Previsão de pautas: quinta-feira, 25 de maio

25/05/2023 08:34

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quinta-feira, 25, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

PAPA - O prefeito Sebastião Melo participa do Encontro Internacional de Cidades Eco-Educativas, em Roma, na Itália, evento que reúne especialistas internacionais para debater sobre crise climática e sustentabilidade. A quinta-feira, 25, será dedicada ao encontro com o Papa, no Vaticano, previsto para acontecer às 15h (horário local). A ideia é que os gestores apresentem, em conjunto, as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas nas cidades e também o que foi discutido nas sessões de formação e debates.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta nesta quinta-feira, 25. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

TRÂNSITO - O cruzamento entre a avenida Sertório e a avenida Carneiro da Fontoura, na Zona Norte, será bloqueado nesta quinta, 25, sexta, 26, e segunda-feira, 29. O motivo são as obras de revitalização asfáltica na Sertório, que estará com trânsito em uma pista neste trecho. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que o bloqueio acontecerá entre as 9h e às 17h. Os motoristas que quiserem fazer a conversão no sentido bairro-Centro deverão acessar a rua Emílio Lúcio Esteves. 

FARMÁCIA DISTRITAL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quinta-feira, 25, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital Navegantes, localizada na avenida Presidente Roosevelt, 5, bairro São Geraldo, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

MEIO AMBIENTE - As atividades da 39ª Semana do Meio Ambiente serão divulgadas nesta quinta-feira, 25, em reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a programação, gratuita e aberta ao público, se estende de 31 de maio a 7 de junho. A apresentação pode ser acompanhada pelo canal da Smamus no youtube, a partir das 14h.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - Nesta quinta-feira, 25, a prefeitura abre as inscrições gratuitas para tutores interessados em castração de animais dos bairros Partenon, Aparício Borges, Santo Antônio, Vila São José e Vila João Pessoa. Os pedidos podem ser feitos até 31 de maio diretamente na Subprefeitura Partenon (avenida Bento Gonçalves, 6.670), junto ao Terminal Antônio de Carvalho. É preciso ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Não há necessidade de levar os animais ao local.

FEIRA DO VAREJO - A Prefeitura de Porto Alegre vai estar presente na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital. Importante evento para fomentar a economia, a inovação e a gestão, pela primeira vez a FBV terá o apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). A FBV terá mais de 60 nomes de referência no mercado entre os palestrantes, em mais de 20 horas de conteúdo por dia, em oito palcos, sendo cinco deles gratuitos. Nesta quinta-feira, 25, o painel sobre os distritos inovadores será apresentado pelo diretor do Escritório +4D da Prefeitura de Porto Alegre, Vicente Perrone, e pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. O bate-papo acontece das 16h às 16h45.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Esperança Cordeiro (Costa e Silva), Ocupação Costa e Silva (Costa e Silva) e Davi Canabarro (Jardim Leopoldina) nesta quinta-feira, 25, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

SAÚDE MENTAL - Para marcar o Dia de Luta Antimanicomial, em 18 de maio, uma programação especial ocorre nesta semana, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quinta-feira, 25, o Caps Cais Mental Centro apresentará produções artísticas na calçada. No mesmo dia, o Café Metaleiro da GerAção Poa (rua Mariante, 500) vai celebrar o primeiro ano de atividades com música ao vivo e sorteio de produtos. Já no sábado, 27, a loja do GerAção Poa na Cinemateca Capitólio comemora 6 anos de atividade, das 16h às 18h, na rua Demétrio Ribeiro, 1085.

PALCO GIRATÓRIO - A Sala Álvaro Moreyra (avenida Erico Verissimo, 307 – Menino Deus) apresenta nesta quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26, às 19h, a montagem Macacos, da Cia do Sal de São Paulo, que integra a programação do 17º Festival Palco Giratório. Macacos conta somente com um ator e um batom, tratando sobre a urgência da vida negra no Brasil. Os ingressos estão à venda nas unidades Sesc/RS, no site e, havendo disponibilidade, uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro. O preconceito contra os povos negros é abordado em cena a partir do relato de um homem que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade. 

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça a importância da atenção ao cumprimento do prazo para solicitar o requerimento de migração dos prefixos do serviço público de transporte individual por táxi. Até o dia 31 de maio, os permissionários do serviço de táxi dos prefixos de número 1000 a 1500 que desejarem permanecer na operação, ou seus inventariantes e representantes legais, deverão preencher e apresentar o requerimento de migração de permissão para autorização, com reconhecimento de firma. De acordo com a legislação, será extinto o prefixo cujo titular ou representante não observar o cronograma de migração fixado pela resolução. As solicitações estão sendo encaminhadas desde 1º de maio pelo formulário on-line, disponível na Carta de Serviços da prefeitura. 

SAÚDE - A prefeitura abriu processo seletivo para contratação temporária de 111 profissionais na área da saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prazo de inscrição segue até as 17h do dia 31 de maio pelo link. Serão selecionados profissionais de auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, biomédico e médico especialista – pediatria para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e reforçar a Operação Inverno. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Seleção e Provimento.

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

TÉCNICO-SUPERIOR - A Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) informa que o prazo para inscrições ao processo simplificado de seleção de candidatos a bolsas para o Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) foi prorrogado até 26 de maio. A alteração foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e vale também para o programa de residência jurídica da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Os programas de residência foram implantados em 2021 com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento profissional de bacharéis formados há, no máximo cinco anos, em diversas áreas de conhecimento. Os editais podem ser consultados aqui. O ingresso ocorre mediante aprovação em processo seletivo público - os nomeados recebem bolsa-auxílio de R$ 2,5 mil para o cumprimento de 30 horas semanais, além de auxílio transporte. Os processos são conduzidos pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). Inscrições serão aceitas exclusivamente neste site.

RESIDÊNCIA JURÍDICA - As inscrições de candidatos ao programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Município (PGM) foram prorrogadas até o dia 26 de maio. A informação consta no Diário Oficial de Porto Alegre (clique aqui). São dez vagas no total (nove para atuação em Porto Alegre e uma vaga em Brasília). O processo seletivo é simplificado, com prova on-line. Os selecionados deverão cumprir carga horária semanal presencial de 27 horas de prática jurídica e três horas de atividades acadêmicas - a bolsa-auxílio é de R$ 2.500,00. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível no endereço eletrônico da Fundatec. 

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realiza, até 31 de julho, o recadastramento das pessoas que já são cadastradas no sistema, para identificação de todas as famílias interessadas em atendimento habitacional. O cadastro deverá ser feito através do site demhab.branet.com.br. Para a validação do recadastramento é obrigatório ter NIS, CPF, documento com foto (digitalizado), entre outros. As subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo também estarão aptas para auxiliar famílias que não tenham acesso à internet ou necessitam de algum outro tipo de atendimento. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelos telefones (51) 3289.7291 ou (51) 3289.7293 e, também, pelo e-mail: novocadastro@demhab.prefpoa.com.br.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes