Previsão de pautas: sábado, 6, e domingo, 7 de janeiro

05/01/2024 14:39

US LAMI - A Unidade de Saúde Lami, localizada na rua Nova Olinda, 202, bairro Lami, irá abrir aos finais de semana para prestar atendimento à população que frequenta as praias da região neste período do ano. As atividades tiveram início em 30 de dezembro e seguem até o mês de março, das 10h às 19h, aos sábados e domingos. Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde são escuta inicial, atendimento médico e de enfermagem, procedimentos, curativos, administração de medicações, sutura e vacinação do calendário, além de dispensação de medicamentos. Para adultos, serão oferecidas as vacinas contra a Covid-19, anti-tetânica e febre amarela.   

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 7, a partir das 7h30, no Beco do David, bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por quatro garis e um fiscal do DMLU, com o auxílio de dois caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza dos focos crônicos de lixo existentes no local.

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o relatório de balneabilidade das praias da Orla do Guaíba, localizadas nos bairros Belém Novo e Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre. Todos os seis postos analisados estão próprios para o banho. Acesse aqui o relatório. 

ESCOLA DE MOBILIDADE - Neste sábado, 6, a partir das 10h, a Escola Pública de Mobilidade da EPTC realiza ação educativa de orientação aos usuários de patinetes e bicicletas elétricas. A atividade será no parque Jaime Lerner (Orla do Guaíba), bairro Praia de Belas. A atividade faz parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. 

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

CONCURSO PÚBLICO - Estão abertas até o dia 11 de janeiro as inscrições para o concurso público de provimento efetivo de 40 vagas distribuídas em 37 especialidades médicas. O objetivo é suprir as demandas e qualificar o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Também há vagas para os cargos de assistente operacional do DMLU, auxiliar de farmácia, terapeuta ocupacional e técnico em nutrição e dietética. Inscrições no endereço eletrônico do Instituto Mais. Veja aqui o edital de abertura publicado em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) publicou um edital de retificação que altera a data da prova do concurso para o dia 10 de março de 2024.

PRODUTORES RURAIS - Os produtores rurais de Porto Alegre já podem solicitar o auxílio que visa a reduzir os danos na produção primária causados pelas chuvas intensas. Administrado pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), o benefício para cada produtor será de R$ 10 mil.  A Lei 13.778, que autoriza a prefeitura a investir R$ 1 milhão para conceder auxílio emergencial aos produtores rurais, foi publicada do Diário Oficial do Porto Alegre (Dopa). Os agricultores que tenham sofrido perdas na sua atividade rural deverão preencher um formulário de cadastro e enviar os documentos requisitados até as 23h59 do dia 12 de janeiro. 

FESTIVAL DE MÚSICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento. Para participar, a música deve ser inédita: que não tenha sido editada, registrada ou comercializada em CDs, DVDs e sites de streaming e/ou veiculada em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou premiada em outros festivais. Não existe limitação de gêneros e estilos musicais.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes