Previsão de pautas: sábado, 4, e domingo, 5 de fevereiro

03/02/2023 14:45

ORLA LIMPA - O projeto Linda Orla Limpa acontece nos sábados de verão nas diversas praias da Capital. Neste sábado, 4, das 10h às 17h, a atividade de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) será no calçadão da praia do Guarujá (avenida Guaíba, ao lado da pista de skate), bairro Guarujá. A ação tem o objetivo de facilitar a sensibilização ambiental da população sobre sustentabilidade e descarte correto.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza um mutirão de limpeza neste domingo, 5, a partir das 8h, na avenida Nossa Senhora Aparecida e no Beco Recanto do Chimarrão, bairro Sarandi, zona Norte. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por nove garis e um fiscal do DMLU, com o auxílio de uma retroescavadeira e seis caçambas, fará a limpeza dos focos de lixo.

FUTEBOL 1 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Grêmio e Aimoré, pelo Campeonato Gaúcho, que acontece neste sábado, 4, às 16h30, na Arena do Grêmio. A abertura dos portões está marcada para as 14h30. Duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação começam a circular a partir das 14h30. Saiba mais.

FUTEBOL 2 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional (Gurias Coloradas) e Athletico-PR pela Supercopa Feminina 2023, que ocorre neste sábado, 4, às 18h45, no Estádio Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 17h45. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e uma de lotação começam a circular a partir das 17h45. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Ao final do jogo haverá inversão de sentido na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o relatório de balneabilidade das praias do Extremo-Sul. As coletas mostram, pela sétima semana consecutiva, que todos os locais estão próprios para banho. Os pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami. Cinco amostras foram coletadas entre os dias 4 de janeiro e 1º de fevereiro. Semanalmente, amostras de água são coletadas em pontos específicos do Lago Guaíba, e passam por testes de laboratório, que vêm confirmando a balneabilidade dos locais avaliados. Veja no mapa onde se localizam os pontos verificados.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias já disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

OPERAÇÃO VERÃO - A prefeitura realiza a Operação Verão nas praias do Lami e Belém Novo até 5 de março. Além dos cuidados diários, como capina, roçada e coleta de resíduos, a administração municipal realizou outras intervenções para qualificar os espaços de lazer dos banhistas. A expectativa é que, a exemplo dos outros anos, milhares de pessoas frequentem o Extremo-Sul da cidade nos fins de semana e feriados. Para facilitar o acesso da população às praias, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ativou quatro linhas de transporte coletivo na região: 398.7 - Pinheiro / Lami / Verão, 212 - Restinga/ Lami, 269.3 - Praia Operação Veraneio e 269.4 - Operação Lami.

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam - estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

CRECHES - Pais ou responsáveis podem solicitar vagas em creches municipais acessando o site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e preenchendo o Formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023. Quem não tem internet, pode fazer esta inscrição on-line na escola municipal mais próxima de sua casa. Este serviço é destinado apenas para quem ainda não havia inscrito a criança em uma lista de espera. O preenchimento da solicitação não é garantia de ingresso ao sistema municipal de educação, pois isso depende da disponibilidade de vagas das escolas da região onde a família reside. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes