Previsão de pautas: sábado, 13, e domingo, 14 de agosto

13/08/2022 08:28

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 13, em quatro locais, das 9h às 16h. Para crianças, adolescentes e adultos, haverá aplicação de doses nas unidades de saúde Ipanema e Diretor Pestana. No mesmo horário, o serviço ocorrerá no Shopping Lindoia. Das 10h às 13h, a Unidade Móvel de Saúde estará aplicando as doses no Campo da Tuca (rua D, 200 - Vila João Pessoa). Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

MUTIRÃO - Neste sábado, 13, a região da Cruzeiro recebe o primeiro mutirão de conscientização sobre a importância de cuidar da cidade, com atividades a partir das 10h, na avenida Cruzeiro do Sul, esquina com rua das Neves até a rua Dona Otília. A iniciativa A gente vive, a gente cuida integra o projeto Mais Comunidade. O mutirão será acompanhado pelo prefeito Sebastião Melo e gestores municipais. Entre as atividades previstas, está uma caminhada educativa, com varrição e coleta de resíduos. Também deve ocorrer plantio de árvores.

MIGRANTES - Neste sábado, 13, a Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove a segunda pré-conferência livre sobre migração. Será das 9h às 17h, no Vida Centro Humanístico (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - bairro Sarandi). O evento faz parte da programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, no dia 29 de outubro. Serão realizadas atividades para mapear as demandas da população migrante de Porto Alegre, como a aplicação de um questionário a ser respondido pelos participantes. A Secretaria Municipal da Saúde participa com vacinação contra a Covid-19, atualização da Carteira do SUS e orientações sobre os serviços de saúde da Capital. O Sine Municipal e a FGTAS farão a intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego.

FIQUE SABENDO - Ações educativas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo estarão disponíveis neste sábado, 13, para a comunidade da Restinga. O ônibus Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará na Estação Cidadania-Cultura (rua Dr. Arno Horn, 221), das 12h às 17h. O evento faz parte da programação da Semana da Juventude. Nesse dia, não haverá testagem para infecções sexualmente transmissíveis. 

TRANSPORTE COLETIVO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), faz mais uma ampliação de oferta no transporte coletivo a partir deste fim de semana. Serão mais 126 viagens: 56 aos sábados, dez aos domingos e 60 em dias úteis. Com as alterações da 13ª etapa, desde o início da implantação do programa de reestruturação Mais Transporte, foram acrescidas 2.281 viagens nas linhas da Capital. As novas tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC e a localização em tempo real da linha pode ser consultada na função GPS do aplicativo Cittamobi. Saiba mais

JUVENTUDE - A prefeitura lança o Conexão Jovem POA neste sábado, 13, às 9h, na Pracinha da Cultura Restinga, a antiga Estação Cidadania (rua Dr. Arno Horn, s/n – Restinga). O projeto visa proporcionar acesso a diversas informações sobre saúde, trabalho, renda, empreendedorismo, políticas sociais, qualificação profissional, educação, esporte e lazer. O lançamento do Conexão Jovem POA faz parte das comemorações relativas a Semana da Juventude que acontece até o dia 19.

PROCON MÓVEL - O Procon Móvel atenderá a população de Porto Alegre no Centro Histórico neste sábado, 13. A unidade estacionará na avenida Sepúlveda entre 9h e 13h, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do consumidor na relação com fornecedores e prestadores de serviço.

SKATE PARK - Neste sábado, 13, das 9h às 11h30, o Projeto Social Orla Skate Park, junto à pista de skate da Orla do Guaíba, realizará um encontro com atividades voltadas às crianças com deficiência. A atividade é gratuita. A iniciativa, que tem como parceira a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), terá como tema a Vivência no mundo do skate com crianças com deficiência para a prática e inclusão, e será totalmente gratuita. O projeto receberá 30 crianças de 6 a 14 anos.

ARTE  CEMITERIAL - O projeto Viva o Centro a Pé, programado para este sábado, 13, irá fazer um percurso pela arte cemiterial. A atividade terá início às 10h, no Cemitério São Miguel e Almas (avenida Oscar Pereira, 400). Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível e as inscrições podem ser feitas pelo site. O passeio percorrerá o Cemitério São Miguel e Almas e o Memorial Ecumênico Martim Lutero. O local reúne centenas de obras de arte produzidas entre 1820 e 1940 por artistas estrangeiros e locais. É considerado o primeiro cemitério vertical da América Latina e foi projetado pelo engenheiro italiano Armando Boni.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Fluminense, que acontece domingo, 14, às 19h, no Estádio Beira-Rio, válido pelo Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 17h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 17h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da av. Padre Cacique. Ao final do jogo haverá inversão de sentido na av. Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

NAVEGANTES - Dando início às comemorações religiosas de Nossa Senhora dos Navegantes, a imagem da santa será levada em carreata neste domingo, 14, às 10h, desde o Santuário de Navegantes até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, onde permanecerá até 21 de agosto, dia da procissão. Depois de dois anos paralisado devido à pandemia, o evento religioso de Navegantes terá uma edição especial este ano, cujo slogan é “O coração do povo de Porto Alegre”, em homenagem aos 250 anos da Capital.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 14, na avenida Severo Dullius, no trecho que fica entre a avenida das Indústrias e a rua Sérgio Jungblut Dieterich, bairro Anchieta, Zona Norte. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por dez garis do DMLU, com o auxílio de seis caminhões e duas retroescavadeiras, fará a limpeza dos chamados focos de lixo.

BRECHOCÃO - O Brechocão será neste domingo, 14, no Parque Farroupilha, em edição especial que homenageia o Dia dos Pais. A feira pet ocorrerá das 9h às 16h, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna. No local, protetores e entidades de bem-estar animal, cadastradas pelo município, vendem objetos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. Os recursos arrecadados são destinados aos gastos com alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário. O próximo Brechocão será no dia 21 de agosto.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

PROCURADOR - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, abriu concurso público para o cargo de procurador municipal. As inscrições, que devem ser feitas diretamente no site da Fundatec, organizadora do certame, seguem até as 17h do dia 6 de setembro. São cinco vagas de provimento efetivo, uma reservada para pessoas negras e outra para pessoas com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 21.634,63 e os candidatos devem possuir bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais/Direito, estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil até a data da posse e ter dois anos de atividade jurídica.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa foca na qualidade das doações e busca agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos cadastrados na campanha. Saiba mais no site POA que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes