Previsão de pautas: quinta-feira, 30 de março

30/03/2023 08:33

SOUTH SUMMIT 1 - Nesta quinta-feira, 30, às 14h, a Prefeitura de Porto Alegre lança a Rede Film Friendly, projeto para captar parceiros e prestadores de serviço para todas as etapas da produção de conteúdo audiovisual. A iniciativa é do Escritório de Apoio à Produção Audiovisual - Porto Alegre Film Commission - vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O lançamento acontece no Marketplace da Prefeitura, durante o South Summit Brazil, no Cais Mauá. Empreendimentos da indústria criativa, hotéis, restaurantes, transporte, agências de turismo, governo, organizações culturais e entidades setoriais podem integrar a rede. Para isso, basta acessar o Formulário Prestadores de Serviço.  Acesse aqui a programação completa do South Summit.

SOUTH SUMMIT 2 - Alunos e professores da rede municipal de educação de Porto Alegre terão a oportunidade de conversar com a representante de uma das plataformas sociais mais populares atualmente. Na quinta-feira, 30, das 14h às 16h, Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina, estará no Auditório Araújo Vianna, no South Summit Next Gen, evento paralelo ao South Summit, para falar com jovens e adolescentes da Capital e Região Metropolitana. São esperadas cerca de 3 mil pessoas. Estudantes das redes estadual e privada também estarão presentes.

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quinta-feira, 30, com a vacinação contra a Covid-19. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais. A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e profissionais de saúde. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais.

RESERVATÓRIO MOSTARDEIRO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, nesta semana, a instalação do cercamento definitivo e limpeza da área do Reservatório Mostardeiro. O serviço tem estimativa de durar por cerca de 15 dias e é complementar à obra de manutenção no local realizada em outubro. Para a execução, a pista da esquerda da av. Mostardeiro ficará bloqueada ao trânsito, de segunda à sexta das 9h às 16h, com sinalização viária e acompanhamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na quadra entre as ruas Miguel Tostes e a Mariante.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta, nesta quinta-feira, 30. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855 – Anchieta), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

AUTODEFESA FEMININA - Em comemoração ao aniversário de Porto Alegre e ao Mês da Mulher, o Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus) promove a palestra do professor de krav magra, Adriano Almeida, que irá ensinar ferramentas para o público feminino se prevenir em ambientes ou situações hostis. O encontro será na Sala Álvaro Moreyra, nesta quinta-feira, 30, a partir das 18h. Almeida também abordará reflexões sobre a melhor forma de evitar e sair de ambiente indesejado. Inscrições neste link.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Quinta Unidade da Restinga (Restinga) nesta quinta-feira, 30, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

IPTU - A prefeitura começou a encaminhar aos contribuintes que não ainda pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) uma nova proposta de parcelamento em até dez vezes, ou parcelamento de ofício. As correspondências serão enviadas por e-mail e Correios - neste caso, para quem não tem o endereço eletrônico cadastrado. A data de vencimento da primeira parcela ocorre no dia 31 de março e as demais sempre no último dia útil de cada mês. As guias também ficam disponíveis no portal do IPTU e na Loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, s/nº). Esta é a última oportunidade de realizar o pagamento com multa reduzida sobre o valor da dívida. Parcelamentos efetivados ainda no mês de março sofrem acréscimo de 2%, enquanto que parcelamentos efetuados a partir de abril estão sujeitos a uma multa de 10%.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia e no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

ITBI - A prefeitura realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

  

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes