Previsão de pautas: quinta-feira, 1º de junho

01/06/2023 08:34

OPERAÇÃO INVERNO - Nesta quinta-feira, 1º de junho, a Prefeitura de Porto Alegre começa a Operação Inverno 2023, com o objetivo de acolher a população de rua nos meses mais frios do ano. Às 14h, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Fasc, Tiago Simon, visitam uma das pousadas, marcando o início da ações. Serão 1.047 vagas na rede municipal de proteção social em abrigos, albergues e pousadas, um acréscimo de 227 vagas frente ao ano passado. A Operação Inverno é realizada pela prefeitura e secretaria, com apoiadores e parceiros.

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quinta-feira, 1º, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 32 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROLÊ DA VACINA - Uma campanha de vacinação itinerante contra gripe e Covid-19 terá início nesta quinta-feira, 1º, nas escolas municipais de Porto Alegre. O Rolê da Vacina - programa lançado durante a pandemia - será retomado para ajudar na imunização das crianças e adolescentes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Neste primeiro dia, a vacinação acontecerá na Emef Décio Martins Costa, no bairro Sarandi, Zona Norte. A equipe de agentes de saúde estará na escola a partir das 7h30 para aplicar a vacina nos alunos do turno da manhã. A imunização será retomada às 12h para atender a hora da saída e se estender para chegada do turno da tarde. Estudantes menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para aplicação.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Anchieta nesta quinta-feira, 1º. O ônibus estaciona em frente à Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855) das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

QUADRILÁTERO - A obra de substituição de redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no Quadrilátero Central avança para uma nova etapa nesta quinta-feira, 1°. Os trabalhos irão ocorrer na rua dos Andradas, entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores. As intervenções não afetam o abastecimento de água da região central de Porto Alegre. A escavação e instalação de novas tubulações na Andradas ocorre primeiro na quadra entre a rua Vigário José Inácio e a rua Dr. Flores. Depois, os serviços avançam para a quadra entre a Vigário e a Marechal. A Lotação 50.2 IAPI/Auxiliadora terá alteração no itinerário, com saída prevista da Praça XV na rua Marechal Floriano Peixoto, dobra à esquerda na rua Otávio Rocha, segue à direita pela rua Dr. Flores e dobra à esquerda na rua dos Andradas.

FARMÁCIA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quinta-feira, 1º de junho, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital IAPI, localizada na rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

HIV E SÍFILIS - A criação do Comitê Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis de Porto Alegre completa dez anos. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde promove seminário nesta quinta-feira, 1º, às 13h30, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico).  Durante o seminário, serão apresentados dados da transmissão vertical em Porto Alegre. O evento terá a presença de representante da Coordenação Geral de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nesta quinta-feira, 1º, na comunidade Santa Terezinha (Farrapos). A ação ocorre a partir das 8h. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. A recomendação aos moradores é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. 

MEIO AMBIENTE - A 39ª Semana do Meio Ambiente prossegue nesta quinta-feira, 1º de junho. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a programação conta com atividades gratuitas e abertas ao público e se estende até 7 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. Nesta quinta, a atração é uma trilha na Reserva do Lami, com duração de duas horas. A recepção aos participantes será às 9h, com exposição do projeto de reciclagem Super Amigo do Meio Ambiente.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

STARTUPS - O Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), lançou edital de chamada pública para seleção de 15 startups que irão participar do programa Acelera X – POA Inovadora. Os projetos deverão ser inscritos até o dia 4 de junho por meio da plataforma Worldlabs. Podem participar iniciativas de inovação aplicadas a produtos ou serviços na área da Govtech, ou seja, aqueles que possam sanar desafios do município. Os selecionados receberão capacitação e mentorias on-line do Sebrae-RS e apoio da prefeitura.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes