Previsão de pautas: sábado, 16, e domingo, 17 de março

15/03/2024 11:10

GUARDA MUNICIPAL - A prefeitura forma neste sábado, 16, a nova turma de 56 guardas municipais. O efetivo, que passa a reforçar o patrulhamento nas ruas da Capital, representa o maior reforço da corporação em 14 anos. A cerimônia ocorrerá em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, às 18h.

MAIS COMUNIDADENeste sábado, 16, a partir das 8h30, o prefeito Sebastião Melo, secretários e gestores estarão na Região Norte dialogando com as comunidades. No início da manhã, uma reunião ocorre na Associação Comunitária Parque dos Maias (Acopam), localizada na rua Gamal Abdel Nasser, 562, bairro Santa Rosa de Lima. Em pauta, as demandas que foram apresentadas pelo Orçamento Participativo. Também será entregue o Termo de Permissão de Uso (TPU) para a entidade.

TRÂNSITO - O trânsito no acesso à avenida Castelo Branco, a partir da avenida Júlio de Castilhos, sofrerá alterações neste fim de semana. O viaduto de acesso à Estação Rodoviária ficará bloqueado das 7h30 deste sábado, 16, até as 23h59 de domingo, 17, para manutenção do asfalto. O trabalho será feito pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb). Saiba mais.

SAÚDE - Março é voltado às mulheres nas unidades de saúde de Porto Alegre, com ações especiais de prevenção de doenças e promoção de uma vida mais saudável. As atividades incluem encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, exercícios, conversas e orientações. Neste sábado, 16, as ações ocorrem em seis unidades de saúde: Jardim Cascata (9h às 18h), Graciliano Ramos (9h às 18h), Vila Cruzeiro (8h às 17h), Tijuca (10h às 16h), Rincão (9h às 18h) e Aparício Borges (9h às 18h). Saiba mais.

ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil Municipal emitiu alerta meteorológico preventivo diante da possibilidade de tempestade (50 a 100 milímetros por dia), ventos intensos (60 km/h) e descargas elétricas em Porto Alegre durante o sábado, 16. As condições estarão favoráveis para ocorrências de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos, especialmente em áreas de risco.

FESTIVAL DE MÚSICA - O 15º Festival de Música de Porto Alegre realiza a terceira etapa eliminatória neste sábado, 16, às 20h, no Teatro da Amrigs (avenida Ipiranga, 5311 - Partenon). A final está marcada para 31 de março, às 17h, na Praça da Alfândega.

FEST POA RURAL – Neste final de semana ocorre a Feira da Produção Rural no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - bairro Vila Nova), dentro da programação da FestPoa Rural. A FestPoa Rural integra as comemorações do aniversário de 252 anos de Porto Alegre. Mais informações em festpoarural.com.br.

CARNAVAL NA RESTINGA - A prefeitura promove neste sábado, 16, o Carnaval descentralizado na Esplanada da Restinga (Estrada João Antônio da Silveira, 2359). O evento começa às 19h, com participações de duas escolas de samba convidadas, Gaviões da Vila Nova e Escola de Samba Galeria. Às 22h, com ingressos populares gratuitos, começa o desfile competitivo de cinco agremiações: Filhos da Candinha, Império dos Herdeiros, Acadêmicos da Orgia, Mocidade da Lomba do Pinheiro e Imortais Tricolores. Leia mais no link.

FEIRA DO PEIXE - A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre será lançada neste domingo, 17, com festa na Ilha da Pintada. As atividades ocorrem, das 9h às 18h, na Colônia Z-5, na rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1.916. Na programação estão missa campal em homenagem aos pescadores, concurso de pesca infantil, feira de quitutes, artesanato local, desfile de candidatos a rei e rainha do evento e atrações musicais. A solenidade oficial do evento está marcada para as 11h e, às 12h, ocorre o tradicional almoço com peixe assado na taquara (por adesão).

FESTA DE ST. PATRICK'S DAY - Neste domingo, 17, as comemorações de St. Patrick’s Day acontecem em diversos países, inclusive no Brasil. Em Porto Alegre, das 11h até as 21h, uma das festas terá como palco o Largo Cultural do Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545), no bairro Floresta. Saiba mais.

MUTIRÃO DE LIMPEZA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza operação de limpeza neste domingo, 17, no Beco do Davi, no bairro Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos.

BRECHOCÃO - O Brechocão, tradicional feira de artigos de brechó coordenada pelo Gabinete da Causa Animal, terá uma edição extra neste domingo, 17, no Parque Farroupilha, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna, das 9h às 16h.

CINEMA - Neste sábado, 16, às 18h, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) e o Reconto, coletivo clínico de psicanálise, apresentam uma sessão com debate de Tudo Sobre Minha Mãe, filme do espanhol de Pedro Almodóvar, que completa 25 anos em 2024. O valor do ingresso é R$ 10. Mais informações aqui

SELEÇÃO DE ESTÁGIOS - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o edital de abertura para o processo seletivo de Estágio 003/2024. Os candidatos podem realizar as inscrições até 20 de março no site do CIEE-RS. No total são 264 vagas, mais cadastro reserva. Saiba mais aqui.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes