Previsão de pautas: sábado, 3, e domingo, 4 de dezembro

03/12/2022 08:30

CÂNCER DE PELE - Exames dermatológicos para investigar lesões suspeitas de câncer de pele estarão disponíveis para moradores de Porto Alegre neste sábado, 3, das 9h às 15h. O atendimento, por ordem de chegada, será realizado no Ambulatório de Especialidades do Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia), Zona Norte. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, conhecida como Dezembro Laranja. A realização é da Sociedade Brasileira de Dermatologia/secção RS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Médicos e profissionais voluntários prestarão atendimento gratuito com foco destinado de forma específica para lesões suspeitas.

FIBROMIALGIA - Pessoas com fibromialgia que solicitaram o cartão de prioridade à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderão retirar o documento neste sábado, 3, das 9h às 15h, na avenida João Pessoa, 325. Aqueles que ainda não fizeram a solicitação também poderão encaminhar o pedido. Para solicitar o cartão, é preciso que o portador da doença leve documento de identidade e atestado médico constando CID 11 MG30.01. Caso o usuário não tenha o atestado para comprovação, será necessário agendar consulta médica em uma unidade de saúde. Para ser validada, a carteira deve ser carimbada e assinada pela coordenação do serviço no verso. 

OP - As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foram retomadas pela Prefeitura de Porto Alegre. Os encontros não ocorriam desde 2019. O calendário inclui 23 eventos, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos. Nesta sábado, 3, ocorre a plenária da Região Lomba do Pinheiro, às 15h, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos (avenida Santo Dias da Silva, 1 - Lomba do Pinheiro).

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro.  A Casa do Papai Noel, instalada dentro do Paço, será aberta ao público às 15h deste sábado, 3. No mesmo dia, às 11h, o Coral da UFRGS fará um recital na Cinemateca Capitólio e, às 18h, o Parque Farroupilha será palco para o Festival de Orquestras Jovens apresentando o Concerto Cover Frank Sinatra.  Acesse aqui a agenda completa.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 4, a partir das 8h, na avenida Oscar Pereira. O trabalho começará na altura do número 3.790, na esquina da avenida Ludolfo Boehl, bairro Glória, e termina na entrada do bairro Belém Velho. O trabalho será feito por uma equipe, formada por cinco garis, que terão o auxílio de uma retroescavadeira e cinco caminhões.

GINÁSTICA ARTÍSTICA - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude(SMELJ), realiza a 18ª Copa de Ginástica Artística neste domingo, 4, às 14h, no Centro da Comunidade Parque Madepinho – Cecopam (Rua Arroio Grande, 50, Cavalhada). A atividade é aberta gratuitamente ao público para assistir às apresentações de aproximadamente 100 crianças, atletas da Cecopam, Ginásio Tesourinha, Ginásio Lupi Martins, Parque Ramiro Souto e Praça Darcy Azambuja. Neste ano, o grupo convidado é do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete).

POA EM CENA - A 29ª edição do Porto Alegre em Cena prossegue até 7 de dezembro. Veja aqui mais informações sobre as atrações, horários e locais. O Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307) será a sede do tradicional Ponto de Encontro, local em que artistas e público se reúnem para troca de ideias e confraternização. Neste sábado, 3, a partir da 22h, a Festa do Em Cena deve agitar o ponto de encontro. Na agenda do Em Cena, estão espetáculos nacionais e internacionais, que poderão ser assistidos em diversos locais da cidade, seja em teatros, nas ruas, parques, e em pontos turísticos como a Orla do Guaíba e na Esquina Democrática, no Centro Histórico. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 100 – a venda ocorre pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store, localizada no térreo do prédio Living 360º (Prédio 15), junto ao Campus da PUCRS, das 11h30 às 21h30.

JARDIM DO DMAE - O Jardim do Dmae recebe neste sábado, 3, a última edição do ano da Feira Universo Mamãe & Bebê. O evento terá uma temática especial alusiva ao Natal, com espaço dedicado para brincadeiras entre crianças e pais. O acesso ao local é gratuito e o evento ocorre das 11h às 17h. Com tema dedicado às festividades natalinas, a feira organizou o espaço chamado Recanto do Natal, que terá a partir das 15h uma oficina gratuita de artes e pintura para as crianças. Os pequenos também terão a oportunidade de escrever ou desenhar cartinhas para o Papai Noel e depositar em uma caixa de correio especial. 

MONUMENTOS - Segue até domingo, 4, o Noite dos Museus Monumentos, com o objetivo de explorar monumentos de Porto Alegre e permitir que a população conheça mais sobre a história de cada obra. Serão 12 locais que receberão uma iluminação especial e terão visitas guiadas. O Jardim do Dmae, no bairro Moinhos de Vento, participa da programação, com as quatro estátuas conhecidas como Afluentes do Guaíba. No sábado, também haverá show musical, a partir das 18h, tendo como atrações os grupos Violas ao Sul, Sexteto Gaúcho, Alma Lusitana e a Orquestra Jovem RS. As apresentações são abertas ao público. A prefeitura de Porto Alegre é apoiadora do evento, realizado pela produtora Rompe Cabezas.

CONCERTOS CAPITÓLIO - O mês de dezembro começa movimentado na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). No sábado, 2, às 11h, acontece a última edição do ano do projeto Concertos Capitólio, com a apresentação do Coral da Ufrgs, sob a regência do maestro Lucas Alves. Também no sábado, às 17h, a Sessão Plataforma exibe o monumental City Hall (2020), obra-prima do mestre do cinema documental Frederick Wiseman, com quatro horas e meia de duração.

SESSÃO VAGALUME - Como ocorre tradicionalmente no primeiro final de semana do mês, sábado e domingo, às 15h, haverá mais uma edição da Sessão Vagalume na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). Desta vez será exibido o premiado longa gaúcho Antes que o Mundo Acabe (2009), de Ana Luiza Azevedo, recomendado para crianças a partir de 10 anos e adolescentes. O cinema gaúcho também é destaque com a exibição de Disforia, de Lucas Cassales, que encerra a mostra de filmes apoiados pela Porto Alegre Film Commission, e com exibições do recentemente lançado Os Bravos Nunca se Calam, de Marcio Schoenardie.

NANQUIM - A artista Graça Craidy se integra às comemorações dos 250 anos de Porto Alegre abrindo no Paço Municipal uma mostra com 30 desenhos a nanquim de esculturas e ornamentos de fachadas da cidade, na mostra Beleza Escondida. A abertura será no sábado, 3, das 11h às 13h. A visitação é gratuita e vai até 20 janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12 e das 13h30 às 17h, no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). A ideia é convidar os transeuntes a redescobrir a cidade e seus encantos criados por grandes nomes da arte escultórica.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

FUNDOS MUNICIPAIS - As empresas e pessoas físicas podem destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) devido aos fundos municipais da Criança e do Idoso . Os doadores devem fazer o modelo completo de declaração de Imposto de Renda. Até 30 de dezembro, os contribuintes podem destinar 1% do seu Imposto de Renda devido aos fundos municipais e deixar os recursos no município. Também até 30 de dezembro, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido diretamente para as instituições. Após esta data, é permitido apenas aos fundos escolhidos. Neste site, é possível conhecer os projetos e instituições cadastradas em Porto Alegre. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes