Previsão de pautas: quarta-feira, 17 de janeiro

17/01/2024 07:26

BAIRRO EMPREENDEDOR - Será lançado nesta quarta-feira, 17, às 10h30, o projeto Bairro Empreendedor. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae-RS, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento empresarial. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, participarão do ato, no Espaço de Negócios do Sebrae (rua Sete de Setembro, 634), no Centro Histórico. Inicialmente, o Bairro Empreendedor irá ajudar a fortalecer 120 pequenos negócios distribuídos pelo 4º Distrito (Bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos, Humaitá) e Centro Histórico. 

FIOS SOLTOS - A força-tarefa para o corte de fios em desuso e que causam risco aos cidadãos da Capital estará na rua José do Patrocínio nesta quarta-feira, 17. Na sequência, a rua da República, a avenida Venâncio Aires e a rua João Alfredo receberão os serviços, todas no bairro Cidade Baixa. A operação acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da prefeitura e nas sextas e sábados em conjunto com a CEEE Equatorial. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta quarta-feira, 17, a partir das 8h, serviço emergencial na Estação de Bombeamento São José II. Será substituída uma válvula no motor da bomba número 2. Será necessário suspender o abastecimento para as seguintes regiões e bairros: Cel. Aparício Borges, São José, Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Vila Menina Alvira e Agronomia. O retorno da água deve ocorrer na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, 18. O Dmae acompanhará o desabastecimento durante o serviço junto à subprefeitura da região Partenon e, se necessário, poderá enviar caminhões-pipa para atender os moradores.  

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses. A vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

AMBULANTES - Nesta quarta, 17, e  na quinta-feira, 18, a prefeitura realiza palestras para trabalhadores ambulantes do Centro Histórico de Porto Alegre. Os encontros, gratuitos, são destinados aos cadastrados previamente no projeto +Empreendedor. As capacitações acontecem no Salão Nobre do Paço Municipal, nos turnos da manhã e tarde.  Nesta quarta, das 8h às 12h, a palestra sobre preparação para o mercado de trabalho será ministrada pela psicóloga e consultora de RH, Cristina Thudium, e com o administrador e ex-diretor do Senac e Senai, Pedro Paulo Vizzotto. À tarde, das 14h às 18h, o tema será inclusão laboral pelo Sine Municipal, com o assessor para assuntos de migração e povos indígenas do Sine, Mário Fuentes, e com o coordenador regional da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento no RS, Sebastian Quintana. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Humaitá nesta quarta-feira, 17. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.   

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades São Pedro (Partenon), Valneri Antunes (Mário Quintana), Chácara da Fumaça (Mário Quintana) e Chico Mendes (Mário Quintana) nesta quarta-feira, 17. A ação ocorre a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre interessados em receber os serviços da Patrulha Agrícola podem se manifestar até o dia 31 de janeiro. O prazo foi prorrogado para que mais produtores tenham acesso ao uso de máquinas e equipamentos agrícolas, além do fornecimento de kits de irrigação e de insumos para adubação. Com investimento de R$ 5,7 milhões, a iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre. A prefeitura já faz o atendimento aos produtores rurais que se inscreveram em dezembro, conforme análise técnica, após vistorias. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). 

AGRICULTORES - Os agricultores que tenham sofrido perdas na sua produção, devido às fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses de 2023, poderão solicitar até o dia 31 de janeiro o auxílio emergencial que será disponibilizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). O prazo foi prorrogado, após o primeiro período de manifestações se encerrar com 70 produtores rurais inscritos. O valor concedido para cada agricultor será de R$ 10 mil em parcela única, somente após a vistoria técnica e mediante ao laudo atestando as perdas na produção. Os interessados podem acessar o formulário de inscrições no site da Smgov. 

FUTEBOL FEMININO - O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) está com suas inscrições abertas. Neste momento, estão sendo registradas meninas interessadas em participar do projeto com idade entre 13 e 17 anos para a reserva de vagas. O formulário de inscrições está disponível neste link. O número total de participantes é de 120 meninas no projeto. Os treinamentos começaram no dia 4 de janeiro nos campos do Parque Marinha do Brasil (segundas-feiras) e no Trecho 3 da Orla (terças e quintas-feiras), em turno inverso ao horário escolar.

BALÉ - O projeto Ballet para Todos está com inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2024 para estudantes de 6 a 10 anos, da Zona Leste de Porto Alegre, que queiram estudar balé gratuitamente. A iniciativa é uma parceria do Ballet Elizabeth Santos com o Centro de Dança e integra o projeto Dança Comunidade da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). Serão 20 vagas com bolsa integral, para famílias em vulnerabilidade social com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, e 40 vagas com meia bolsa para famílias com renda familiar de até 3 salários mínimos. Inscrições pelo WhatsApp 51991727932 (Elizabeth Santos) ou pelo email elizabethfernandes.rs@gmail.com.

EDUCAÇÃO INFANTIL - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza agendamento on-line para procura por vagas na Educação Infantil da rede municipal. Pais e responsáveis de alunos que não cadastraram solicitação ou não obtiveram confirmação de vagas devem marcar a consulta presencial por meio deste link. Após a confirmação do dia e horário, o atendimento ocorre na Central de Vagas, no térreo do prédio sede da Smed (rua João Manoel, 90, Centro Histórico).  

ISENÇÃO NO TRANSPORTE - Pessoas com deficiência (PCD), vivendo com HIV/AIDS, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para ter direito à isenção no transporte coletivo. O prazo para regularizar a inscrição foi estendido até 2 de janeiro de 2025 (veja aqui as datas). O registro deve ser solicitado nos 11 postos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – acesse aqui os locais. O agendamento pode ser feito pelo 156WEB para atendimento.

RAINHA DAS PISCINAS - O concurso Rainha e Princesa das Piscinas Públicas de Porto Alegre alterou as datas da disputa interna nas unidades. As inscrições foram ampliadas até o dia 21 de janeiro e podem ser realizadas por meio deste formulário

IPTU 2024 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

FESTIVAL DE MÚSICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes