Previsão de pautas: quarta-feira, 20 de março

20/03/2024 06:56

SOUTH SUMMIT 1 - Nos dias 20, 21 e 22 de março, Porto Alegre será novamente a capital brasileira da inovação com o South Summit Brazil, encontro global que acontece nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico. Ao longo dos três dias, serão 600 palestrantes de vários países. São esperados 24 mil participantes, mil investidores e 140 fundos de investimentos. Para este ano, a estrutura foi ampliada. Com a integração de mais um armazém do Cais Mauá, o South Summit Brazil irá ocupar 38 mil metros quadrados, incluindo área construída e de lonas. Saiba mais.

SOUTH SUMMIT 2 - Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Porto Alegre dará um passo significativo em direção à modernização e eficiência dos serviços públicos com o lançamento de uma consulta pública voltada para a contratação de Arquitetura Empresarial e Interoperabilidade de Sistemas. O anúncio será às 15h, no estande da prefeitura, durante o South Summit Brazil, e contará com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Marcelo Pérez Alfaro.

SOUTH SUMMIT 3 - A prefeitura programou diversas atividades no South Summit Brazil. O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, será um dos speakers do painel Inovação no Ensino, nesta quarta-feira, 20, às 11h45, no Palco Demo. Também na quarta-feira, o tema Porto Alegre -  Cidade Gastronômica será debatido pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, em painel com Diogo Carvalho, da plataforma Destemperados, e Roger Klafke, do Sebrae-RS. A atividade ocorre no Palco Demo.

SOUTH GENERATION - Como parte da programação da terceira edição do South Summit Brazil em Porto Alegre, ocorre nesta quarta-feira, 20, o South Generation, evento descentralizado voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Capital. Mais de 3 mil alunos, integrantes de projetos sociais, e com idade a partir dos 12 anos serão reunidos no Auditório Araújo Vianna, a partir das 13h30. A abertura contará as presenças do prefeito Sebastião Melo, do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, do CEO do evento, Thiago Ribeiro, e do diretor do Instituto Caldeira, Felipe Amaral.

DENGUE - A prefeitura realiza uma nova aplicação de inseticida no bairro Restinga nesta quarta-feira, 20, a partir das 9h. Com saída da rua Meridional, número 285, a atividade prevê que o bloqueio químico na Meridional entre Baltimore e Evangelista, e trechos das ruas Abolição, Casablanca, Manoel Faria da Rosa Primo, Coliseu e Martinica. Na Lomba do Pinheiro, também na quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde promove ação ambiental em parceria com o Exército, visando à identificação e eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti, busca ativa de casos suspeitos e orientação à comunidade. A atividade começa às 9h.

ÁGUA - A partir das 7h desta quarta-feira, 20, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza ajuste na tubulação do recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada Gioconda, localizada na Vila Jardim. Para efetivar os serviços é necessário suspender o abastecimento para os bairros Jardim Sabará, Jardim Europa, Vila Ipiranga e Vila Jardim. O retorno da água deve ocorrer na noite da quarta-feira, 20, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas desabastecidas.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores do bairro Humaitá nesta quarta-feira, 20. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

TRÂNSITO - A partir desta quarta-feira, 20, o trânsito estará liberado em uma das pistas da avenida Belém Velho, próximo ao cruzamento com a avenida João Passuelo, no sentido Belém Velho-Cavalhada, que estava bloqueada. O trecho estava interditado devido ao deslizamento de parte de um talude devido à chuva. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos concluíram a construção de um muro de contenção na última semana.

ESCOLA DE MOBILIDADE - Agentes da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participam de eventos importantes que acontecem em Porto Alegre esta semana. A iniciativa divulga a importância dos cuidados com o trânsito para diferentes públicos. Nesta quarta-feira, 20, quinta, 21, e sexta, 22, a partir das 9h, a equipe estará no estande da prefeitura no South Summit. No local, os visitantes poderão ter uma experiência com os óculos de alcoolemia e testes de etilômetro com o foco mais educativo, alertando para os riscos de beber e dirigir.

ESTÁGIO - Os candidatos ao processo seletivo de Estágio 003/2024 podem realizar as inscrições até esta quarta-feira, 20 no site do CIEE-RS. No total são 264 vagas na Prefeitura de Porto Alegre, mais cadastro reserva. São 148 vagas de nível superior e 116 vagas para nível médio e técnico. Saiba mais.

NATIVISMO EM CENA - A primeira edição do Nativismo em Cena ocorre na quarta-feira, 20, às 19h, com show da Paysanos Trio e participação do cantor Pirisca Grecco. O espetáculo será no Auditório Luiz Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), na rua dos Andradas, 736, Centro Histórico. O projeto é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Música (IEM) e da CCMQ, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A entrada é gratuita. 

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 têm uma nova oportunidade antes do início do processo de cobrança, com negativação, protesto e cobrança judicial. A prefeitura oferece o parcelamento em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 28 de março. As guias para pagamento podem ser obtidas on-line pelo WhatsApp no número 51 3289-1540, opção 1, ou no site do IPTU, no botão IPTU em dívida.

EM CENA - A segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena prossegue até 24 de março, com espetáculos internacionais e nacionais, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas nos palcos da Capital. São oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela. As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 60, à venda no site Guichê Web e também no Campus da PUCRS, na avenida  Ipiranga, 6681, saguão do Living 360° – prédio 15, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Veja aqui a programação.

LOJA DA FAZENDA - O atendimento presencial da Loja da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus - Centro Histórico) será temporariamente suspenso entre os dias 18 e 22 de março, devido a obras de melhoria na estrutura do prédio. Embora os trabalhos não ocorram diretamente na loja neste momento, podem surgir inconvenientes relacionados ao acesso e à segurança durante esse período. Todos os serviços oferecidos no local podem ser acessados de forma remota nos canais digitais. Saiba mais

BRIQUE DA REDENÇÃO - Estão abertas, até dia 10 de abril, as inscrições para novos expositores do Brique da Redenção, no segmento de artesanato. O edital da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está com 47 vagas, sendo 20% para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455, bairro Navegantes), das 14h às 17h.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes