Previsão de pautas: sábado, 20, e domingo, 21 de janeiro

19/01/2024 14:57

ORLA LIMPA - Em função do tempo instável, a terceira edição do projeto Linda Orla Limpa que estava programado para começar neste sábado, 20, no Trecho 1 da Orla, foi adiada. Durante a semana, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) divulgará um novo cronograma. A iniciativa de educação ambiental percorre a orla da cidade, aos sábados, durante o período de verão.

PISCINA - Devido aos transtornos causados pelo temporal em Porto Alegre na noite da última terça-feira, 16, as piscinas do Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi) não irão abrir neste sábado, 20, e no domingo, 21. A unidade está sem energia e há uma árvore com risco de queda no local. 

COPA DAS COMUNIDADES - Neste sábado, 20, acontece a primeira edição do torneio de futebol Copa das Comunidades nas quadras de grama sintética do Trecho 3 da Orla. O evento, que começa às 8h, é organizado pelo Instituto Edson Prates com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). São 18 equipes, divididas em duas categorias com jovens de 11 a 15 anos: mirim (nascidos em 2010 e 2011) e infantil (nascidos em 2008 e 2009). Participam da competição instituições de Porto Alegre como escolas e organizações comunitárias.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará um mutirão de limpeza neste domingo, 21, nas proximidades do Complexo Cultural do Porto Seco, na avenida  Élvio Antônio Filipetto, bairro Rubem Berta. O serviço será executado por seis garis, com auxilio de oito caminhões-caçamba e duas retroescavadeiras. O local, que é alvo de descarte irregular, tem em torno de 120 toneladas de resíduos retiradas semanalmente pelo DMLU.

BRECHOCÃO - Neste domingo, 21, das 9h às 16h, ocorre o Brechocão no Parque Farroupilha. A feira de artigos pet acontece entre o parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna, na avenida Osvaldo Aranha. O evento, coordenado pelo Gabinete da Causa Animal, reúne protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal cadastradas pelo município. São comercializados artigos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. Os recursos são utilizados para as despesas de alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário aos animais.

SERVIÇOS - As equipes da prefeitura trabalham para restabelecer os serviços impactados pelo temporal. A prioridade é a normalização do abastecimento de água e a assistência aos hospitais. Novas demandas podem ser registradas pela população por meio do sistema 156: fone 156, WhatsApp (51) 3433-0156, site e aplicativo 156+POA. A prefeitura decretou situação de emergência nível 2 devido aos transtornos causados pelo evento climático. O decreto permite que o Executivo Municipal solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal.

BALÉ - O projeto Ballet para Todos está com inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2024 para estudantes de 6 a 10 anos, da Zona Leste de Porto Alegre, que queiram estudar balé gratuitamente. A iniciativa é uma parceria do Ballet Elizabeth Santos com o Centro de Dança e integra o projeto Dança Comunidade da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). Serão 20 vagas com bolsa integral, para famílias em vulnerabilidade social com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, e 40 vagas com meia bolsa para famílias com renda familiar de até 3 salários mínimos. Inscrições pelo WhatsApp 51991727932 (Elizabeth Santos) ou pelo email elizabethfernandes.rs@gmail.com. Para mais informações sobre o projeto haverá uma reunião de esclarecimentos neste sábado, 27, às 10h30, na sede da escola (subsolo da avenida Protásio Alves, 7.248).

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre interessados em receber os serviços da Patrulha Agrícola podem se manifestar até o dia 31 de janeiro. O prazo foi prorrogado para que mais produtores tenham acesso ao uso de máquinas e equipamentos agrícolas, além do fornecimento de kits de irrigação e de insumos para adubação. Com investimento de R$ 5,7 milhões, a iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre. A prefeitura já faz o atendimento aos produtores rurais que se inscreveram em dezembro, conforme análise técnica, após vistorias. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). 

AGRICULTORES - Os agricultores que tenham sofrido perdas na sua produção, devido às fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses de 2023, poderão solicitar até o dia 31 de janeiro o auxílio emergencial que será disponibilizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). O prazo foi prorrogado, após o primeiro período de manifestações se encerrar com 70 produtores rurais inscritos. O valor concedido para cada agricultor será de R$ 10 mil em parcela única, somente após a vistoria técnica e mediante ao laudo atestando as perdas na produção. Os interessados podem acessar o formulário de inscrições no site da Smgov. 

FUTEBOL FEMININO - O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) está com suas inscrições abertas. Neste momento, estão sendo registradas meninas interessadas em participar do projeto com idade entre 13 e 17 anos para a reserva de vagas. O formulário de inscrições está disponível neste link. O número total de participantes é de 120 meninas no projeto. Os treinamentos começaram no dia 4 de janeiro nos campos do Parque Marinha do Brasil (segundas-feiras) e no Trecho 3 da Orla (terças e quintas-feiras), em turno inverso ao horário escolar.

EDUCAÇÃO INFANTIL - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza agendamento on-line para procura por vagas na Educação Infantil da rede municipal. Pais e responsáveis de alunos que não cadastraram solicitação ou não obtiveram confirmação de vagas devem marcar a consulta presencial por meio deste link. Após a confirmação do dia e horário, o atendimento ocorre na Central de Vagas, no térreo do prédio sede da Smed (rua João Manoel, 90, Centro Histórico).  

ISENÇÃO NO TRANSPORTE - Pessoas com deficiência (PCD), vivendo com HIV/AIDS, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para ter direito à isenção no transporte coletivo. O prazo para regularizar a inscrição foi estendido até 2 de janeiro de 2025 (veja aqui as datas). O registro deve ser solicitado nos 11 postos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – acesse aqui os locais. O agendamento pode ser feito pelo 156WEB para atendimento.

RAINHA DAS PISCINAS - O concurso Rainha e Princesa das Piscinas Públicas de Porto Alegre alterou as datas da disputa interna nas unidades. As inscrições foram ampliadas até o dia 21 de janeiro e podem ser realizadas por meio deste formulário

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

FESTIVAL DE MÚSICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

  

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes