Previsão de pautas: sábado, 23, e domingo, 24 de março

23/03/2024 08:31

BAILE DA CIDADE - O tradicional Baile da Cidade, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, acontece neste sábado, 23, no Parque Farroupilha (Redenção). Estão programadas atrações musicais desde as 15h até a noite para animar a festa em comemoração aos 252 anos de Porto Alegre. A apresentação ficará a cargo do radialista Celso Dornelles (Podcast Bailanta). Veja aqui a programação.

PREFEITOS DE PRAÇAS - O prefeito Sebastião Melo nomeia treze prefeitos de praças da Região Leste neste sábado, 23, às 9h30, no Parque Marcos Rubin (avenida Protásio Alves esquina com a rua Rodolpho Englert). Também será assinado pela comunidade e os representantes da prefeitura o Pacto de Governança, um documento que oficializa o compromisso e compartilhamento na responsabilidade com o cuidado e zeladoria dos espaços públicos.

DENGUE - A prefeitura irá reforçar as atividades de combate à dengue nas zonas Sul, Norte e Leste neste sábado, 23, como parte das mobilizações contra a doença. O objetivo é percorrer os territórios para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, sensibilizando a comunidade para o cuidado permanente com o ambiente, seja em residências, trabalho ou comércio. Saiba mais

SAÚDE DA MULHER - Março é voltado às mulheres nas unidades de saúde de Porto Alegre, com ações especiais de prevenção de doenças e promoção de uma vida mais saudável. Neste sábado, 23, serão realizadas atividades em oito locais (veja aqui). As atividades incluem encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, exercícios, conversas e orientações.

COLETA DE ELETRÔNICOS - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará um drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos neste sábado, 23, das 9h às 16h. O posto de coleta itinerante estará na Praça Comendador Souza Gomes, na avenida Wenceslau Escobar, 7, bairro Tristeza, Zona Sul da Capital. Todos os materiais eletrônicos e eletrodomésticos sem uso podem ser descartados no local gratuitamente pela comunidade.

CORRIDA DE PORTO ALEGRE - A tradicional corrida das comemorações do aniversário da Capital será neste domingo, 24. A 20ª edição da Corrida do Aniversário de Porto Alegre tem largada marcada para as 8h, na avenida Borges de Medeiros, entre o Paço Municipal e o Largo Glênio Peres. O evento é uma realização do Sesc-RS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

PASSEIO CICLÍSTICO - Passeios ciclístico e de carros antigos serão realizados neste domingo, 24, para comemorar o aniversário de Porto Alegre. O Pedal das Chaminés, como é conhecido o passeio ciclístico, já foi incorporado ao calendário turístico da cidade. O evento é promovido pelo Shopping Total e conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A participação é gratuita. O passeio ciclístico começa às 8h, com saída às 9h das instalações do Shopping Total, seguindo até a Usina do Gasômetro.

BRIQUE DA REDENÇÃO - Neste domingo, 24, o Brique da Redenção terá programação diversificada em comemoração ao 46º aniversário. As festividades iniciam-se às 10h, com entrada gratuita, na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim. Estão previstas homenagens, apresentações musicais e dança, além do tradicional desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil RS. A comemoração do Brique integra a programação oficial que marca o mês de aniversário de 252 anos de Porto Alegre. Veja aqui a programação.

ARROIO MAUÁ - A nova ponte sobre o Arroio Mauá, que liga as ilhas da Pintada e Mauá, será liberada para tráfego de veículos e pedestres neste domingo, 24, a partir das 10h. A obra é uma antiga demanda da comunidade, já que a ponte existente foi construída de forma irregular.

VÔLEI DE PRAIA - A segunda etapa do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia ocorre neste fim de semana no Parque Marinha do Brasil, no sábado, 23, e domingo, 24. Os jogos começam às 14h e são divididos nas modalidades feminina, masculina e mista. Neste link, é possível acessar as duplas, com os nomes, que estão inscritas para participar da competição. No sábado, 23, os jogos são para as duplas mistas. Já no domingo, 24, as duplas que entram em quadras são as femininas e masculinas.

BEACH TENNIS - A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com a Federação Gaúcha de Beach Tennis, realiza o Torneio Aberto de Beach Tennis no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. O evento ocorre neste fim de semana, 23 e 24, a partir das 9h. Os horários dos jogos das categorias podem ser acessados neste link. Esta é a primeira competição que as quatro novas quadras no Parque Moinhos de Vento irão receber desde a entrega, em dezembro do ano passado.

ESCOLA DE MOBILIDADE - Neste sábado, 23, agentes da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão no Parque da Redenção, à tarde, durante o Baile da Cidade. No local, os visitantes poderão ter uma experiência com os óculos de alcoolemia e testes de etilômetro com o foco mais educativo, alertando para os riscos de beber e dirigir. Os óculos simulam os efeitos do álcool no organismo e os participantes podem vivenciar o quanto seus sentidos são alterados em razão da ingestão de altos níveis de álcool.

VIVA O CENTRO A PÉ - Em comemoração aos 252 anos de Porto Alegre, a caminhada orientada Viva o Centro a Pé terá como foco a Zona Sul da Capital neste sábado, 23. O roteiro destaca a história do local, as praias, principais patrimônios do bairro e a apreciação da paisagem rural do bairro Belém Novo. A saída será às 9h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), com chegada ao ponto de encontro às 10h (Praça em frente à Igreja Nossa Senhora de Belém – Belém Novo). As vagas são limitadas para o transporte gratuito (ida e volta). Quem desejar, poderá ir direto até o ponto de encontro na Zona Sul.

ZÉ CELSO - A Cinemateca Capitólio (rua  Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) apresenta, até domingo, 24, mostra de cinema dedicada à vida e obra de Zé Celso Martinez Corrêa, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro. Entrada gratuita de acordo com a capacidade de lotação do espaço. A curadoria, feita por Marcelo Drummond, inclui obras que destacam a trajetória e os trabalhos do Teatro Oficina Uzyna Uzona. 

TROCA DE LIVROS - A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães promove mais uma edição da Feira de Troca de Livros. Em comemoração aos 252 anos da Capital, a feira será realizada neste sábado, 23, das 14h às 17h, no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus. O evento é gratuito e aberto a todos aqueles interessados em leitura, literatura e livros. Cada participante deve trazer livros em bom estado para trocar.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 têm uma nova oportunidade antes do início do processo de cobrança, com negativação, protesto e cobrança judicial. A prefeitura oferece o parcelamento em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 28 de março. As guias para pagamento podem ser obtidas on-line pelo WhatsApp no número 51 3289-1540, opção 1, ou no site do IPTU, no botão IPTU em dívida.

EM CENA - A segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena prossegue até 24 de março, com espetáculos internacionais e nacionais, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas nos palcos da Capital. São oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela. As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 60, à venda no site Guichê Web e também no Campus da PUCRS, na avenida  Ipiranga, 6681, saguão do Living 360° – prédio 15, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Veja aqui a programação.

BRIQUE DA REDENÇÃO - Estão abertas, até dia 10 de abril, as inscrições para novos expositores do Brique da Redenção, no segmento de artesanato. O edital da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está com 47 vagas, sendo 20% para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455, bairro Navegantes), das 14h às 17h.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes