Previsão de pautas: sábado, 21, e domingo, 22 de maio

20/05/2022 14:58

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 21, em quatro locais: unidades de saúde Santa Marta e Mapa, para crianças, e Shopping João Pessoa, para adultos. O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. Já a unidade móvel estará no Campo do Piriquito, no bairro Vila Nova, Zona Sul, das 10h às 16h, com vacinação contra a gripe e Covid-19 para crianças e adultos. No domingo, 22, não haverá vacinação. Saiba mais. 

PREFEITOS DE PRAÇAS - A prefeitura promoverá neste sábado, 21, nova edição do projeto Prefeitos de Praças. O prefeito Sebastião e sua equipe de secretários e servidores do governo municipal estarão nas regiões do Eixo Baltazar e Humaitá/Navegantes para nomear mais 13 moradores voluntários aptos a auxiliar o poder público nos cuidados com a preservação e manutenção dos parques e praças da Capita. Ao todo serão, agora, 118 voluntários. As solenidades acontecerão a partir das 9h30 na Praça Flávio Veiga Miranda (rua Cícero Soares, confluência com a rua Madre Teresa de Jesus Gerhardinger nº 179, bairro Parque Santa Fé). E às 11h15, o evento segue no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes (av. José Aloísio Filho, bairro Humaitá).

TRANSPORTE COLETIVO - A Prefeitura de Porto Alegre amplia, a partir deste sábado, 21, a oferta do transporte coletivo à noite e aos finais de semana e amplia a oferta nos horários de pico em 11 linhas nos dias úteis. A terceira etapa do programa de reestruturação Mais Transporte terá um incremento de 457 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi). Saiba mais. 

NOITE DOS MUSEUS - A Noite dos Museus volta a ocorrer presencialmente depois da ausência de dois anos. Neste sábado, 21, diversos museus da cidade estarão abertos com programações especiais para o evento. Todas as atividades terão entrada franca e ocorrem das 19h de sábado até a 1h da madrugada de domingo, 22. Em 2022, estão programadas quase 100 atrações artísticas acontecendo nos principais museus e centros culturais da capital gaúcha. São apresentações de música, arte, cinema e literatura que ocupam instituições, ruas e praças. A prefeitura oferecerá cinco espaços: Galeria de Arte e Jardim do Dmae, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Cinemateca Capitólio e as pinacotecas Rubem Berta e Aldo Locatelli. Saiba mais. 

MUSEU FELIZARDO - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa) reabre neste sábado, 21, às 18h, com a mostra Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre. A exposição conta histórias que povoam o imaginário dos moradores, sendo consideradas parte do Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. As Torres malditas, Lágrimas de Obirici, Crimes da Rua do Arvoredo e Maria Degolada são algumas dessas histórias. Logo em seguida, às 19h, ocorre a visitação da Noite dos Museus. A visitação vai até o dia 21 de dezembro, e pode ser feita na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, e de de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

CAPITÓLIO - Atrações especiais que unem música, performance e cinema ocuparão a Cinemateca Capitólio durante a Noite dos Museus neste sábado, 21. Haverá projeção de um trecho do longa-metragem Vento Norte, de Salomão Scliar, com trilha sonora ao vivo do duo instrumental formado por Ângelo Primon e Oly Jr. Gravado em uma comunidade de pescadores em Torres, no Litoral Norte, o filme foi o primeiro longa de ficção a ser rodado no Rio Grande do Sul. Depois, o público poderá conferir o curta Vicious, de Rogério Brasil Ferrari, que foi estrelado em 1988 por Julio Reny, cantor e compositor que fará um dos shows da noite. Para fechar a data, será realizada ainda uma sessão musicada, em parceria com o Fantaspoa, que combinará o clássico filme italiano O Inferno, com música ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist. Mais informações aqui. 

PODA - Neste domingo, 22, as equipes de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) farão podas preventivas na rua da República, bairro Cidade Baixa. O manejo é necessário para melhorar a iluminação do trecho e adequar a vegetação ao perímetro urbano. O serviço começa às 8h30 e ocorre na quadra entre a avenida João Pessoa e a rua General Lima e Silva. Motoristas devem ter atenção ao trânsito na rua, que ficará em meia-pista nos pontos onde as equipes estarão trabalhando. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai prestar apoio às equipes.

SEMANA DA ENFERMAGEM - Ações de prevenção de acidentes e queimaduras e dicas de primeiros socorros estarão disponíveis ao público neste sábado, 21, no Parque Farroupilha (Redenção), junto do Monumento ao Expedicionário. As atividades ocorrem das 9h às 12h, desenvolvidas por equipes do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital Cristo Redentor. A iniciativa integra a Semana da Enfermagem do HPS.  A programação será voltada a adultos e crianças e inclui o projeto Samuzinho, que mostra noções básicas de primeiros socorros e práticas de prevenção aos pequenos. 

CIDADE LIMPA - A programação da 17ª Semana Cidade Limpa, promovida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), prossegue neste sábado, 21. Um estande de sensibilização para o descarte correto de resíduos será instalado na Praça da Encol. O espaço, que funcionará das 9h às 17h, conta com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira, exemplos de materiais recicláveis e um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo. Nestes recipientes, a população pode depositar seu resíduo reciclável. Fôlderes informativos sobre a segregação correta também serão distribuídos.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará uma operação de limpeza no domingo, 22, nos bairros Bom Jesus, Jardim Carvalho e Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital. Os locais são alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por seis garis e três fiscais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com o auxílio de seis caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza destes focos que são alvos de descarte irregular de resíduos.

PROCON MÓVEL - O Procon Móvel estará no Parque Farroupilha (Redenção) neste sábado, 21. O atendimento presencial aos consumidores será das 9h às 13h. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre seus direitos, procurar mediar e acelerar os possíveis acordos com os fornecedores e prestadores de serviços.

MIÚRA - Acontece neste domingo, 22, uma exposição dos 45 anos da fábrica do carro Miura em Porto Alegre. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (SMDET), o evento ocorrerá no segmento Antiquários do Brique da Redenção, nos dois canteiros da Av. José Bonifácio, próximos da Av. João Pessoa. Os carros estarão à mostra para os visitantes estacionados no oblíquo, junto ao meio fio do Parque Farroupilha, das 9h às 16h.

CINEMA - O Cineclube Academia das Musas apresenta, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), a obra cinematográfica da artista austríaca Valie Export neste domingo, 22, às 14h, a partir do longa-metragem Oponentes Invisíveis, realizado em 1977. Com entrada franca e abertura introdutória da cineclubista Yasmin Borges. A obra será exibida com legendas em inglês. Mais informações aqui. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas em diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda,  em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET). As inscrições podem ser feitas no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Totalmente gratuito, o curso será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). 

SOCIAL CLUBE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com vagas abertas para prática de esporte em diversas modalidades. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre seis e 17 anos, e bolsista (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. São oferecidas às modalidades de atletismo, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, hipismo, voleibol, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo, basquetebol, natação, esgrima, equitação, remo, entre outras. Mais informações pelos fones (51) 3289-4854 e (51) 3289-4852.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui.

 

Andrea Brasil