Previsão de pautas: sábado, 24, e domingo, 25 de setembro

24/09/2022 08:29

VACINAÇÃO - Neste sábado, 24, a vacinação contra a gripe e Covid-19 ocorrerá no Lindóia Shopping (avenida Assis Brasil, 3522), das 9h às 16h. Haverá aplicação de doses para crianças, adolescentes e adultos, além de vacina contra a poliomielite para menores de cinco anos. Este será o úlitmo sábado de aplicação aos finais de semana e feriados. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) após avaliação - nos últimos quatro meses - dos fluxos de atendimento nos pontos de vacinação, que aplicam as doses aos sábados. Conforme a análise, houve queda de 81,8% no número de doses aplicadas.

MOSTARDEIRO - Depois da realização do teste de estanqueidade no Reservatório Mostardeiro, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou novos serviços para o fim de semana. Com o alargamento da vala, foi identificada a origem do vazamento na parte da tubulação que está sob concreto. Raízes de vegetais romperam a estrutura, causando o dano. Neste fim de semana, o Departamento irá iniciar a reparação do tubo. Para realização do trabalho, é necessário o bloqueio de duas faixas da rua Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante. A interrupção pode ser total em alguns períodos, conforme avaliação dos técnicos.

ADOÇÃO DE ANIMAIS - O Gabinete da Causa Animal realiza neste sábado, 24, uma feira de adoção de animais. Serão disponibilizados para adoção 106 cães, todos castrados, microchipados e vacinados, na Unidade de Saúde Animal Victória (Estrada Berico José Bernardes, 3489 - Lomba do Pinheiro), das 8h às 12h. Os animais estão à espera de um lar após terem sido recolhidos das ruas por abandono ou sofrido maus-tratos. Os interessados devem ser maiores de 18 anos; apresentar o RG e realizar uma entrevista no local com a veterinária da instituição.

SEMANA DO TRÂNSITO - Ônibus que mostra aos pedestres e ciclistas onde não se posicionar no trânsito pois não são visualizados pelos motoristas, simulação de resgate do Corpo de Bombeiros, óculos que reproduz efeitos de álcool e outras substâncias estão entre as atrações do encerramento da Semana Nacional do Trânsito, evento promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A ação será na manhã deste sábado, 24, das 10h30 às 13h na Edvaldo Pereira Paiva, próximo à rótula do Gasômetro (esquina com Loureiro da Silva).

GUARDA MUNICIPAL - A Fundação La Salle aplica neste domingo,  25, as provas objetivas do concurso para Guarda Municipal da Prefeitura de Porto Alegre. As avaliações ocorrem na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (av. Ipiranga, n° 6681, Partenon, Porto Alegre), a partir das 8h30. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, que ocorre às 9h30. O número da sala para realização do teste, que tem duração e quatro horas, será informado via e-mail, de acordo com o endereço eletrônico informado no momento da inscrição. Esta e outras informações estão disponíveis para consulta individual no site da Fundação La Salle. 

PROCEMPA -  Neste domingo, 25 , serão realizadas as provas para o concurso da Procempa. São 42 vagas para contratação de profissionais e cadastro reserva em áreas tecnológicas e administrativas. As provas ocorrerão em dois turnos e em locais diferentes. Todos os candidatos devem comparecer em local e horário indicados com, no máximo, uma hora de antecedência, momento em que os portões serão fechados. Saiba mais

EXPOSIÇÃO - A exposição Cidade feita de Rio é a primeira a ocupar a nova galeria do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). A mostra itinerante que retrata o Guaíba através do olhar de 40 artistas será aberta para o público neste sábado, 24, das 11h às 13h. O novo espaço fica localizado no segundo andar. A visitação vai até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca.

TROCA DE LIVROS - A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (avenida Érico Veríssimo, 307) promove, no sábado, 24, a edição anual da Feira de Troca de Livros. Desta vez, poderão participar outras bibliotecas da cidade. A atividade ocorrerá das 13h às 17h, no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo,  307). 

FOTOGRAFIA - A partir das 15h deste sábado, 24, a Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) será palco da primeira visita mediada à exposição Ainda Ontem: melodias ao vento, da fotógrafa Fernanda Chemale. A visita será conduzida pelo músico King Jim e pela produtora, curadora e professora Paola Oliveira, que apresentarão ao público presente alguns códigos visuais da obra de Chemale. A atividade não requer inscrição e será transmitida pelo instagram da fotógrafa no endereço hwww.instagram.com/nandachemale/.

SEMANA DA PRIMAVERA - A 30ª edição da Semana da Primavera prossegue até o dia 27. Promovido pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o evento contará com seminários, trilhas, oficinas de observação de aves, feira de troca de livros, contação de histórias e palestras. Todas as atividades são gratuitas. Veja aqui a programação

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

EXPOSIÇÃO - O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove, no Goethe Institut Porto Alegre, a exposição Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX. O trabalho conta a história de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção dessa arte na Capital. A exposição faz parte da programação cultural da prefeitura alusiva aos 250 anos da Capital. A exposição fica aberta até 29 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 13h. A entrada é
franca.

AÇORIANOS DE LITERATURA - A Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) abriu inscrições para a 28ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura, que tem por finalidade destacar a produção literária de Porto Alegre,. O período de inscrições segue até 26 de outubro de 2022. Para as obras enviadas pelo correio, será considerada válida a data da postagem até o último dia do prazo. A cerimônia de premiação está marcada para 21 de março de 2023, e os vencedores receberão troféu criado pelo artista plástico Xico Stockinger. Saiba mais.

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes