Previsão de pautas: quarta-feira, 22 de junho

21/06/2022 18:23

CUIDADOS COM A CIDADE - O prefeito Sebastião Melo lança, nesta quarta-feira, 22, às 10h, na Cinemateca Capitólio, uma campanha de cuidados com a cidade. Os esforços são para chamar atenção e convidar a população a manter a Capital limpa e cuidar dos espaços públicos. No evento, a prefeitura também fará um balanço das ações em zeladoria realizadas em 18 meses de governo.

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos em diferentes locais. Nesta quarta-feira, 22, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para profissionais de saúde com 40 anos ou mais vacinados com a terceira dose até 22 de fevereiro (quatro meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h, para o rolê de vacinação infantil contra Covid-19. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta quarta-feira, 22, o ônibus estaciona na Asdecon (rua Jayme Tolpolar, 490, bairro Farrapos). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente. 

ATENDIMENTO INFANTOJUVENIL - Para marcar a trajetória de atuação em 20 anos do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Porto Alegre (Crai), será realizado evento especial de capacitação na quarta e quinta, 22 e 23. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. A programação é voltada a profissionais de saúde, assistência social e educação com interesse no tema. O evento será realizado das 8h30 às 17h30, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul - Amrigs (avenida Ipiranga, 5311, bairro Partenon). Veja a programação. O Centro é um espaço de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual que reúne diversos setores de assistência em um mesmo local.

AUXÍLIO BRASIL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que beneficiários do programa Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, devem comparecer nas unidades de referência para realizar o acompanhamento. O prazo se encerra no dia 30 de junho. Durante o atendimento, verifica-se o calendário vacinal (é necessário trazer a carteira de vacinação) e o estado nutricional (peso e altura) de crianças até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes. A avaliação semestral é obrigatória para a manutenção do benefício.

BRIQUE - As inscrições para triagem do setor de artesanato do Brique da Redenção começam nesta terça-feira, 21, e vão até o dia 1º de julho. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os interessados devem se inscrever, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), na Travessa do Carmo, 84, no bairro Cidade Baixa, com carteira de identidade, carteira FGTAS e comprovante de residência. Estão sendo disponibilizadas 12 vagas para o primeiro canteiro da feira.

ESCOLA DE MOBILIDADE - A EPTC divulgou o cronograma de atividades educativas para um trânsito mais seguro que serão realizadas nesta semana. O objetivo é fomentar atitudes e hábitos saudáveis na construção de um trânsito mais seguro, além de inserir assuntos referentes à mobilidade na educação escolar. Além das atividades e ações voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Saiba mais

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta,  das 9h às 18h até o dia 24 e de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação de doses em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes