Previsão de pautas: sábado, 10, e domingo, 11 de fevereiro

10/02/2024 08:36

CARNAVAL - Os foliões têm uma programação intensa no Carnaval de Rua de Porto Alegre neste sábado, 10, domingo, 11, e segunda-feira, 12. O Carnaval na Orla POA é D+ promete muita animação das 14h às 23h59. Sábado, o agito fica por conta dos blocos Chiquinho dos Anjos, Boi Bandido, B.Loukos, Amizade TK e Bloco das Pretas, no trecho 1 da Orla.  No sábado, também tem Carnaval no 4º Distrito. O Bloco Fusca Azul irá animar o cruzamento das ruas Santos Dumont e Álvaro Chaves, com samba, axé e DJs convidados. Domingo, no trecho 1 da Orla, desfilam Gonhas da Folia, Afro-tchê, Bloco da Bartira, Amigos do Mano Delcio e Os Panteras do Samba. Na segunda-feira, é a vez de Os Cardoso, JP Espetinho, Samba da Leste, Guardiões do Samba e Tri Legal.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio e São Luiz pelo Campeonato Gaúcho, que ocorre neste sábado, 10, às 16h30, na Arena do Grêmio. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus começam a circular a partir das 13h45. A abertura dos portões está marcada para as 14h30. Saiba mais.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 11, a partir das 8h, na rua Coronel José Rodrigues Sobral e nas avenidas Veiga e Rócio, no bairro Partenon, na Zona Leste da Capital. Uma equipe composta por quatro garis e um fiscal do DMLU, com o auxílio de três caminhões e uma retroescavadeira, fará o recolhimento de galhos e descartes irregulares.

BRIQUES - Quem ficar em Porto Alegre neste carnaval vai poder aproveitar as feiras e os briques da cidade. No sábado, 10, no domingo, 11, e na segunda-feira, 12, serão realizadas seis feiras distribuídas nos bairros Petrópolis, Centro Histórico e Farroupilha. Veja aqui a programação.

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o relatório de balneabilidade das praias da orla do Guaíba, localizadas nos bairros Belém Novo e Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre. Todos os seis pontos analisados estão próprios para banho. Acesse o relatório aqui.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o IPTU 2024 ainda podem quitar em cota única, agora sem desconto, até 8 de março. As guias estão disponíveis nos canais digitais da prefeitura. Quem optar pelo parcelamento não precisa solicitar, terá automaticamente o tributo dividido em até dez vezes sem juros e os documentos para o pagamento serão disponibilizados a partir do dia 20 de fevereiro. A guia pode ser emitida através do WhatsApp, pelo número 51 3433-0156, opção 4, e pode ser gerada em menos de dois minutos; no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Também é possível obtê-la em um dos 20 locais de atendimento

FEIRAS - As feiras Mercadão do Produtor e Modelo terão atendimento diferenciado no feriado prolongado de carnaval em Porto Alegre. Das 45 feiras de hortifrutigranjeiros em operação, 33 estarão fechadas entre o sábado, 10, e a terça-feira, 13. O funcionamento será normalizado na Quarta-Feira de Cinzas, 14. No Jardim do Salso, São Pedro, Bom Fim, Ceará, Germânia e Epatur as feiras estarão montadas nos dias e horários habituais. Clique no link para ver as informações de cada uma delas. A feira Mercadão do Produtor estará funcionando na Medianeira, Jardim Lindóia, Moinhos, Cidade Baixa, Assis Brasil e Coronel Massot com o comércio de verduras, frutas, hortaliças, lanches e laticínios.

CREDENCIAMENTO - A Prefeitura de Porto Alegre abriu o prazo de credenciamento para os profissionais de Comunicação interessados em cobrir os desfiles do Carnaval 2024 no Complexo Cultural Porto Seco, dias 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo site prefeitura.poa.br/carnavalAs rádios que farão transmissão ao vivo do sambódromo têm credenciamento específico até dia 14, com infraestrutura à disposição para o desempenho das funções durantes os desfiles. Jornalistas, profissionais de Comunicação, fotógrafos e cinegrafistas tem prazo até dia 18.

IPTU - O pagamento sem desconto do IPTU 2023 tem vencimento da primeira parcela em 8 de março. Não é necessário manifestar interesse em parcelar, todas as inscrições que não são pagas em cota única são automaticamente parceladas em até dez vezes, sem juros. No site, pode-se cadastrar o e-mail para receber as guias de forma automática. As guias podem ser emitidas através do WhatsApp, pelo número 51 3433-0156, opção 4, e podem ser geradas em menos de dois minutos; no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Também é possível obter a guia em um dos 20 locais de atendimento.

VÔLEI DE PRAIA - O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia está com as inscrições abertas. A primeira etapa do torneio ocorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Parque Marinha do Brasil, nas modalidades feminina, masculina e mista. As inscrições serão limitadas até 16 duplas por modalidade e podem ser realizadas neste link. As duplas campeãs da primeira etapa terão vaga assegurada na final do Circuito Sesc de Verão em 2 de março, no município de Torres, no Litoral Norte gaúcho.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

ECONOMIA CRIATIVA - A prefeitura abriu chamamento público para a seleção de 20 empreendedores ou empresas do segmento da economia criativa para integrarem a delegação oficial de Porto Alegre no Rio2C. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de fevereiro. O edital, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está disponível no link.Os candidatos, que devem ter atuação exclusiva na Capital, podem fazer as inscrições pelo e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br. Neste link, estão as fichas que deverão ser preenchidas e remetidas para o endereço eletrônico. Serão aceitos somente os documentos enviados até as 17h do dia 12.

CENTRO AGRÍCOLA - A prefeitura promove o curso de boas práticas de fabricação para habilitação e registro nas Unidades de Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Vegetal e Animal - Simveg e Simpoa, que funcionam no Centro Agrícola Demonstrativo. A atividade é realizada por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), em parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre e o Senar-RS. As aulas serão ministradas nos dias 14, 15, 16, 19 e 20 de fevereiro, na sede do Sindicato Rural de Porto Alegre (avenida do Lami, 7319 - Belém Novo). A carga horária será de 40 horas. Informações e inscrições podem ser obtidas por Whatsapp, pelo número 51 3241 0631, no Sindicato Rural ou no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-Smgov).   

PRAÇA DA ENCOL - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) publicou edital com as novas datas para a realização de feiras na Praça Simão Carlos Arnt, conhecida como Encol, na Bela Vista. Os interessados em participar dos sorteios ou obter informações podem acessar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) neste linkAs inscrições podem ser feitas diretamente no Escritório de Eventos da SMDET (travessa São José, 455, bairro Navegantes), das 9h às 12h. A ficha de inscrição e a documentação devem ser entregues no período entre 15 a 16 de fevereiro.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes