Previsão de pautas: sábado, 13, e domingo, 14 de janeiro

12/01/2024 16:59

US LAMI - A Unidade de Saúde Lami, localizada na rua Nova Olinda, 202, bairro Lami, abre aos fins de semana para prestar atendimento à população que frequenta as praias da região neste período do ano. As atividades tiveram início em 30 de dezembro e seguem até o mês de março, das 10h às 19h, aos sábados e domingos. Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde são escuta inicial, atendimento médico e de enfermagem, procedimentos, curativos, administração de medicações, sutura e vacinação do calendário, além de dispensação de medicamentos. Para adultos, serão oferecidas as vacinas contra a Covid-19, anti-tetânica e febre amarela. A equipe é composta por enfermeiro, médico, farmacêutico, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

BRECHOCÃO - O primeiro Brechocão do ano ocorre neste domingo, 14, das 9h às 16h, no Parque Farroupilha. A feira de artigos pet será realizada entre o parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna, na avenida Osvaldo Aranha. O evento é coordenado pelo Gabinete da Causa Animal. Reúne protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal cadastradas pelo município. Na feira, são vendidos objetos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. Os recursos são para as despesas de alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário aos animais.

DANÇA - O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove a Mostra de Dança Verão 2024 entre os dias 11 a 14 de janeiro, no Teatro Renascença, às 20h. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo. A classificação é livre. Foram recebidas 234 inscrições, superando todas as edições das mostras anteriores. Serão 113 trabalhos apresentados e aproximadamente 450 bailarinos nos quatro dias de evento. Em cena, criações de balé, danças urbanas, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, dança de salão, flamenco, ciganas, sapateado e folclóricas compõem a programação de cada noite, procurando garantir a diversidade de estilos, linguagens e artistas. Saiba mais.

EDUCAÇÃO INFANTIL - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza agendamento on-line para procura por vagas na Educação Infantil da rede municipal. Pais e responsáveis de alunos que não cadastraram solicitação ou não obtiveram confirmação de vagas devem marcar a consulta presencial por meio deste link. Após a confirmação do dia e horário, o atendimento ocorre na Central de Vagas, no térreo do prédio sede da Smed (rua João Manoel, 90, Centro Histórico). 

PROJETO PESCAR - Até domingo, 14, jovens de 16 a 19 anos podem se inscrever para o processo seletivo do Projeto Pescar na Unidade Procempa. Para participar é necessário ter RG, CPF e informar a renda familiar. As aulas ocorrem no turno da tarde e a atividade é remunerada. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail nige@projetopescar.org.br, pelo telefone (51) 3337-7400 ou ainda pelo WhatsApp número (51) 9890-6852. Para realizar a inscrição, clique aqui. Em 2023, 16 jovens concluíram a formação e passaram por experiências de imersão em ambientes de inovação e empreendedorismo.

PATRULHA AGRÍCOLA - O prazo para a solicitação de serviços da Patrulha Agrícola vai até segunda-feira, 15. Os formulários e requisitos para inscrições podem ser acessados no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). Os serviços da Patrulha Agrícola consistem em atendimento de máquinas e equipamentos para os agricultores de Porto Alegre, além do fornecimento de kits de irrigação e de insumos para adubação. Somam R$ 5,7 milhões de investimento. Em parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre, a prefeitura vai disponibilizar o atendimento conforme análise técnica em vistorias realizadas por servidores da Unidade de Fomento Agropecuário (UFA-Smgov).

ISENÇÃO NO TRANSPORTE - Pessoas com deficiência (PCD), vivendo com HIV/AIDS, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para ter direito à isenção no transporte coletivo. O prazo para regularizar a inscrição foi estendido até 2 de janeiro de 2025 (veja aqui as datas). O registro deve ser solicitado nos 11 postos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – acesse aqui os locais. O agendamento pode ser feito pelo 156WEB para atendimento.

RAINHA DAS PISCINAS - O concurso Rainha e Princesa das Piscinas Públicas de Porto Alegre alterou as datas da disputa interna nas unidades. As inscrições foram ampliadas até o dia 21 de janeiro e podem ser realizadas por meio deste formulário. O primeiro evento ocorre no Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no dia 23 de janeiro, a partir das 17h. No dia 25, as classificatórias ocorrem no Centro de Comunidade Vila Restinga (Cecores), a partir das 17h30. No Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), a classificatória ocorre no dia 26, às 11h. O Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) recebe o evento em 31 de janeiro, às 11h. E no Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), a classificatória ocorre no dia 1º de fevereiro, às 17h. A final está reservada para o dia 17 de fevereiro, sábado, no Cecoflor.

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

FESTIVAL DE MÚSICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento. Para participar, a música deve ser inédita: que não tenha sido editada, registrada ou comercializada em CDs, DVDs e sites de streaming e/ou veiculada em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou premiada em outros festivais. Não existe limitação de gêneros e estilos musicais.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

  

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes