Previsão de pautas: quinta-feira, 11 de abril

11/04/2024 08:32

STU NATIONAL - Nesta quinta-feira, 11, às 11h, a Prefeitura de Porto Alegre e o STU National realizam uma coletiva de imprensa no Skate Park da Orla com os veículos credenciados para o evento esportivo. O prefeito Sebastião Melo e a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ana Paula Bastos, juntamente com a organização do STU, darão detalhes sobre a competição de skate, que acontece de 12 a 14 de abril. 

REVISÃO NORMATIVA - Em ato marcado para esta quinta-feira, 11, às 14h, no Paço Municipal, a Prefeitura de Porto Alegre anunciará nova revogação de decretos e fará o lançamento de uma política permanente de revisão normativa. O prefeito Sebastião Melo e a assessoria legislativa do Executivo irão detalhar a criação de um comitê que deverá analisar, rever e propor normas, com objetivo de desburocratizar a gestão pública.

MOBILIDADE - Nesta quinta-feira, 11, a Pesquisa de Mobilidade estará na avenida Sertório, próximo à Frederico Mentz, nos dois sentidos. Serão feitas pesquisas de linha de contorno, que englobam tanto as entrevistas de origem e destino quanto a de ocupação visual. A iniciativa ocorre entre 7h e 10h e entre 15h e 18h. Os horários podem ser alterados em função do impacto no trânsito das vias. As pesquisas têm o objetivo de auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores do bairro Anchieta nesta quinta-feira, 11. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855), das 9h às 16h. Contra a gripe, a vacinação estará disponível para os grupos prioritários (veja aqui). Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade Lami – Parada 21 (Lami) nesta quinta-feira, 11. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

PESSOAS TRANS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) integra o Encontro Estadual entre Serviços de Referência à Saúde de Pessoas Trans e Travestis do Rio Grande do Sul. A programação começa nesta quinta-feira, 11, das 8h30 às 17h, no Auditório Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O encerramento será na sexta-feira, 12. A programação inclui debate voltado ao panorama e programa de atenção especializada à saúde das pessoas trans no Estado, além de dinâmica em grupos de trabalho.

DANÇA - O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec) inaugura na quinta-feira, 11, às 19h, a exposição Nunca Estivemos Sós: Negrografias da Dança Cênica de Porto Alegre no Século XX. A visitação no Saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Erico Verissimo, 307 - Menino Deus) vai até o dia 1º de julho. A entrada é gratuita. As histórias de artistas da dança negros que ocuparam os palcos de Porto Alegre ao longo do século XX são o eixo central.   

GRIPE - Nesta semana, a dose da vacina contra a influenza estará disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Com esta ampliação, os grupos prioritários estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

SOCIAL ESPORTE CLUBE - Uma parceria entre o projeto Social Esporte Clube, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e o Sesc disponibiliza 182 vagas gratuitas para atividades esportivas no clube. As inscrições estão abertas, e podem participar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, residentes de Porto Alegre, cujas famílias possuam renda de até 3 salários mínimos e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico. Também é necessário ser estudante de escola pública ou particular, com bolsa acima de 50%. Há vagas para modalidades como futsal, futebol, judô e jiu-jitsu. Informações pelo telefone (51) 3289-8313.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Andrea Brasil