa.com.br O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

GRIPE - Prossegue a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), que será dividida em três etapas. Em Porto Alegre, o atendimento é feito em 40 unidades de saúde. Nesta primeira etapa, que se encerra nesta segunda-feira, 10, a imunização é destinada a crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde. Na segunda fase da campanha, entre 11 de maio e 8 de junho, serão imunizados os idosos de 60 anos para cima e os professores. E na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, a vacinação será para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Clique aqui para conferir os locais de vacinação.

CENTRO HISTÓRICO - A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pelo programa de Reabilitação Urbanística do Centro Histórico, amplia as formas de contribuição da sociedade civil organizada para elaboração do projeto final a ser apreciado pela Câmara de Vereadores. Até 18 de maio, entidades, associações e grupos organizados ligados ao Centro da Capital podem agendar uma reunião com a equipe da Diretoria do Planejamento Urbano da Smamus para discutir o programa. Para isso, é preciso entrar em contato pelo e-mail planodiretor@portoalegre.rs.gov.br. Para participar de forma individual, é preciso preencher o formulário da Consulta Pública sobre o tema até esta segunda-feira, 10.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em 12 pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

MAIO AMARELO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciou as atividades referentes ao Maio Amarelo. O objetivo é chamar atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A ação de impacto escolhida para marcar esse movimento neste ano utiliza manequins amarelos, que serão colocados em pontos estratégicos da cidade, representando as pessoas, a humanização dos dados e a importância da vida, empatia e do respeito no trânsito. A programação será divulgada semanalmente nos canais oficiais da EPTC.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO - A prefeitura lançou uma consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Os documentos da consulta pública serão disponibilizados neste link. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio. Dentro do prazo da consulta, também será realizada audiência pública, prevista para ocorrer no dia 17 de maio. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldeservicos@portoalegre.rs.gov.br.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes