Previsão de pautas: quarta-feira, 2 de novembro

01/11/2022 16:08

SERVIÇOS ESSENCIAIS - Os serviços essenciais prestados pela prefeitura à população funcionam em regime de plantão no feriado de Finados, nesta quarta-feira, 2. O atendimento regular será retomado na quinta-feira, 3. Confira aqui.

CEMITÉRIOS - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informa que, no feriado de Finados, dia 2 de novembro, os cemitérios municipais irão funcionar com horários especiais. O Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. As missas ocorrerão às 10h e às 16h, no cemitério São João, o maior cemitério municipal da cidade, com cerca de 12,6 mil jazigos. As celebrações serão junto à quadra três, próximo à caixa d’água.

TRÂNSITO E TRANSPORTE - Em razão do Dia de Finados, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza esquema especial, nesta quarta-feira, 2, das 7h às 19h, na circulação de veículos e transporte coletivo nas regiões dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José, João XXIII e Jardim da Paz. As linhas de ônibus da Capital vão operar com tabela horária de feriado. Os agentes da EPTC estão mobilizados para monitorar os acessos dos cemitérios com maior movimentação a fim garantir a segurança viária e auxiliar no trânsito de veículos e pedestres, que é de grande circulação neste período. Além disso, serão implantados pontos de táxi na avenida Professor Oscar Pereira, próximo à rua Vicente da Fontoura, a 15 metros da parada de ônibus. Saiba mais

VIADUTO LOUREIRO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos (SmSurb) informam que, em razão da realização de obras no Viaduto Loureiro da Silva, o trecho terá bloqueio total a partir de quarta-feira, 2. Agentes vão monitorar a região para reduzir o impacto na mobilidade. A previsão é que o trabalho seja concluído na sexta-feira, 4. Os veículos que se deslocam pela rua Duque de Caxias, sentido Centro ao bairro, devem acessar a av. João Pessoa à direita, rua Avaí, à direita de novo na travessa Tuyuty, depois av. Des. André da Rocha e rua Prof. Annes Dias. Os veículos que veem do bairro em direção ao Centro, através da rua Cel. Vicente, entram à direita na av. Independência e devem dobrar à direita na rua Pinto Bandeira, à esquerda na av. Alberto Bins e à esquerda na rua Dr. Flores, para acessar a av. Salgado Filho ou rua Riachuelo.

CICLOVIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, nos próximos dias, a ciclovia da avenida Ipiranga, localizada no sentido centro-bairro junto ao Arroio Dilúvio, no trecho entre a obra da nova ponte e a avenida Cristiano Fischer, será transferida temporariamente para a calçada. A mudança ocorre em razão da construção da travessia sobre a Ipiranga, em frente ao Hospital São Lucas, da PUCRS. Para assegurar a transposição segura dos ciclistas, um semáforo acionado por botoeira eletrônica, também temporário, foi instalado no local.

FEIRA DO LIVRO  - A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre prossegue até 15 de novembro na Praça da Alfândega. Setenta e um expositores e mais de 150 autores participam do evento no Centro Histórico. É a primeira edição do completamente presencial após a pandemia. Com o slogan “Uma boa festa tem história”, esta edição celebra os 250 anos da capital dos gaúchos e tem como patrono o poeta Carlos Nejar. A prefeitura tem um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrem no espaço. Veja o calendário completo aqui.

PARQUES E PRAÇAS - A prefeitura abriu consulta pública até 24 de novembro para qualificação dos espaços públicos de Porto Alegre, que conta hoje com cerca de 700 parques e praças. O objetivo é discutir a operação, administração, manutenção e melhorias do Parque Marinha do Brasil e Trecho 3 da Orla (Lote 1) e Parque Farroupilha (Redenção) junto com o Calçadão do Lami (Lote 2). Quem quiser participar da consulta, que é totalmente digital, pode acessar este link. O material com a apresentação está disponível aqui. Os editais não preveem o cercamento ou fechamento de nenhum parque. Os prazos de concessão serão de 30 anos a partir da assinatura dos contratos. Ocorrerão também duas audiências públicas na Câmara de Vereadores, dias 17 e 18 de novembro.

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

CADASTRO ÚNICO - O prazo para as famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único há mais de dois anos atualizarem as informações foi prorrogado até 11 de novembro. O procedimento é necessário para se evitar o bloqueio do Auxílio Brasil.  Em Porto Alegre, o atendimento ocorre nas unidades descentralizadas. As famílias devem levar documentos originais. É importante que o responsável familiar apresente o comprovante residencial, CPF ou Título de Eleitor e, para os demais membros da família, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se houver crianças, é necessário apresentar a declaração escolar.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes