Previsão de pautas: quarta-feira, 17 de agosto

17/08/2022 08:33

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 17, para crianças e adultos, em diferentes locais. A vacinação para crianças a partir de 3 anos estará disponível em 20 unidades de saúde, sendo oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até as 16h). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 31 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 32 unidades de saúde - oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

LDO - O prefeito Sebastião Melo entrega ao presidente da Câmara Municipal, vereador Idenir Cecchin, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 nesta quarta-feira, 17, às 13h30. A LDO é um instrumento que desdobra, em metas anuais, o planejamento de governo constante no Plano Plurianual (PPA 2022-2025). A lei compreende as metas e prioridades do Executivo e do Legislativo Municipal, as diretrizes para a elaboração e execução do Orçamento do Município e suas alterações. Ela também orienta, a partir de suas diretrizes, a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe ainda vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta quarta-feira, 17, o ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855, bairro Anchieta). Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

ÁGUA - Para o avanço das obras de substituição de redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no Quadrilátero Central, os bairros Independência, Centro Histórico, Floresta e Bom Fim terão o abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira, 17, a partir das 9h. Será executada interligação da rede na rua Dr. Flores, 370. A previsão de normalização é durante a noite de quarta. A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

TRONCO - Transferidas na semana passada, as obras da região da avenida Tronco avançam a partir desta quarta-feira, 17. Serão executados os serviços de terraplenagem e pavimentação para a compatibilização do cruzamento entre a avenida Divisa e a rua Cruzeiro do Sul. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a região para menor impacto possível na mobilidade. O trânsito de veículos será liberado, em ambos os sentidos da avenida Tronco, no trecho compreendido entre as ruas Dona Otília e Comandaí. Já a Rua Cruzeiro do Sul será bloqueada para o trânsito de veículos, no trecho entre a rua Divisa e a rua Dona Cristina. O acesso às ruas Arapeí, Orfanotrofio e Butuí poderá ser feito pela rua Comandaí. Saiba mais

TRI ESCOLAR - A prefeitura realiza força-tarefa para atualização do Cartão TRI Escolar de cerca de 20 mil estudantes que renovaram ou fizeram a primeira via do cartão junto a sua entidade estudantil. O calendário prevê que a atualização seja feita de acordo com o aniversário dos estudantes. Nesta quarta-feira, 17, e na quinta, 18, os nascidos em junho devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 686) ou no Posto de Atendimento do Terminal Triângulo (avenida Assis Brasil, s/n), entre 8h e 17h30. 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - A partir desta semana, serão retomados os Fóruns Regionais de Serviços. Haverá 16 encontros nas regiões do Orçamento Participativo (OP), a começar pelo Cristal (rua Curupaiti, 925). Os eventos terão início às 19h, com previsão de término às 21h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. Nesta quarta-feira, 17, o encontro será da região 2 - Noroeste, na Escola Especial Ciso (rua Santa Catarina, 105 - Santa Maria Goretti).

SEMANA DA JUVENTUDE - Nesta quarta-feira, 17, o destaque da programação na Semana Municipal da Juventude será o torneio de futsal da Associação Esportiva e Cultural Pró Esprte. A competição ocorrerá no Centro de Referência da Juventude do Bairro Bom Jesus, das 14 h às 16h, na Zona Leste. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a programação começou dia 12 e vai até o dia 19, com eventos e atividades em várias localidades de Porto Alegre.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Loteamento Irmãos Maristas (Mário Quintana), Timbaúva 1, 2 e 3 (Mário Quintana), Recanto do Sabiá (Mário Quintana) e 1º de Maio (Lomba do Pinheiro) nesta quarta-feira, 17, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

DIA DO PATRIMÔNIO - O Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto, será lembrado de uma forma original em Porto Alegre: com uma roda de memória no jardim da Casa Godoy (avenida Independência, 456), um dos raros e belos casarões em estilo art nouveau, na capital gaúcha, construído em 1907. A atividade terá início às 15h desta quarta-feira, 17, e irá lembrar as histórias de vidas que passaram pelas construções localizadas na avenida Independência, lares das famílias Godoy, Tschiedel, Greco e Meyer. Além da Casa Godoy, o conjunto arquitetônico da região é formado pela Igreja da Conceição, a Casa Torelly, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Beneficência Portuguesa.

PROCEMPA - As inscrições para o concurso da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) foram prorrogadas até as 12h desta quarta-feira, 17. A seleção é para 42 profissionais e cadastro reserva em áreas tecnológicas e administrativas. A prova será no dia 25 de setembro. As vagas são para candidatos com ensino superior completo e o salário é de R$ 8.181,47, mais benefícios. O edital completo e mais detalhes da seleção podem ser acessados aqui. A taxa de inscrição é de R$ 120. Clique aqui, para realizar a inscrição.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

MULTIVACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 9 de setembro com a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, em 123 unidades de saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Também é realizada campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos. O Dia D de mobilização nacional está programado para 20 de agosto. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes